Atribuição de nacionalidade - 3 anos esperando
Submeti meu pedido de nacionalidade em junho de 2023 e, até hoje (março de 2026), quase 3 anos depois, o processo continua com o status "submetido" e nunca avança para "em análise". Já enviei email pedindo informações para a Conservatória, mas não me respondem. Gostaria de saber o que posso fazer para que o processo avance.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Djá Djinha
Infelizmente não há muito o que fazer. A pergunta importante é se o seu processo está atrasado em relação aos demais do mesmo artigo e na mesma conservatoria.
Por qual artigo voce fez o pedido e em qual c9nservatoria ele está?
@Djá Djinha se vc enviou para Lisboa,demora mais de 4 anos.
@Djá Djinha, não temos como saber se a duração do seu processo está dentro do previsto sem saber o tipo de processo e qual conservatória ele está, mas já posso adiantar que provavelmente está dentro do normal e não tem nada a ser feito.
As conservatórias recebem milhares de e-mails diariamente perguntando sobre andamento de processo, sendo que essa informação é disponibilizada automaticamente pelo sistema, por isso eles não perdem tempo respondendo esse tipo de e-mail de maneira individual. Essa informação está na resposta automática que você deve ter recebido, onde também deve ter uma tabela com o andamento dos processos por tipo, o que ajuda também a ter uma ideia se o seu está dentro do previsto.