Trabalho de TI (desenvolvedor) em Portugal

Olá, trabalho com TI faz 30 anos. Tenho mais de 50 e entrei com o processo de cidadania Portuguesa para neto. É dificil o mercado de TI em portugal? Não sou formado mas tenho muita experiência. Queria ver se conseguia algo ou remoto ou mesmo presencial. Tem algum lugar ou site para mandar currículo?

Comentários

• editado March 18

@JBL

Trabalho na área, também tenho mais de 50 e fiz o movimento para a Europa uns anos atrás (2020) então acho que consigo contribuir com meus 2 cents.

É dificil o mercado de TI em portugal?

Eu avaliaria outros países da UE. Portugal tem poucas oportunidades na área e as que tem em geral são ruins pois são precarizadas (terceirizado em empresas de consultoria que têm contratos com outras empresas maiores). Geralmente exigem muito (os anúncios de vaga pedem requisitos que mais parecem descrever um departamento de TI inteiro ao invés de um perfil de uma única posição, além dos cursos, certificações etc etc) e pagam pouco para o que pedem. De certa forma muito parecido com o mercado do Brasil, mas sem a mesma escala.

Acredito que Irlanda e Alemanha sejam os dois lugares onde estão as melhores oportunidades na área.

Não sou formado mas tenho muita experiência.

Considerando que vc tem 30 anos na área, acredito que a princípio não seja um impeditivo, mas pode sim gerar questionamento em algum processo seletivo. Precisa estar preparado com uma boa argumentação para "vender seu peixe".

Queria ver se conseguia algo ou remoto ou mesmo presencial.

Remoto atualmente é muito raro (apesar de existir sim), mas mesmo que seja remoto você precisará estar fisicamente e legalmente no país em que for contratado. É uma questão regulatória e principalmente para as empresas maiores (que são os melhores empregadores) é algo levado bastante a sério. Híbrido é algo menos difícil de achar (3 dias escritório e 2 em casa).

Tem algum lugar ou site para mandar currículo?

Para mim o que tem funcionado desde que vivo aqui é o Linkedin.

De qualquer forma, você precisará aguardar sua cidadania ou precisará encontrar um empregador disposto a bancar o visto de trabalho, o visa sponsorship, (bancar aqui não apenas financeiramente, e sim justificar para a imigração que está trazendo esse profissional de fora da UE pq buscou na Europa e não encontrou nenhum candidato que encaixasse na vaga). É algo possível, mas atualmente é mais difícil fazerem do que foi no passado.

• @JBL

Em relação ao mercado alemão, posso contribuir. A cultura de trabalho lá ainda é muito baseada em diplomas e certificados. Simplesmente chegar e dizer "sei fazer', tem poucas chances de dar certo. Porém, é um mercado maior e que paga muito mais que Portugal, por exemplo.

Você pode usar o tempo buscando alguma certificação remotamente.

• editado March 18

@eduardo_augusto

A cultura de trabalho lá ainda é muito baseada em diplomas e certificados. Simplesmente chegar e dizer "sei fazer', tem poucas chances de dar certo.

Realmente eu já tinha ouvido falar isso sobre a Alemanha. Por outro lado lá (ou aí 😊) há uma cultura muito forte de cursos técnicos no lugar de um bacharelado na universidade, certo? Isso vale também para TI?

Me lembro de uma multinacional em que trabalhei uns anos atrás em que um colega alemão, que vive em Hamburgo, comentou que não era formado na universidade. Não sei dizer se era por que ele tinha algum diploma de curso técnico ou se é por que realmente a área que trabalhávamos é tão escassa de mão de obra que as empresas acabavam sendo obrigadas a flexibilizar algumas formalidades.

No meu caso sou formado em engenharia (não eng de computação) e apresento meu diploma (junto com a tradução juramentada) e entendo que conta mais como uma formalidade, pois ele não foi validado na Europa nem me inscrevi na Ordem dos Engenheiros de Portugal nem em nenhum equivalente ao CREA na aqui Europa.

Você pode usar o tempo buscando alguma certificação remotamente.

Concordo! É a melhor coisa que o @JBL pode fazer: usar o tempo de espera do processo de nacionalidade a seu favor.

