Tempo de espera

Olá, amigos!

Dei entrada no processo de reconhecimento da cidadania portuguesa da minha mãe (neta de português) em maio de 2025. Completou 1 ano.

Desde então, venho acompanhando o processo pra saber se teve alguma alteração ou novidade, mas por enquanto está tudo na mesma.

Alguém poderia me dizer qual a média do tempo de espera? Se são dois anos, três ou mais?

Grata!

Comentários

• editado May 17

@Mariana_Gama_Porto

Infelizmente uns 5 anos, se nada muito surpreendente acontecer no IRN, esse processo deve terminar no primeiro semestre de 2030 e as bolinhas vão ficar paradas na primeira etapa até estar próximo da data de conclusão.

Minha sugestão para não virar uma espera sofrida:

• "Esqueça" o processo por um tempo. Nada deve acontecer nos próximos 3 anos. Entre a cada 1 ou 2 meses apenas para ver se surgiu uma exigência ou então monitore o email que foi informado no formulário (o mesmo onde recebeu a senha do processo).
    • Use essa demora a seu favor. Verifique se vc tem tudo mapeado para fazer os passos seguintes à cidadania da sua mãe. Ex: será necessário transcrever o casamento dela para seu pedido de cidadania? Se sim, já sabe em qual cartório ela casou? Já sabe onde está registrado o nascimento do marido (seu pai)? Se o casamento está averbado nessas certidões? Se seu RG tem menos de 10 anos de emissão? Já conferiu sua certidão de nascimento? etc Vc não precisa sair correndo e fazendo as coisas e nem sair emitindo certidões pois elas não poderão ser usadas daqui a 4 anos se forem emitidas agora, mas pode ir mapeando essas coisas e ir resolvendo uma a uma aos poucos para quando a cidadania dela sair o passos seguintes estarem preparados e planejados.
    • Aproveite o tempo para ir juntando o dinheiro necessário para as próximas etapas sem ter que apertar o orçamento... Pode por exemplo abrir uma poupança e ir guardando um pouquinho por mês. Provavelmente com uns R$100 por mês ao longo dos próximos em 4 anos provavelmente vc terá acumulado o suficiente para transcrever o casamento e pagar sua cidadania sem nem sentir.
  • @ecoutinho muito obrigada pela orientação e dicas!

Pensei que fosse algo em torno de 3 anos, mas pela demanda, creio que está demorando mais. O que me conforta é que eu já dei entrada, agora não tem mais nada que eu possa fazer, a não ser esperar e ir acompanhando.

Obrigada! 😊

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.