Transcrição de casamento
Olá, pessoal. Todos bem?
Darei início ao processo de cidadania, porém notei que será necessário realizar a transcrição de casamento antes de solicitar a cidadania para minha mãe, que é filha de portuguesa.
Tenho a certidão de baptismo de minha avó, emitida por portugal em 2024, é necessário solicitar outra pela data ou posso usar essa?
Andei lendo em outros posts por aqui que o recomendado hoje é que seja enviado para o consulado RJ, pois o tempo para a transcrição é mais curto. Como funciona o processo e como realizo os pagamentos?
Ha uma pequena divergência entre a certidão de nascimento de meu avô e a certidão de casamento, onde o nome de meu bisavô foi escrito com J ao invés de G. Em todas as certidões de nascimento de meus tios e inclusive do meu avô consta como G, é interessante já solicitar a retificação ou eles entendem e relevam esse tipo de erro? Ao invés de Gil escreveram Jil.
Agradeço pelo apoio
Comentários
@Korolenko
Siga à risca as instruções do consulado do Rio:
https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
Você envia tudo para lá; eles vão analisar a documentação. Se estiver tudo OK, eles vão mandar as instruções para o pagamento.
Olha, o o consulado do Rio tradicionalmente é bem chato com divergências pequenas; muito mais que as conservatórias em PT (como a CRC Porto, só que ela está levando meses). Em PT, eles tendem a relevar essas pequenas divergências que não afetam a fonética dos nomes dos envolvidos.
Tem dois caminhos: mandar sem retificar; como eles analisam rápido, não perderia muito tempo caso eles exijam a retificação Gil x Jil.
Ou já retificar antes, dado o histórico do Rio de ser "exigente". De todo modo, eu já entraria em contato com o cartório para ver o que eles exigem para retificar. cada cartório tem seu procedimento e tempo para fazer isso,
@CarlosASP Muitíssimo obrigado pelo retorno e orientações. Vou solicitar a correção ao cartório, acredito ser o mais prudente.
Eu recebendo a confirmação da transcrição, já posso dar andamento no processo para solicitar a cidadania para minha mãe? Passado o tempo, eu transcrevo também o casamento dela e solicito a minha e posterior para minha filha, correto?
Tendo em vista que o processo para cidadania hoje está levando uma média de 16 meses, até chegar a solicitar para minha filha, vão uns 3 anos para mais, ou existe a possibilidade de fazer em conjunto? Pode me dizer qual é a estratégia utilizada nesse cenário?
@Korolenko
Não tinha ainda entrado no mérito da necessidade de transcrever o casamento de sua avó PT.
Se essas duas coisas forem verdadeiras, fica confirmada a necessidade:
sua mãe nasceu antes de 1978
sua avó PT não foi a declarante do nascimento BR de sua mãe antes de um ano de idade. Declarante é a pessoa que vai no cartório registrar a criança e diz que é pai/mãe/terceiro da criança.
Estou supondo também que sua avó casou com o marido antes do nascimento de sua mãe.
Se for isso, com o casamento da PT transcrito, aí sua mãe pode dar entrada no pedido como filha; veja o guia:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
existe a possibilidade de fazer em conjunto?
Meu entendimento é que não existe mais. Antes se usava algo chamado "apensação", mas, entendo que, em situações como a sua, não é mais permitido. @ecoutinho
Teria então que esperar terminar o processo de sua mãe; depois o seu, e finalmente o de sua filha. Se sua filha for menor de idade (na época...), hoje em dia filhos menores tem levado uns 8-10 meses na ACP; é mais rápido que para maiores.
Sobre se você terá necessidade de transcrever o seu casamento para o processo de sua filha, novamente vão se aplicar as mesmas perguntas: que ano ela nasceu (antes/depois de 1978) e quem e quando declarou o nascimento dela.
Sua filha é menor de idade (quando o processo de sua mãe concluir)? Se for, tem gente que tem aproveitando uma "brecha" que talvez não siga por muito tempo. @SergioM Notaram que processos de netos menores de idade tem andado muito rápido. Meu palpite é que essa brecha vai acabar quando muita gente descobrir isso. Teria que revisitar o tema na época.
