Nacionalidade portuguesa por avó (registo de nascimento tardio da minha mãe).

Olá a todos, venho pedir ajuda pois estou a tentar obter a nacionalidade portuguesa pela minha avó e estou com dificuldades.

A minha avó materna nasceu em Angola, e já tem nacionalidade portuguesa (obteve pelo pai dela, que era português). O problema é que a minha mãe não tem documentos primitivos — nasceu em 1978 numa outra província diferente da que vivemos agora, mas devido à guerra e à desorganização administrativa da província, o assento de nascimento dela perdeu-se. Como ela nunca precisou do documento, só foi tratar quando precisou mesmo — e quando foi ao registo civil, já não havia qualquer registo dela. Tiveram então que a registar novamente, com base numa cópia antiga do boletim de nascimento que ela tinha guardado. Daí o registo ser de 2021.Foi também baptizada já adulta em 2018, por isso não há registo primitivo de batismo.

Quando a minha avó obteve a nacionalidade portuguesa, a minha mãe já era adulta e não foi incluída no processo, por isso não existe nenhum documento português que ligue as duas.

Alguém pode ajudar-me por favor?

Comentários

• @Jandira

Eu recomendo que converse com um advogado especializado. Infelizmente seu caso não parece algo simples que possa ser resolvido diretamente sem o envolvimento de um.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.