Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???

1383940414244»

Comentários

• Olá, amigos e amigas. Estou juntando todos os documentos para solicitar a cidadania portuguesa via neto direto em Portugal, pois estou de mudança para a terrinha.

Já consegui todas as certidões com exceção da de nascimento de minha avó, casada com meu avô português e infelizmente falecida em 2022. Tentei vários caminhos até o momento, irei citá-los abaixo:

1. Busca no cartório de registro informado pela irmã (Realengo 16RCPN);
    2. Busca na igreja de batismo (Nossa Senhora da Conceição - Realengo);
    3. Escola onde estudou (E.M. Nicarágua - Realengo);
    4. Arquivo nacional (infelizmente não encontrei nos cartórios da antiga 14ª circunscrição);
    5. Busca na Curia metropolitana;
    6. Busca na Catedral Metropolitana de São Sebastião.

Gostaria de solicitar a ajuda dos mais experientes. Está sendo uma luta, mas sei que em algum momento iremos encontrar!

Dados dela:

Nome: Leadir de Souza

Nascimento: 16/04/1951

Filiação: Leonel de Souza / Eurydice Pereira de Souza

Local de nascimento: Realengo/RJ (em casa)

Agradeço pela ajuda!

• @Douglas_miranda Não sei se vc já possui, mas o casamento dela foi, na época, registrado na 14ª Circunscrição, que abrangia o bairro de Realengo, mas que agora é atendido pelo 16º RCPN. Vc pode pedir a certidão de inteiro teor ou os documentos de habilitação do casamento (estes últimos devem ter sido incinerados) para ver se consta o local de nascimento.

Dados do registro de casamento:

Livro:1BR17

Folha:12

Termo:4811

Circunscrição:14

Municipio: RIO DE JANEIRO

UF:RJ

Zona:7

• @Douglas_miranda além da sugestao do @Nairolasai, acrescento que peça busca no cartorio da 14a - Madureira (de onde foi desmembrado o 16o) talvez tenha sido registrada por lá... se nao encontrar terá que expandir, eu começaria pelo 6o RCPN pela proximidade.

• Bom dia, @Nairolasai e @AlanNogueira. Eu já tirei a certidão de casamento, infelizmente o cartório não encontrou o registro de nascimento, informaram que são incinerados 10 anos após o casamento.

Solicitei busca no 14º, 15º e 16º, todos trouxem negativa :(

• @Douglas_miranda qual o periodo de busca que foi realizado? Pode ser que tenha sido registrada tardiamente... tente expandir a busca desde o nascimento até a data do casamento, nao era incomum as pessoas se registrarem anos após nascer, as vezes até na idade adulta (embora na capital isso fosse menos frequente)

• Olá amigos! Eu estou com essa certidão de casamento da minha avó porém não estou conseguindo achar em lugar nenhum a certidão de nascimento dela e como ela teve que entregar ao cartório no ato do casamento, ela não tem mais.

Alguém por gentileza daria uma luz ou conseguiria localizar essa certidão de nascimento? Agradeço de coração!

• editado March 11

@LeandroF

Você terá que pedir busca nos cartórios do Rio de Janeiro, a começar pelos mais provaveis que são os das localidades onde a familia vivia quando ela era criança.

Eu começaria seguindo a pista do local do casamento dos pais dela, que foi na antiga 7a Pretoria - Freguesia de Irajá e Jacarepaguá https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6GTC-P3Q?view=index&cc=1582573&lang=pt&groupId=M98L-ST3 nao tenho certeza se vai estar no 11o ou no 6o RCPN, ou menos provavel no novo 15o (Penha, demembrado do 11o). Veja a primeira pagina deste topico https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias/p1nela tem a tabela explicativa e os contatos dos cartórios.

O pai dela foi declarante do obito de um irmão em 1950 na mesma região, o que mostra que a familia vivia naquela area https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS1R-H5ZK?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A652T-5ZBS&action=view&cc=1582573&lang=pt&groupId=

Provavelmente você já deve ter os documentos dos pais dela, necessários para o processo de nacionalidade. Se não tiver, o casamento está acima e nele menciona que o pai era da Comarca de Mar de Espanha (MG) - a indexação dos registros está ruim mas provavelmente de algum lugar chamado Guarará ou Guarani, proximos a essa região - e a mãe da Freguesia de Baltar (concelho de Paredes, Distrito do Porto, Portugal), com essas informações e as filiações constantes do registro de casamento você consegue pedir as certidões caso não as possua ainda.

