Autenticação e validação de documentos escolares para Portugal
Pessoal, alguém pode me ajudar com algumas dúvidas sobre documentação escolar para Portugal?
1- Como fazer a autenticação das assinaturas de diploma e histórico escolar que têm assinatura digital (com QR Code), já que não há assinatura manual? Qual foi o procedimento que vocês usaram para conseguir apostilar e validar esses documentos para uso em Portugal?
2- Outra dúvida: no caso de documentos escolares de uma instituição que não existe mais, como vocês fizeram para autenticar ou validar esses documentos também?
3- Outra dúvida, vocês autenticaram e apostilaram o documento original, ou solicitaram e apresentaram a segunda via. Tem diferença, ou é escolha da pessoa?
4- E vi também que muitos só autenticaram e reconheceram a assinatura do diretor, e não das secretárias, por exemplo. Alguém já fez assim também? deu algum problema?
Se alguém já passou por isso e puder compartilhar a experiência, agradeço muito! Obrigada!!!
Comentários
@Gabrielatt
Como fazer a autenticação das assinaturas de diploma e histórico escolar que têm assinatura digital (com QR Code), já que não há assinatura manual? Qual foi o procedimento que vocês usaram para conseguir apostilar e validar esses documentos para uso em Portugal?Você vai fazer um processo de materialização. Em resumo: você envia os arquivos digitais para o cartório. Primeiro eles verificam os QR codes, em seguida imprimem e apostilam. Cada cartorio tem seu jeito de trabalhar, entao informe-se. Mas o processo é esse.
Outra dúvida: no caso de documentos escolares de uma instituição que não existe mais, como vocês fizeram para autenticar ou validar esses documentos também?Se você já tem os documentos, a instituição existir ou não, não faz diferença. Ou talvez eu nao tenha entendido a dúvida.
Outra dúvida, vocês autenticaram e apostilaram o documento original, ou solicitaram e apresentaram a segunda via. Tem diferença, ou é escolha da pessoa?Nao entendi o que voce quer dizer com "documento original" e "segunda via".
E vi também que muitos só autenticaram e reconheceram a assinatura do diretor, e não das secretárias, por exemplo. Alguém já fez assim também? deu algum problema?Você dificilmente vai encontrar exemplos em quantidade suficiente para ter certeza de que "dá certo". Eu chutaria que o reconhecimento da assinatura do diretor deve bastar, mas tentaria reconhecer as das secretarias tambem. É um custo relativamente pequeno, considerando tudo. Vamos ver o que os outros dizem.
Outra dúvida: no caso de documentos escolares de uma instituição que não existe mais, como vocês fizeram para autenticar ou validar esses documentos também?Se você já tem os documentos, a instituição existir ou não, não faz diferença. Ou talvez eu nao tenha entendido a dúvida.
R: Então, nesse caso seria para reconhecimento das assinaturas nesses documentos (do diretor por exemplo no caso). Porque preciso encontrar o cartório no qual possui a firma das pessoas que assinaram, porém se a escola não existe mais, pode ser que seja mais difícil de encontrar o cartório certo (pq normalmente o pessoal envia um email para e escola, e pergunta quais cartórios que aquelas respectivas pessoas que assinaram o documento, possuem firma aberta.
...................................
Outra dúvida, vocês autenticaram e apostilaram o documento original, ou solicitaram e apresentaram a segunda via. Tem diferença, ou é escolha da pessoa?Nao entendi o que voce quer dizer com "documento original" e "segunda via".
R: Aqui pergunto se eu apostilo diretamente em cima do documento original que possuo, quando me formei. Ou faço uma cópia autenticada dessa original e apostilo em cima dela.
@Gabrielatt de que estado você é? No estado do Rio de Janeiro existe um site que é possível procurar onde alguém tem firma, se for de outro estado talvez também exista, vale procurar no Google.
Acho que algumas das suas perguntas (se tem que reconhecer firma de todo mundo, por exemplo) devem ser variáveis dependendo do motivo para o qual você precisa do documento.
@CarinaPt
ah que legal! Não sabia que existia um site para saber onde algum firma! Sou do Rio de Janeiro mesmo! Você pode compartilhar que site seria esse? Obrigada.
@Gabrielatt
Eu já usei e funcionou certinho, espero que te ajude.