Transcrição de Casamento - Dúvidas
Oi, gente! Tudo bem?
Preciso realizar a transcrição de casamento dos meus avós. Minha avó já possui o assento de Portugal pois é filha de português, e ela é viúva, pois meu avô já é falecido.
Pretendo realizar a transcrição por meio do Consulado do RJ, que pelo o que tenho visto, é o método mais recomendado até então.
Um dos documentos necessários é:
- Original da certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a) – NASCIDO(A) FORA DE PORTUGAL – emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida e apostilhada (não precisa ser de inteiro teor);
Estou com algumas dúvidas, podem me ajudar por gentileza?
- Como meu avô já é falecido, eu preciso emitir esta certidão de nascimento dele?
- É necessário emitir a certidão de óbito dele e anexar ao processo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@camilapinheiro
Presumo que o seu avô seja apenas brasileiro. Sim, precisa emitir, afinal continua sendo um processo normal de casamento.
Você deve solicitar ao cartório em que foi registrado o nascimento dele. Se não souber, peça o desarquivamento (é mais fácil a sua avó solicitar, já que ela está viva) da habilitação de casamento junto ao cartório em que eles se casaram, lá deve constar essa informação.
Não é preciso transcrever o óbito dele, mas é gratuito e já constará averbado assim que o casamento for transcrito se anexar junto do pedido de transcrição.