Documentos para Cidadania Portuguesa para meu avô

Boa noite a todos.

Meu avô é neto de portugueses e ele pretende conseguir a cidadania, posteriormente transmitindo para minha mãe e para mim.

Gostaria de confirmar que tudo que reuni até agora está correto e é válido para seguir, e qual a via mais rápida ou barata, o que for melhor.

Requerente: Jorge, filho de Arsis, filho de Manoel e Maria.

Para Manoel e Maria, tenho os assentos de batismos (anteriores a 1911) e registro de casamento já em agosto de 1911.

Para Arsis, certidão de óbito e de casamento.

Para Jorge, certidão de nascimento.

Fato importante é que Manoel mudou seu sobrenome de Catrocho para Gomes da Luiza, autorizado por uma portaria no diário do governo na época, fato registrado nos averbamentos do registro de casamento.

Tem algo mais que eu precise resgatar pra essa documentação?

Comentários

• editado March 28

@fabsbarbosa

Faltam documentos importantes (como a certidão de nascimento do filho do português) e tem documentos desnecessários, como óbito e casamento do filho do português. Use o guia abaixo, mande apenas o que está lá. Está atualizado e indica o local recomendado para o envio dos documentos.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

• @ecoutinho uma dúvida.

Como o Arsis é filho pelas duas vias, seguiremos pela do pai por questão de simplicidade. Porém a mudança do nome dele só consta nesse registro do casamento como falei. É necessário anexar ao processo ou não impede?

• editado March 30

@fabsbarbosa

Como o Arsis é filho pelas duas vias, seguiremos pela do pai por questão de simplicidade.

Você tem o privilégio de ter portugueses tanto a via paterna quanto materna sendo que eles casatam em Portugal, se entendi corretamente (o que significa que não precisa transcrever esse casamento). Compare as duas vias e veja realmente qual está com tudo mais "redondo". Verifique se pelo pai realmente é mais simples ou se a via materna diminui a chance de haver questionamentos por parte do conservador. Vai depender se há ou não alguma divergência etc etc.

Analise o conjunto todo de documentos, veja por onde as informações fazem mais sentido (nome dos pais, e avós, datas e locais de nascimento, quem declarou etc) e escolha o caminho que deva levar a uma aprovação mais fácil. Aproveite, pois pouca gente tem esse privilégio de escolher a via mais fácil! 😉

Pelo que vc descreve, entendo que em ambos os casos (pedir pelo pai ou pela mãe) a certidão de casamento portuguesa é necessária pois se pedir pelo pai ela justifica a mudança de nome, se for pela mãe estabelece o casamento e legitima os filhos da união.

Se o casamento for posterior a 1911 peça pelo civil online e mande cópia simples. Se estiver arquivada nos arquivos distritais precisará pedir da mesma forma que fez com a certidão de batismo (física em papel, com assinatura e carimbo em relevo do responsável pelo arquivo).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.