Localizar certidão nascimento - bisavó
Olá!
Estou a localizar a certidão de nascimento/baptismo de minha bisavó. Já rodei nos locais mais prováveis, porém sem sucesso, o registro de casamento dela tem os seguintes dados:
Nome: Clotilde Contreiras, natural de lisboa, freguesia de Santa Izabel.
Idade: 20 anos
Filha de Joaquim Gonçalves Contreiras, natural de lisboa e Gertrudes Contreira, natural de lisboa
O casamento é de 21/09/1921, então ela é nascida entre 22/09/1900 e 21/09/1901. No Family Search colocaram nascimento em 26/07/1901, mas eu não sei a fonte dessa informação.
Procurei pelos assentos da Paróquia da Santa Izabel em datas próximas (até 1º trimestre de 1902), porém sem sucesso, também da Lapa (que foi a região do casamento). Alguém pode me auxiliar?
Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@lucasmf
Vi que um irmão dela (Carlos) foi batizado na freguesia de São Julião (Lisboa) em 1896 - mas ele nasceu em Loulé (São Clemente), no distrito do Faro (de onde os pais eram) :
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/736b555719204bebb279d262bd5f7795?isRepresentation=false&selectedFile=27370369&fileType=IMAGE
Esse Carlos depois faleceu em Loulé:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/d54cea00803a43cebdf6eb03629fd906?isRepresentation=false&selectedFile=44980222&fileType=IMAGE
Isso mostra que a família transitou entre Lisboa e o distrito de Faro algumas vezes.
Talvez Clotilde seja um dos casos onde a pessoa nasceu em um lugar ("natural de Santa Isabel, Lisboa"), mas foi batizada em outro. Isso complica muito achar o batismo.
Não sei se funciona bem em PT, mas como você tem o casamento dela na antiga 5a conservatória do registo civil de Lisboa, eu entraria em contato com a sua sucessora, a atual Conservatoria do Registo Civil de Lisboa (resultado da fusão das várias conservatórias de Lisboa) para ver se eles ainda tem o processo para esse casamento. Nesse processo, os noivos tem que apresentar seus documentos (no casamento, por exemplo, se menciona que consta a autorização dos pais para Clotilde casar, pois tinha menos de 21 anos). Talvez aí apareça o batismo de Clotilde.
https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Registo-Civil-de-Lisboa
Note que essa conservatória não é a mesma que a CRCentrais de Lisboa (para onde se enviam os processos de nacionalidade)