Processo para netos em 2026

Bom dia amigos. Estou prestes a dar entrada no processo de cidadania para netos para meu Pai. Ele é neto de português, encontrei já o acento de batismo do avô dele, estou solicitando a certidão de nascimento do pai dele (inteiro teor digitada) já vi no site do arquivo nacional que o declarante foi o avô dele, então só preciso da certidão do meu Pai e do Meu avô (inteiro teor digitadas e apostiladas) correto? Para onde estão encaminhando os processos? Lisboa, Porto, Outra?

Comentários

• Portugal exige que as certidões brasileiras sejam em inteiro teor por cópia reprográfica. As digitadas só devem ser enviadas se as reprográficas estiverem ilegíveis (manchadas, rasgadas), mas mesmo assim tem que mandar as reprográficas.

Dê uma olhada no guia do fórum:

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

• Bom dia. Dei entrada no pedido de cidadania para neto em 07 de 2022, o status nunca mudou. Será que este ano terei alguma novidades. O processo informava 11 meses para a sua conclusão e lá se vão quase 4 anos.

• @mbj2000es, esses 11 meses que você diz já seriam otimistas demais até naquela época. Em 2021, falava-se em 1 ano e meia a 2 anos. De qualquer forma, Lisboa começou a analisar fevereiro de 22 e tem levado alguns meses para avançar 1 mês. Imagino que o seu seja analisado só em 2027.

• editado April 20

@mbj2000es

Dei entrada no pedido de cidadania para neto em 07 de 2022, o status nunca mudou

Infelizmente é normal. O status só muda às vésperas de ser analisado/aprovado.

Não sei exatamente onde te passaram essa previsão de 11 meses, mas infelizmente mesmo naquela época ela não era realista. Em 2022 a previsão de um processo de neto maior de idade já era uns 4 anos.... Atualmente está mais para 5 anos.

De qualquer forma, pense de forma positiva: você já está na "reta final".

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.