Aquisição de dupla-nacionalidade via avós Portugueses ou pai Angolano?
Sou neto de portugueses natos (de Ponte de Lima e Porto), cuja avó ainda viva.
Meu pai (filho deles) nasceu em Luanda, Angola em 1959. Ele emigrou para o Brasil em 1977 e perdeu o prazo para realizar a atribuição de nacionalidade portuguesa, portanto acredito que o registro de nascimento dele tenha ficado como angolano. Ele faleceu em 2001 e não possuo muitas documentações ou informações sobre os processos que ele possa ter realizado para atualização da documentação e registros.
Eu nasci no Brasil em 1987 e gostaria de buscar a nacionalidade portuguesa para mim, para meu filho e conjugue.
Recentemente tentei realizar o pedido de dupla nacionalidade portuguesa via ligação com meu pai ser português (enquanto Angola colônia), porém o consulado português respondeu que o registro de nascimento do meu pai não foi encontrado em Portugal. Por isso acredito que, como ele não realizou a atribuição de nacionalidade portuguesa a tempo, o registro dele tenha ficado como Angolano.
Entendo que precisarei regularizar a minha dupla-nacionalidade, e posteriormente dar entrada na nacionalidade para meu filho e esposa.
Dúvidas:
- Qual o processo mais recomendado para seguir com a solicitação de dupla-nacionalidade para nós? Realizar o pedido pela minha avó paterna (que é viva e conta como cidadã portuguesa), ou seguir com a atualização da documentação e pedido via pai (que é a ligação mais curta e próxima)?
- Consigo solicitar diretamente na consulado no Brasil?
Obrigado
Carlos
Comentários
Como neto de portugueses você tem direito a pedir a nacionalidade por eles. No guia do fórum tem o passo a passo da documentação, mas a primeira coisa que precisa é ver se seus avós foram casados em Portugal ou se transcreveram o casamento lá, no caso de terem se casado em outro país. Se não tiverem, vai ter que começar pela transcrição do casamento deles.
E esqueça o consulado, mande seu processo para o Porto como manda o guia abaixo:
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D