Atribuição de nacionalidade - 3 anos esperando
Submeti meu pedido de nacionalidade em junho de 2023 e, até hoje (março de 2026), quase 3 anos depois, o processo continua com o status "submetido" e nunca avança para "em análise". Já enviei email pedindo informações para a Conservatória, mas não me respondem. Gostaria de saber o que posso fazer para que o processo avance.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Djá Djinha
Infelizmente não há muito o que fazer. A pergunta importante é se o seu processo está atrasado em relação aos demais do mesmo artigo e na mesma conservatoria.
Por qual artigo voce fez o pedido e em qual c9nservatoria ele está?
@Djá Djinha se vc enviou para Lisboa,demora mais de 4 anos.
@Djá Djinha, não temos como saber se a duração do seu processo está dentro do previsto sem saber o tipo de processo e qual conservatória ele está, mas já posso adiantar que provavelmente está dentro do normal e não tem nada a ser feito.
As conservatórias recebem milhares de e-mails diariamente perguntando sobre andamento de processo, sendo que essa informação é disponibilizada automaticamente pelo sistema, por isso eles não perdem tempo respondendo esse tipo de e-mail de maneira individual. Essa informação está na resposta automática que você deve ter recebido, onde também deve ter uma tabela com o andamento dos processos por tipo, o que ajuda também a ter uma ideia se o seu está dentro do previsto.
@eduardo_augusto Foi pela Conservatória dos Registos Centrais (Rua Rodrigo da Fonseca, 198 – 1099-003 LISBOA). O artigo é o Artigo 1-C (visa).
@Djá Djinha, então está dentro do esperado. Lisboa está levando mais de 4 anos para analisar processos 1C.
Estão analisando processos de filhos que chegaram lá em fevereiro de 2022 e, se continuar no passo de tartaruga, vai levar mais alguns anos até ter alguma mudança.
Muito obrigada @eduardo_augusto @guedesmarcia @SergioM !! Vou continuar aguardando então e torcendo para que logo receba boas notícias! :)