• Sensacional @AlanNogueira ! Muito obrigado! Vou seguir suas orientações e tentar achar essa certidão de nascimento dela.

De fato a certidão de casamento da minha bisa (a portuguesa) e o assento de paredes sobre o nascimento dela eu já consegui. Agora estou atrás dessa certidão de nascimento da minha avó para ter certeza que ela foi registrada pela bisa ou se pelo menos quando ela foi registrada pelo meu bisavô que ele já era casado com a portuguesa.

Muito obrigado pela ajuda 🤝

• @LeandroF Otimo, encontrando informe aqui por favor. Atente-se que caso seja necessário transcrever o casamento dos pais em Portugal você irá precisar do nascimento do bisavô em MG, no seu lugar eu já começaria essa busca pois o mais provavel é que o pai tenha sido o declarante, como é costumeiro e era ainda mais nos anos 40.

• editado March 12

@LeandroF seguindo a pista indicada pelo @AlanNogueira, o registro dela é este abaixo, em Jacarepaguá:

http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_17/JCRS/LTN/0041/BR_RJANRIO_17_JCRS_LTN_0041_d0001de0001.pdf

Deve estar no 6º RCPN

• @Nairolasai excelente achado! Complementando, como se vê da pag 39 (pg 42 do PDF) ela foi registrada em 1945 e o declarante foi o pai brasileiro... creio que será mesmo necessário transcrever o casamento em Portugal e para isso precisará do nascimento do pai em MG.

• Caramba vocês são feras mesmo! Muito obrigado! Curiosamente esse 6º RCPN é aqui pertinho, vou ir lá hoje mesmo. Assim que encontrar eu dou um retorno aqui. Novamente muito obrigado!

• Olá, Amigos!

Alguém pode me ajudar a encontrar a certidão de nascimento do meu avô? (Já tentei pelo family search e só acho a de óbito e casamento)

-Wilson Fernandes

-Nascimento- 31 de março de 1924

Filiação- José Fernandes e Alzira Fernandes

Ele se casou em são João de meriti, mas dizia que tinha nascido em Vila isabel, e a certidão de casamento dos seus pais é de são cristóvão.

Obg!!

• editado March 14

@ang324 registrado na antiga freguesia do Engenho Velho, atual 8o RCPN https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DRT7-NH2?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6V5X-C6ZH&cc=1582573&lang=pt&groupId=M931-MVF

O casamento religioso dos pais dele indica que o pai era português da freguesia de Souto da Carpalhosa (concelho e Distrito de Leiria) https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-RZ3W-RZ?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X8N-5SZW&cc=1719212&lang=pt&groupId=M9H3-12G

Família veio para o Brasil em 1910 conforme passaporte https://digitarq.arquivos.pt/documentDetails/3052cc4f479f4ed89591caf17fba9901

• @AlanNogueira Muito obrigada pela sua pesquisa!! Pesquisou até mais do que pedi..

Que comunidade bacana essa aqui e sorte a nossa de poder ter essa troca, afinal não é só sobre nacionalidade portuguesa(que já é um direito importante para garantirmos), mas também memórias de família, nossas origens.. enfim, muito obrigada de coração! Nesse domingo encontrarei meus pais para um café e recordações!

Bom final de semana pra vc =)

• editado March 16

@ang324 fico feliz que através destes documentos voce e seus pais possam, além de buscar o direito a nacionalidade, se reconectar com a história de seus antepassados. Que Deus abençoe!

Se for dar entrada no pedido de nacionalidade irá precisar do batismo dele. Caso nao tenha ainda:

José n. 8/1888 Souto da Carpalhosa, Leiria https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/738d959f4783440fb7a47af6179426bb?isRepresentation=false&selectedFile=46257931&fileType=IMAGE

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.