Transcrição de casamento
Olá, pessoal. Todos bem?
Darei início ao processo de cidadania, porém notei que será necessário realizar a transcrição de casamento antes de solicitar a cidadania para minha mãe, que é filha de portuguesa.
Tenho a certidão de baptismo de minha avó, emitida por portugal em 2024, é necessário solicitar outra pela data ou posso usar essa?
Andei lendo em outros posts por aqui que o recomendado hoje é que seja enviado para o consulado RJ, pois o tempo para a transcrição é mais curto. Como funciona o processo e como realizo os pagamentos?
Ha uma pequena divergência entre a certidão de nascimento de meu avô e a certidão de casamento, onde o nome de meu bisavô foi escrito com J ao invés de G. Em todas as certidões de nascimento de meus tios e inclusive do meu avô consta como G, é interessante já solicitar a retificação ou eles entendem e relevam esse tipo de erro? Ao invés de Gil escreveram Jil.
Agradeço pelo apoio
Comentários
@Korolenko
Siga à risca as instruções do consulado do Rio:
https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
Você envia tudo para lá; eles vão analisar a documentação. Se estiver tudo OK, eles vão mandar as instruções para o pagamento.
Olha, o o consulado do Rio tradicionalmente é bem chato com divergências pequenas; muito mais que as conservatórias em PT (como a CRC Porto, só que ela está levando meses). Em PT, eles tendem a relevar essas pequenas divergências que não afetam a fonética dos nomes dos envolvidos.
Tem dois caminhos: mandar sem retificar; como eles analisam rápido, não perderia muito tempo caso eles exijam a retificação Gil x Jil.
Ou já retificar antes, dado o histórico do Rio de ser "exigente". De todo modo, eu já entraria em contato com o cartório para ver o que eles exigem para retificar. cada cartório tem seu procedimento e tempo para fazer isso,
@CarlosASP Muitíssimo obrigado pelo retorno e orientações. Vou solicitar a correção ao cartório, acredito ser o mais prudente.
Eu recebendo a confirmação da transcrição, já posso dar andamento no processo para solicitar a cidadania para minha mãe? Passado o tempo, eu transcrevo também o casamento dela e solicito a minha e posterior para minha filha, correto?
Tendo em vista que o processo para cidadania hoje está levando uma média de 16 meses, até chegar a solicitar para minha filha, vão uns 3 anos para mais, ou existe a possibilidade de fazer em conjunto? Pode me dizer qual é a estratégia utilizada nesse cenário?
@Korolenko
Não tinha ainda entrado no mérito da necessidade de transcrever o casamento de sua avó PT.
Se essas duas coisas forem verdadeiras, fica confirmada a necessidade:
sua mãe nasceu antes de 1978
sua avó PT não foi a declarante do nascimento BR de sua mãe antes de um ano de idade. Declarante é a pessoa que vai no cartório registrar a criança e diz que é pai/mãe/terceiro da criança.
Estou supondo também que sua avó casou com o marido antes do nascimento de sua mãe.
Se for isso, com o casamento da PT transcrito, aí sua mãe pode dar entrada no pedido como filha; veja o guia:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
existe a possibilidade de fazer em conjunto?
Meu entendimento é que não existe mais. Antes se usava algo chamado "apensação", mas, entendo que, em situações como a sua, não é mais permitido. @ecoutinho
Teria então que esperar terminar o processo de sua mãe; depois o seu, e finalmente o de sua filha. Se sua filha for menor de idade (na época...), hoje em dia filhos menores tem levado uns 8-10 meses na ACP; é mais rápido que para maiores.
Sobre se você terá necessidade de transcrever o seu casamento para o processo de sua filha, novamente vão se aplicar as mesmas perguntas: que ano ela nasceu (antes/depois de 1978) e quem e quando declarou o nascimento dela.