Olhe a tabela da ACP (março/2026); eles já estavam fazendo os netos menores de idade que tinham dado entrada em janeiro de 2026. Olhe 1D:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/610/8SH23MN5W6EL.jpg
E mesmo para Lisboa, olhe a última tabela da CRCentrais Lisboa para ver que em fev/2026 (não vi dados para mar/2026 ainda), Lisboa já estava processando netos menores de idade que tinham dado entrada em janeiro de 2025.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/266/CQRYZPCQI3DB.png
@Korolenko
Concordo com os pontos do @CarlosASP e onfirmo que infelizmente a apensação não tem sido mais aceita para processos dependentes uns dos outros. Tenho uma prima que tentou recentemente para os filhos dela e infelizmente foi indeferido.
@CarlosASP @ecoutinho Agradeço muito pela rápida e assertiva resposta.
Irei seguir como orientado.
Gostaria apenas de parabenizá-los por todo o suporte que ofertam aqui. É um trabalho excepcional e que ajuda muita, muita gente. Existem alguma forma de contribuição com o fórum que eu possa participar?
@Korolenko
Você pode contribuir principalmente com a planilha colaborativa do Fórum. Cadastre os seus processos e mantenha-a atualizada, para que se possa ter uma ideia de como andam as conservatórias.
@CarlosASP e @ecoutinho
Estou preenchedo o formulário obtido no site do Consulado do RJ e fiquei com algumas dúvidas e achei melhor perguntar antes a vcs do que enviar com erros .
Antecipadamente agradeço a ajuda de vcs , amanhã busco as certidões para transcrever o casamento e seguir com a cidadania da minha filha e de meu marido !
Bom domingo a todos !
Maria Fernanda
@mfernandabarbosa
Na identificação do requerente coloco meu nome de casada para que seja igual ao documento que vou relacionar lá também , estou certa ?
Sim, é seu nome atual. Exatamente como consta no seu documento de identificação
No preenchimento de 2 nubente a, vou colocar os meus dados de solteira, estou certa ?
Coloque exatamente como consta na sua certidão de casamento. Acredito que apareça o nome de solteira.
Meu casamento foi religioso com efeito civil, marco os dois civil e católico ou apenas o católico ?
Civil.
@ecoutinho
Muito obrigada mesmo... veja bem , se eu nào tivesse perguntado a vc iria marcar religioso já que me casei na igreja. Amanhã pego as certidões e envio ao Consulado do Rj que pelo que li é uma boa opção.
Sua ajuda foi fundamental !
Existe algum acompanhamento para transcrição no Forum ?
Maria Fernanda
Pessoal, eu estava vendo no site do Consulado do RJ a lista de documentos necessários para Transcrição.
Em relação a este documento:
"Original da certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a) – NASCIDO(A) FORA DE PORTUGAL"
Esta seria, por exemplo, a certidão de nascimento de uma pessoa brasileira que NÃO tem nacionalidade e casou com a outra pessoa brasileira que OBTEVE a nacionalidade?
@plsabino
Depois que um país reconhece você como cidadão, para ele só importa a sua relação com ele. Portanto, o português (por mais que também seja brasileiro) só entrega a certidão de nascimento portuguesa. Já o cônjuge estrangeiro entrega a sua certidão de nascimento estrangeira (porque, afinal, não é português).
@plsabino
Esta seria, por exemplo, a certidão de nascimento de uma pessoa brasileira que NÃO tem nacionalidade e casou com a outra pessoa brasileira que OBTEVE a nacionalidade?
Exato, é a certidão do cônjuge que não tem cidadania portuguesa. Do que tem cidadania o único documento que interessa é o assento de nascimento português.
Olá Pessoal, uma dúvida: @ecoutinho @Carlos (meus salvadores)rsrs
Sou de SP e estou enviando uma transcrição de casamento para o Consulado do RJ.
No site diz que o requerimento precisa ser Apostilado, é isso mesmo?
Desde já agradeço!
@Alexian
Siga exatamente o que pede no site do consulado para onde vai mandar. Se no site do consulado do RJ diz que é para apostilar o requerimento, apostile. Cada consulado tem seus procedimentos ligeiramente diferente dos outros.