As áreas que envolvem ciência de dados, ML, ou as relacionadas a operações, como SRE, estão sempre aquecidas desde que vim para cá. E meu palpite é que a UE vai começar a pressionar com os investimentos e incentivos para reduzir a dependência dos provedores de tecnologia e núvem dos EUA, o que vai criar um bocado de empregos locais.

Além disso deve haver investimento também na indústria de defesa, pelo mesmo motivo acima, o que nos dias de hoje significa também mais empregos em tecnologia da informação. Esses empregos costumam ser exclusivos para quem é cidadão de algum país membro.

• Eu tenho como tirar o diploma de Técnico em programação pela comprovação de conhecimento. O Técnico por competência. Será que serve nesses casos?

• @ecoutinho

Sim, na Alemanha existe uma cultura muito forte de profissionalização técnica, por meio de um sistema de "aprendizado".

Para dar um exemplo "engraçado", em Munique a cada três anos tem uma cerimônia pública, com a participação do prefeito e tudo, para a formatura dos novos açougueiros após o período como aprendizes... a cerimônia termina com os formandos se jogando na fonte que fica na frente da prefeitura...😂

Outra curiosidade: no Brasil, qualquer pessoa pode abrir uma padaria, produzir e vender seus produtos. Na Alemanha, é obrigatório que a padaria tenha um "mestre padeiro", que não apenas é alguém que fez o curso técnico/aprendizado de padeiro, mas também passar um exame de qualificação.

É muito comum que lá pelos 14 ou 15 anos, os jovens já sejam direcionados para um curso técnico, inclusive também para as áreas de TI. Com 20 anos, todo mundo tá trabalhando.

Embora nas empresas mais tradicionais seja comum que a alta direção seja toda formada em faculdades ou até pessoas com doutorado, nos níveis mais baixos de gestão você encontra pessoas com nível técnico.

• editado March 20

Vim hoje cedo procurando exatamente essas informações! Obrigado 🙏

Hoje estou como QAE Senior em uma multinacional, tenho recebido algumas ofertas remoto entre 3-5k USD, como é o salário aí? Minha intenção era ir para a Irlanda , minha esposa gostou do interior, parece que Portugal é bem barato e o resto da Europa não foge muito da qualidade de vida kk mas onde encontramos mais euros ? Gosto de viver no interior , mesmo se receber menos, e gosto de morar em casa, por isso desanimei um bocado de Portugal, vi muito apartamento.

cidadania do meu pai(neto) deve sair em até 12 meses , depois mais uns 12 meses para a minha , já tenho graduação , certifiquei no CTFL ISTQB ( da área de QA ) e até a cidadania acabar devo terminar o mestrado que estou começando esse ano. Mais alguma dica de algo que possa me ajudar na carreira ? Também estou pegando pelo menos uma hora de aula de inglês no Perply… tô bem cansado de estudar kkk mas quero que meus filhos tenham a chance de ter minha esposa em casa

• @marcelloamr

Vou colocar alguns "pontos soltos" que são basicamente minha opinião, então leia com uma pitada de sal pois além do Brasil só vivi na Irlanda, portanto tenho uma perspectiva que é limitada.

Hoje estou como QAE Senior em uma multinacional, tenho recebido algumas ofertas remoto entre 3-5k USD, como é o salário aí?

Aqui quando se fala em remuneração, se fala em salário anual (é pago mês a mês, mas ninguém avalia recebi uma oferta de 5K/mês e sim de 60K ano). Não sei Portugal, na Irlanda se seu salário for 60K ano vc vai receber 5k/mês (antes dos impostos, que são altos) e não tem pagamentos adicionais como 13o, 1/3 de férias etc. O que vc pode ter a depender do empregador são bônus, e outros benefícios que vão depender do seu contrato de trabalho.

Na Irlanda você vai ter desconto de imposto de renda (tem uma faixa de 20% sobre os primeiros €44k e tudo que passar disso desconta 40%) além disso tem os descontos de previdência social que combinados "comem" mais uns 12%, ou seja cuidado ao olhar uma oferta de €5K/mês (€60K/ano) e achar que vai ter uma vida confortável pq a realidade não é essa. Tem algumas calculadoras que ajudam a estimar quanto vc vai ter líquido mensalmente com base no salário bruto anual, essa aqui da PwC é bem boa.

