Transcrição de casamento
Olá, pessoal. Todos bem?
Darei início ao processo de cidadania, porém notei que será necessário realizar a transcrição de casamento antes de solicitar a cidadania para minha mãe, que é filha de portuguesa.
Tenho a certidão de baptismo de minha avó, emitida por portugal em 2024, é necessário solicitar outra pela data ou posso usar essa?
Andei lendo em outros posts por aqui que o recomendado hoje é que seja enviado para o consulado RJ, pois o tempo para a transcrição é mais curto. Como funciona o processo e como realizo os pagamentos?
Ha uma pequena divergência entre a certidão de nascimento de meu avô e a certidão de casamento, onde o nome de meu bisavô foi escrito com J ao invés de G. Em todas as certidões de nascimento de meus tios e inclusive do meu avô consta como G, é interessante já solicitar a retificação ou eles entendem e relevam esse tipo de erro? Ao invés de Gil escreveram Jil.
Agradeço pelo apoio
Comentários
@Korolenko
Siga à risca as instruções do consulado do Rio:
https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
Você envia tudo para lá; eles vão analisar a documentação. Se estiver tudo OK, eles vão mandar as instruções para o pagamento.
Olha, o o consulado do Rio tradicionalmente é bem chato com divergências pequenas; muito mais que as conservatórias em PT (como a CRC Porto, só que ela está levando meses). Em PT, eles tendem a relevar essas pequenas divergências que não afetam a fonética dos nomes dos envolvidos.
Tem dois caminhos: mandar sem retificar; como eles analisam rápido, não perderia muito tempo caso eles exijam a retificação Gil x Jil.
Ou já retificar antes, dado o histórico do Rio de ser "exigente". De todo modo, eu já entraria em contato com o cartório para ver o que eles exigem para retificar. cada cartório tem seu procedimento e tempo para fazer isso,