Trabalho de TI (desenvolvedor) em Portugal

Olá, trabalho com TI faz 30 anos. Tenho mais de 50 e entrei com o processo de cidadania Portuguesa para neto. É dificil o mercado de TI em portugal? Não sou formado mas tenho muita experiência. Queria ver se conseguia algo ou remoto ou mesmo presencial. Tem algum lugar ou site para mandar currículo?

Comentários

• editado March 18

@JBL

Trabalho na área, também tenho mais de 50 e fiz o movimento para a Europa uns anos atrás (2020) então acho que consigo contribuir com meus 2 cents.

É dificil o mercado de TI em portugal?

Eu avaliaria outros países da UE. Portugal tem poucas oportunidades na área e as que tem em geral são ruins pois são precarizadas (terceirizado em empresas de consultoria que têm contratos com outras empresas maiores). Geralmente exigem muito (os anúncios de vaga pedem requisitos que mais parecem descrever um departamento de TI inteiro ao invés de um perfil de uma única posição, além dos cursos, certificações etc etc) e pagam pouco para o que pedem. De certa forma muito parecido com o mercado do Brasil, mas sem a mesma escala.

Acredito que Irlanda e Alemanha sejam os dois lugares onde estão as melhores oportunidades na área.

Não sou formado mas tenho muita experiência.

Considerando que vc tem 30 anos na área, acredito que a princípio não seja um impeditivo, mas pode sim gerar questionamento em algum processo seletivo. Precisa estar preparado com uma boa argumentação para "vender seu peixe".

Queria ver se conseguia algo ou remoto ou mesmo presencial.

Remoto atualmente é muito raro (apesar de existir sim), mas mesmo que seja remoto você precisará estar fisicamente e legalmente no país em que for contratado. É uma questão regulatória e principalmente para as empresas maiores (que são os melhores empregadores) é algo levado bastante a sério. Híbrido é algo menos difícil de achar (3 dias escritório e 2 em casa).

Tem algum lugar ou site para mandar currículo?