Portugal realmente tem um custo de vida menos pesado que a Irlanda, mas por outro lado o salário pago é muito menor. Eu não consigo ver a conta fechando. Para mim o que é viável é trabalhar e fazer meu pé de meia aqui e quando for pendurar as chuteiras viver no interior de Portugal, com um custo de vida menor, usando a poupança que juntei aqui.

Minha intenção era ir para a Irlanda , minha esposa gostou do interior, parece que Portugal é bem barato e o resto da Europa não foge muito da qualidade de vida kk mas onde encontramos mais euros ?

O interior da Irlanda é interior mesmo... Se estiver acostumado com a vida de uma cidade grande ou média do Brasil precisa avaliar muito se realmente vai se adaptar. Viver "na roça" é muito diferente de passar uma semana a passeio.

Gosto de viver no interior , mesmo se receber menos, e gosto de morar em casa, por isso desanimei um bocado de Portugal, vi muito apartamento.

Pontos positivos:

Para a qualidade de vida e a convivência em família eu considero o movimento de ter vindo para a Europa ótimo. Aqui há um respeito muito maior ao seu tempo de descanso e seu tempo em família do que no Brasil. Em SP as pessoas sentem culpa quando saem do escritório às 18h pois vc consegue sentir os olhares das pessoas te julgando por "estar saindo cedo". Aqui é esperado que vc pare de trabalhar quando der seu horário e ninguém vai te julgar por isso. Na verdade se vc esticar o horário o mais provável é algum colega perguntar se está tudo bem e pq vc não está indo embora para passar tempo com sua família.

Minha filha tem uma liberdade de andar na rua que eu nem sonharia dar a ela em SP. Obviamente há problemas de segurança como em qualquer lugar do mundo, mas a sensação de segurança é muito maior que nas grandes cidades do Brasil.

No meu caso eu trabalho totalmente remoto, então vivo longe do centro e não pego trânsito para ir trabalhar. Isso faz muita diferença, mas oportunidades assim, que eram a maioria na época da pandemia, estão cada vez mais raras.

Pontos negativos:

O custo de vida é muito alto e está piorando. O custo de moradia principalmente é muito alto e a conta de energia te obriga a ser cuidadoso com o que vc liga e em qual horário (e com essas duas guerras rolando, deve continuar piorando). No Brasil isso era uma coisa que eu nem levava em consideração se deveria ligar a máquina de lavar louças antes ou depois das 22h, por exemplo.

A vida aqui exige paciência e planejamento. Aqui se vc quer ir a um restaurante para um jantar precisa reservar antes, se simplesmente chegar tem e pedir uma mesa tem uma boa chance de ter que tentar em outro lugar e não conseguir ir onde estava querendo. O mesmo vale para coisas mais cotidianas como a revisão do carro, precisa marcar com semanas de antecedência. Comprou uma estante nova para a sala? Vão agendar a entrega para 6 semanas depois, não é como no Brasil que perguntam se podem entregar no dia seguinte.

O mesmo vale para documentação. Vejo pessoas aqui se iludindo de que vão sair do Brasil e chegar em PT ou qq outro país e já estarem aptas a trabalhar e estar a todo vapor depois de uma semana, e isso é ilusão. A menos que vc chegue aqui já empregado (com uma transferência da empresa que trabalha ou com um contrato de trabalho já assinado) você vai ter uma adaptação que leva tempo e não adianta forçar a barra. Só para dar um exemplo: Eu levei quase 2 anos para conseguir ter uma carta de motorista local pois aqui não há um acordo como em Portugal em que é possível trocar a CNH brasileira pela portuguesa (é verdade que a pandemia também ajudou a atrasar um pouco, mas mesmo hoje não levaria menos de 1 ano para estar apto a comprar um carro e dirigir normalmente).

O sistema de saúde daqui funciona mas nem se compara ao brasileiro. Tenho muitos amigos que quando vão ao Brasil nas férias fazem baterias de exames, check-ups, consultas etc. Não se foca tanto em prevenção como no Brasil. Aqui mesmo que você vá em um pronto socorro de hospital público, vc vai pagar pelo atendimento (algo como no mínimo 100€ aqui) e depois vai ver com seu seguro um reembolso de parte do valor.

No meu caso eu vivia próximo um hospital de referência muito famoso em SP e meu plano de saúde cobria totalmente o atendimento lá e digo sem medo de errar: o melhor hospital daqui não chega nem perto do atendimento e da qualidade que eu tinha no Brasil. O sistema de saúde brasileiro é fenomenal, o problema aí é que nem tudo é acessível se vc não tiver um bom plano de saúde.