Olá a todos. Acabei de finalizar a transcrição do meu casamento através do Consulado do Rio de Janeiro.
Deixo abaixo o passo a passo mastigado de tudo que fiz, com os prazos das devolutivas.
Juntei os documentos solicitados pelo Consulado RJ (lista aqui: https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/casamento#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a)
Sendo eles:
1- Preenchimento do requerimento com letras de forma legíveis e sem rasuras (o requerimento deve ser datado e assinado presencialmente em cartório e a assinatura do requerente deve ser reconhecida por autenticidade em cartório e apostilhada). Link para o requerimento: https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/requerimento_casamento.pdf
2- Certidão de casamento emitida há menos de um ano, digitada, inteiro teor, com apostilhamento de Haia e com assinatura do escrevente reconhecida e apostilhada;
3- Certidão de nascimento do cônjuge estrangeiro (nascido fora de PT e sem cidadania PT), emitida há menos de um ano, apostilhada a e com assinatura do escrevente reconhecida e apostilhada (NÃO PRECISA SER DE INTEIRO TEOR);
4- Uma fotocópia autenticada e apostilhada da escritura de pacto antenupcial, mas somente se o regime de bens do casamento tiver sido determinado por escritura pública de pacto antenupcial (não era meu caso, então não entreguei este documento);
5- Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa (do cônjuge que possui a nacionalidade PT), ou caso não a possua, de qualquer documento emitido pelas autoridades portuguesas que permita a localização (no meu caso eu apenas imprimi o meu assento de nascimento português);
6- Envelope de plástico com os dados do requerente no campo "destinatário" - para que eles te devolvem a documentação caso algo esteja incorreto.
Eu juntei todos estes itens acima e enviei pelos Correios para o Consulado RJ, no endereço:
Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro
“Transcrição de casamento”
Rua São Clemente, 424 - Botafogo
Rio de Janeiro - RJ
CEP:22260-006
Dia 06/05: recebi o e-mail do Consulado RJ com o assento de casamento finalizado.
Esta foi a minha ótima experiência com o Consulado do Rio de Janeiro, que se mostrou extremamente eficaz e ágil neste processo - bem diferente do Consulado de São Paulo, o qual não recomendo.
Se tiverem dúvidas sobre o preenchimento do requerimento posso ajudar também.
Espero ter ajudado e desejo boa sorte.
@KeyllaRibeiro obrigado pelo relato!
O processo de nacionalidade da minha mãe foi concluído recentemente (1-C) e pretendo fazer agora o meu pedido, mas vou fazer a transcrição do casamento dela por precaução já que na minha certidão de nascimento consta o nome dela de casada e gostaria de confirmar duas situações:
1) Ela mora no interior de São Paulo. O consulado do RJ ainda está aceitando documentação de pessoas de outros estados? No seu caso, você é do RJ ou ES?
2) Este "Envelope de plástico com os dados do requerente no campo "destinatário"" vai dentro do envelope que você envia sua documentação? Existe algum modelo indicado? Entendo que seria um envelope desse modelo: https://www.envelopesideal.com.br/assets/img/img-mpi/envelope-destinatario-1.jpg
Como somos de SP estou com receio deles recusarem o processo e devolverem.
@igordo
1) Ela mora no interior de São Paulo. O consulado do RJ ainda está aceitando documentação de pessoas de outros estados?
Sim, já tem algum tempo (1 ano) que passaram a aceitar pedido de transcrição de qualquer lugar do Brasil.
2) Este "Envelope de plástico com os dados do requerente no campo "destinatário"" vai dentro do envelope que você envia sua documentação? Existe algum modelo indicado?
Não. Qualquer envelope serve. Ele será usado para te devolver os documentos caso haja algum erro que impeça a transcrição de ocorrer, portanto o ideal é que seja um envelope tamanho A4 para caber as certidões sem ter que dobrá-las e que seja de plástico para resistir caso pegue chuva. Assim vc garante que, caso eles te devolvam os documentos, você receba as certidões em boas condições para poder aproveitá-las.
O modelo que vc colocou parece atender perfeitamente, mas na real, qualquer envelope comum para correspondência serve.
Muito obrigado mais uma vez @ecoutinho!