Trabalho de TI (desenvolvedor) em Portugal
Olá, trabalho com TI faz 30 anos. Tenho mais de 50 e entrei com o processo de cidadania Portuguesa para neto. É dificil o mercado de TI em portugal? Não sou formado mas tenho muita experiência. Queria ver se conseguia algo ou remoto ou mesmo presencial. Tem algum lugar ou site para mandar currículo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@JBL
Trabalho na área, também tenho mais de 50 e fiz o movimento para a Europa uns anos atrás (2020) então acho que consigo contribuir com meus 2 cents.
É dificil o mercado de TI em portugal?
Eu avaliaria outros países da UE. Portugal tem poucas oportunidades na área e as que tem em geral são ruins pois são precarizadas (terceirizado em empresas de consultoria que têm contratos com outras empresas maiores). Geralmente exigem muito (os anúncios de vaga pedem requisitos que mais parecem descrever um departamento de TI inteiro ao invés de um perfil de uma única posição, além dos cursos, certificações etc etc) e pagam pouco para o que pedem. De certa forma muito parecido com o mercado do Brasil, mas sem a mesma escala.
Acredito que Irlanda e Alemanha sejam os dois lugares onde estão as melhores oportunidades na área.
Não sou formado mas tenho muita experiência.
Considerando que vc tem 30 anos na área, acredito que a princípio não seja um impeditivo, mas pode sim gerar questionamento em algum processo seletivo. Precisa estar preparado com uma boa argumentação para "vender seu peixe".
Queria ver se conseguia algo ou remoto ou mesmo presencial.
Remoto atualmente é muito raro (apesar de existir sim), mas mesmo que seja remoto você precisará estar fisicamente e legalmente no país em que for contratado. É uma questão regulatória e principalmente para as empresas maiores (que são os melhores empregadores) é algo levado bastante a sério. Híbrido é algo menos difícil de achar (3 dias escritório e 2 em casa).
Tem algum lugar ou site para mandar currículo?
Para mim o que tem funcionado desde que vivo aqui é o Linkedin.
De qualquer forma, você precisará aguardar sua cidadania ou precisará encontrar um empregador disposto a bancar o visto de trabalho, o visa sponsorship, (bancar aqui não apenas financeiramente, e sim justificar para a imigração que está trazendo esse profissional de fora da UE pq buscou na Europa e não encontrou nenhum candidato que encaixasse na vaga). É algo possível, mas atualmente é mais difícil fazerem do que foi no passado.
@JBL
Em relação ao mercado alemão, posso contribuir. A cultura de trabalho lá ainda é muito baseada em diplomas e certificados. Simplesmente chegar e dizer "sei fazer', tem poucas chances de dar certo. Porém, é um mercado maior e que paga muito mais que Portugal, por exemplo.
Você pode usar o tempo buscando alguma certificação remotamente.
@eduardo_augusto
A cultura de trabalho lá ainda é muito baseada em diplomas e certificados. Simplesmente chegar e dizer "sei fazer', tem poucas chances de dar certo.
Realmente eu já tinha ouvido falar isso sobre a Alemanha. Por outro lado lá (ou aí 😊) há uma cultura muito forte de cursos técnicos no lugar de um bacharelado na universidade, certo? Isso vale também para TI?
Me lembro de uma multinacional em que trabalhei uns anos atrás em que um colega alemão, que vive em Hamburgo, comentou que não era formado na universidade. Não sei dizer se era por que ele tinha algum diploma de curso técnico ou se é por que realmente a área que trabalhávamos é tão escassa de mão de obra que as empresas acabavam sendo obrigadas a flexibilizar algumas formalidades.
No meu caso sou formado em engenharia (não eng de computação) e apresento meu diploma (junto com a tradução juramentada) e entendo que conta mais como uma formalidade, pois ele não foi validado na Europa nem me inscrevi na Ordem dos Engenheiros de Portugal nem em nenhum equivalente ao CREA na aqui Europa.
Você pode usar o tempo buscando alguma certificação remotamente.
Concordo! É a melhor coisa que o @JBL pode fazer: usar o tempo de espera do processo de nacionalidade a seu favor.
As áreas que envolvem ciência de dados, ML, ou as relacionadas a operações, como SRE, estão sempre aquecidas desde que vim para cá. E meu palpite é que a UE vai começar a pressionar com os investimentos e incentivos para reduzir a dependência dos provedores de tecnologia e núvem dos EUA, o que vai criar um bocado de empregos locais.
Além disso deve haver investimento também na indústria de defesa, pelo mesmo motivo acima, o que nos dias de hoje significa também mais empregos em tecnologia da informação. Esses empregos costumam ser exclusivos para quem é cidadão de algum país membro.
Eu tenho como tirar o diploma de Técnico em programação pela comprovação de conhecimento. O Técnico por competência. Será que serve nesses casos?
@ecoutinho
Sim, na Alemanha existe uma cultura muito forte de profissionalização técnica, por meio de um sistema de "aprendizado".
Para dar um exemplo "engraçado", em Munique a cada três anos tem uma cerimônia pública, com a participação do prefeito e tudo, para a formatura dos novos açougueiros após o período como aprendizes... a cerimônia termina com os formandos se jogando na fonte que fica na frente da prefeitura...😂
Outra curiosidade: no Brasil, qualquer pessoa pode abrir uma padaria, produzir e vender seus produtos. Na Alemanha, é obrigatório que a padaria tenha um "mestre padeiro", que não apenas é alguém que fez o curso técnico/aprendizado de padeiro, mas também passar um exame de qualificação.
É muito comum que lá pelos 14 ou 15 anos, os jovens já sejam direcionados para um curso técnico, inclusive também para as áreas de TI. Com 20 anos, todo mundo tá trabalhando.
Embora nas empresas mais tradicionais seja comum que a alta direção seja toda formada em faculdades ou até pessoas com doutorado, nos níveis mais baixos de gestão você encontra pessoas com nível técnico.