Documentação
Tenho um amigo q o avo dele é portugues falecido em Portugal, o tio dele mora em Portugal, e eu ja ajudei o tio a conseguir a cidadania, só q faz tanto tempo q nem lembro mais o caminho das pedras.
Pergunta n1 - queremos mandar a documentação dele e da mãe dele para q o tio de entrada direto em alguma conservatória, quais formulários precisamos preencher??
Pergunta n2, é necessário uma procuração especifica para q este tio represente o sobrinho e a irmã na conservatória?? se sim onde conseguir este modelo de procuração?
Petgunta n3, onde consigo a relação dos documentos, ou sigo a relação q eles exigem no site do consulado?
Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
A mae do seu amigo deve fazer um processo 1C de filha de português. Seu amigo deverá fazer o mesmo depois que a mãe tiver a cidadania. Só seguir o guia do fórum:
Atribuição - Filhos Maiores Formulário 1C
Não tem benefício nenhum dar entrada pessoalmente, inclusive o melhor lugar para esse tipo de processo (ACP) não tem atendimento presencial, recebendo apenas processos por correspondência.
Sergio, neste caso, ele tbm vai precisar fazer a transcrição do casamento da mãe para posteriormente fazer a cidadania dele correto?? se sim vc teria a lista de documentos necessários para tal?
@Ralph Guion
ele tbm vai precisar fazer a transcrição do casamento da mãe para posteriormente fazer a cidadania dele correto??
Esse é um problema para o seu amigo se preocupar em resolver quando a mãe dele for portuguesa, ao final do processo dela. Por enquanto não há nada a fazer pois só se transcreve um casamento se pelo menos um dos cônjuges for português.
Quando chegar o momento, o melhor lugar atualmente para se transcrever um casamento é o consulado português no RJ. Recebem os documento por correio de qualquer parte do Brasil, analisam as certidões e só pedem o pagamento se estiver tudo em ordem. Geralmente fica tudo pronto em menos de 1 mês. Vale também verificar se realmente será necessário transcrever o casamento da mãe quando chegar a vez do seu amigo.
Se ele tiver sido registrado antes de completar um ano de idade e tiver nascido após março de 1978, a transcrição costuma ser dispensável. Novamente, esse é um problema para se preocupar daqui a um ano, minha recomendação é nesse momento focar na mãe dele (a filha do português).
@ecoutinho então ele precisa mandar pra fora o formulario 1c, certidão de nascimento da mae, copia do rg e mais nada?
@Ralph Guion
De forma bastante resumida sim, mas use como checklist o guia que o SergioM já compartilhou. Siga à risca que dá certo. Processo de filho de português é bastante simples se a documentação estiver em ordem. Novamente confira o guia pois ele está sempre atualizado, não confie na memória (nem na minha nem na de ninguém).
Atribuição - Filhos Maiores Formulário 1C
@ecoutinho o formulário 1c reconhecido firma por autenticidade precisa ser apostilado?
@Ralph Guion
Não. Basta reconhecer a assinatura por autenticidade