Transcrição de casamento brasileiro após obtenção de nacionalidade — fazer agora ou esperar?

Olá, pessoal.

Gostaria de pedir orientação sobre a melhor altura para transcrever o meu casamento, tendo em conta a situação da minha esposa.

Contexto:

• Vivo em Portugal e obtive recentemente a nacionalidade portuguesa por tempo de residência.
  • Sou casado no Brasil. A minha esposa está atualmente em processo de aquisição de nacionalidade pelo mesmo artigo, com pedido a correr há mais de 2 anos.
  • A minha esposa não alterou o nome com o casamento.
  • Temos uma filha nascida em Portugal, já com nacionalidade originária.
  • O meu assento de nascimento foi emitido sem menção ao casamento.
  • Já emiti o Cartão de Cidadão e o passaporte com o estado civil de solteiro.

Tentativas até agora:

Tenho tentado, em paralelo, perceber como proceder à transcrição do casamento realizado no Brasil, mas sem sucesso. Nas conservatórias a que me dirigi, ou me dizem que não fazem este tipo de processo, ou ficam com o meu contacto para marcarem mais tarde, sem qualquer prazo definido. Enquanto isso os documentos apostilados do Brasil vão perdendo validade.

A minha dúvida:

1. Devo deixar a transcrição em standby e tratar do assunto apenas depois de sair a nacionalidade da minha esposa, evitando qualquer interferência no processo dela?
  2. Ou devo avançar já com o envio dos documentos e do cheque de 120 € para uma conservatória, mesmo sabendo que pode demorar?

A minha maior preocupação é que iniciar agora a transcrição possa, de alguma forma, atrasar ainda mais o processo de nacionalidade da minha esposa.

Alguém já passou por situação semelhante? Qual foi a vossa experiência?

Obrigado desde já.

Comentários

• editado May 19

@ethomaz

Vamos separar os pontos:

• A transcrição do casamento de vcs não interfere nem atrapalha em nada o processo de nacionalidade dela que já está na conservatória aguardando para ser analisado. Se fosse comigo eu faria a transcrição.
    • Como vc não tem pressa, te recomendo a CRC Porto. Não recomendo enviar cheque. Eles recebem os documentos pelo correio, analisam e se estiver tudo ok enviam um email solicitando o pagamento pelo sistema de pagamento do IRN. Vai levar uns 6 meses para transcrever, mas entendo que vc não tem urgência nisso e vc evita que os documentos que emitiu caduquem.

Transcrito o casamento eu apenas pegaria uma cópia simples do assento de nascimento de vcs e enviaria para a conservatória onde o pedido de nacionalidade dela está sendo analisado pedindo que seja juntado ao processo dela para que eles levem isso em conta e emitam o assento de nascimento dela já com o estado civil correto.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.