Nacionalidade pelo casamento - Decisão favorável - Próximo passo?
Sou inglês e casado com uma portuguesa. Apresentei o pedido em setembro de 2021 e, no mês passado, recebi uma decisão favorável (ver abaixo).
Nenhuma informação adicional foi fornecida. O que devo fazer agora? Gostaria de obter o Cartão de Cidadania, pois pretendo viver na UE nos próximos anos. Preciso de aguardar que os meus dados sejam inseridos no SIRIC?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Maffy_UK
Parabéns! Você precisa solicitar sua certidão de nascimento portuguesa (use o guia abaixo). E com ela ir ao consulado português solicitar seu primeiro cartão de cidadão.
Uma vez que receba seu cartão você pode solicitar o passaporte português.
Para uso na UE, você nem precisa do passaporte, basta apresentar seu passaporte de UK (ou de qualquer outro país) junto do seu cartão de cidadão português. De qualquer forma eu entendo que o passaporte é um “token” que as pessoas gostam de ter, mas para usar dentro da UE ele é dispensável. O cartão de cidadão é que é o documento mais importante.
Como solicitar certidões pelo civilonline
@ecoutinho Obrigado pela sua rápida resposta. Estou surpreendido (e a minha mulher também!) por ter uma certidão de nascimento portuguesa (já tenho uma britânica!). Vou seguir o link que forneceu.
P.S.: Não vou solicitar o passaporte, como disse, posso viajar com o meu passaporte do Reino Unido.