No seu planejamento considere que os primeiros dois anos serão um período de adaptação, em que vc num primeiro momento vai sentir que provavelmente sua vida piorou (vc vai depender de ônibus e taxi, vai ter um bocado de limitações pq ainda vai estar regularizando um bocado de papel, ainda vai ter crédito limitado pq não tem histórico nos bancos daqui etc etc etc). Depois as coisas melhoram pq vc vai se integrando.

Está acostumado a ir numa cafeteria, dar um rolê no shopping ou fazer alguma coisa depois das 18h? Esqueça! Tirando restaurantes (que exigem reserva) e pubs, o comércio fecha entre as 17h30 e 18h, com raríssimas exceções. Sei que em Portugal e Espanha é um pouco melhor, mas na Irlanda é assim que a banda toca.

Minha esposa tem uma relação de amor e ódio com a mudança rsrs. Sente mais segura andando na rua, vê que nossa filha adora aqui e consegue viver uma infância/pré-adolescência parecida com a que tivemos na década de 1980, mas o fato de o sistema de saúde ser como é e ter certos confortos e mimos que tínhamos no Brasil que aqui não são viáveis são um grande elefante na sala (Apenas para ficar em um exemplo: aqui quem tem empregada doméstica é apenas gente muito rica e mesmo diarista não é barato e cobra por hora).

É isso... Se lembrar de mais pontos eu complemento

• Galera, cansei de esperar a cidadania, vi que tem alguns vistos de "procura de trabalho" para Austria e Alemanha, que vi que tem. Alguém tem informação onde tem mais vaga para TI?

Sou QA ( automação e manual ) , hoje estou como senior, e tenho inglês avançado, que consigo manter uma conversa e conversar normalmente sobre qualquer assunto.

Se souber de outro país mais aberto também, tenho graduação e uma pós na área de TI. Vai que as vezes ajuda.

Não quero depender de ir com consultoria, porque tem demorado e parece que o salário é menor. Me ajudem , quero muito sair, não aguento mais a instabilidade política e o medo de roubarem meu carro, casa e celular o dia todo kkk

• editado April 9

@marcelloamr

Eu sou suspeito para falar. Como falei acima, acho a Irlanda uma boa opção para quem é de TI. A língua do país é o inglês (com um sotaque carregado, mas ainda inglês), é onde todas multinacionais de tecnologia estão concentradas, há uma comunidade brasileira grande e eles tem um programa de permissão de trabalho para trabalhadores especializados em áreas onde falta mão de obra (TI é uma delas) que tem muitos benefícios em relação ao visto “normal” de trabalho.

Até 2022 não era incomum você ser abordado no Brasil por um recrutador daqui e se passasse no processo de entrevista ser contratado por uma multinacional que bancava o visto e toda sua mudança do Brasil para cá, mas recentemente esse tipo de oferta ficou mais rara. O mais normal é vc ser contratado e o empregador fazer apenas o sponsorship do seu visto.

Mudei para cá ainda sem cidadania com base em um visto desses. Uma das vantagens desse visto é que vc pode trazer a família desde o começo (reagrupamento familiar) e os familiares também podem trabalhar e estudar normalmente. Nos vistos normais vc precisa esperar um tempo (acho que 1 ano) pqra trazer a família e o cônjuge pode estudar mas não trabalhar.

Quando saiu a cidadania portuguesa simplesmente deixei o visto vencer, não renovei mais e pedi o cartão de residência para cônjuge de europeu para minha esposa (parecido com o de PT, com a diferença que aqui vc não fica implorando um agendamento na AIMA e em 1 mês mandaram o cartão temporário válido por 1 ano para ela não ficar em situação precária e em 6 meses aprovaram o pedido e substituiram por um com validade de 5 anos, a AIMA precisa vir aqui fazer um estágio para aprender como se trabalha seriamente)

Sugiro dar uma pesquisada. Os problemas: salário é alto mas o custo de vida também é e arrumar moradia em Dublin, mesmo pagando caro, não é fácil.

• @ecoutinho

teria alguma dica de empresa para me dar?

ou até consultoria que seja mais rápido , pelo menos como uma porta de entrada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.