Sua filha é menor de idade (quando o processo de sua mãe concluir)? Se for, tem gente que tem aproveitando uma "brecha" que talvez não siga por muito tempo. @SergioM Notaram que processos de netos menores de idade tem andado muito rápido. Meu palpite é que essa brecha vai acabar quando muita gente descobrir isso. Teria que revisitar o tema na época.
Olhe a tabela da ACP (março/2026); eles já estavam fazendo os netos menores de idade que tinham dado entrada em janeiro de 2026. Olhe 1D:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/610/8SH23MN5W6EL.jpg
E mesmo para Lisboa, olhe a última tabela da CRCentrais Lisboa para ver que em fev/2026 (não vi dados para mar/2026 ainda), Lisboa já estava processando netos menores de idade que tinham dado entrada em janeiro de 2025.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/266/CQRYZPCQI3DB.png
@Korolenko
Concordo com os pontos do @CarlosASP e onfirmo que infelizmente a apensação não tem sido mais aceita para processos dependentes uns dos outros. Tenho uma prima que tentou recentemente para os filhos dela e infelizmente foi indeferido.
@CarlosASP @ecoutinho Agradeço muito pela rápida e assertiva resposta.
Irei seguir como orientado.
Gostaria apenas de parabenizá-los por todo o suporte que ofertam aqui. É um trabalho excepcional e que ajuda muita, muita gente. Existem alguma forma de contribuição com o fórum que eu possa participar?
@Korolenko
Você pode contribuir principalmente com a planilha colaborativa do Fórum. Cadastre os seus processos e mantenha-a atualizada, para que se possa ter uma ideia de como andam as conservatórias.
@CarlosASP e @ecoutinho
Estou preenchedo o formulário obtido no site do Consulado do RJ e fiquei com algumas dúvidas e achei melhor perguntar antes a vcs do que enviar com erros .
Antecipadamente agradeço a ajuda de vcs , amanhã busco as certidões para transcrever o casamento e seguir com a cidadania da minha filha e de meu marido !
Bom domingo a todos !
Maria Fernanda
@mfernandabarbosa
Na identificação do requerente coloco meu nome de casada para que seja igual ao documento que vou relacionar lá também , estou certa ?
Sim, é seu nome atual. Exatamente como consta no seu documento de identificação
No preenchimento de 2 nubente a, vou colocar os meus dados de solteira, estou certa ?
Coloque exatamente como consta na sua certidão de casamento. Acredito que apareça o nome de solteira.
Meu casamento foi religioso com efeito civil, marco os dois civil e católico ou apenas o católico ?
Civil.
@ecoutinho
Muito obrigada mesmo... veja bem , se eu nào tivesse perguntado a vc iria marcar religioso já que me casei na igreja. Amanhã pego as certidões e envio ao Consulado do Rj que pelo que li é uma boa opção.
Sua ajuda foi fundamental !
Existe algum acompanhamento para transcrição no Forum ?
Maria Fernanda
Pessoal, eu estava vendo no site do Consulado do RJ a lista de documentos necessários para Transcrição.
Em relação a este documento:
"Original da certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a) – NASCIDO(A) FORA DE PORTUGAL"
Esta seria, por exemplo, a certidão de nascimento de uma pessoa brasileira que NÃO tem nacionalidade e casou com a outra pessoa brasileira que OBTEVE a nacionalidade?
@plsabino
Depois que um país reconhece você como cidadão, para ele só importa a sua relação com ele. Portanto, o português (por mais que também seja brasileiro) só entrega a certidão de nascimento portuguesa. Já o cônjuge estrangeiro entrega a sua certidão de nascimento estrangeira (porque, afinal, não é português).
@plsabino
Esta seria, por exemplo, a certidão de nascimento de uma pessoa brasileira que NÃO tem nacionalidade e casou com a outra pessoa brasileira que OBTEVE a nacionalidade?
Exato, é a certidão do cônjuge que não tem cidadania portuguesa. Do que tem cidadania o único documento que interessa é o assento de nascimento português.