Atualização de casamento / Divórcio / casamento - com a mesma pessoa

Sou cidadã portuguesa, me casei em 2012, me divorciei em 2017 e me casei novamente (com a mesma pessoa) em 2025.

Preciso fazer a transcrição do 1o casamento, o divórcio e a transcrição do 2o casamento.

Preciso necessariamente de um advogado para essa situação? O consulado indica advogados?

Comentários

• @Cassia_Marques sim,precisa em teoria fazer tudo isso.

Por qual motivo vc deseja atualizar o estado civil?

• O correto é fazer as 3 etapas: transcrição, homologação do divórcio e transcrição do novo casamento. Para a homologação do divórcio precisa de advogado sim, não tem outro jeito.

Mas, simplificando, se você transcrever o primeiro casamento seu estado civil já vai estar "correto" em Portugal. O nome que você usa atualmente é o mesmo do primeiro casamento? Se for, eu faria só a transcrição do primeiro.

Lembrando que o correto é fazer os 3 procedimentos.

• editado 7:46PM

@Cassia_Marques

Supondo que seu nome atualmente é o mesmo que vc tinha durante o primeiro casamento, eu faria exatamente como o @SergioM disse: transcreveria apenas o primeiro casamento e deixaria para fazer o resto apenas se um dia realmente fosse indispensável.

Possivelmente vc só precisará fazer o resto se seu marido quiser pedir cidadania pelo casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.