Montagem do envelope e envio dos documentos para portugal
Ola, Boa Tarde
Ja tenho todos os documentos mas tenho algumas duvidas
1- Todos os documentos enviados serão os originais ?
2 - O certificado de antecedentes criminais precisa apostilar ?
3 - tenho assento de nascimento do bisavo emitido nos moldes que diz aqui no forum, certidao reprografica do avo apostilada e com sinal publico e certidao reprografica apostilada e com sinal publico da neta que no caso é minha mae e estou fazendo o processo pra ela, antecedentes criminais dela e copia do rg dela. pergunto. a linha portuguesa é bem clara - João Mendes ( avo dela portugues ) - Antero Moura Mendes ( Pai dela brasileiro) nome de joão consta na certidao dele - Maria de Fatima ferreira Mendes ( Neta do Portugues e o nome de joão esta correto no documento dela. preciso botar mais algum documento como assento de aurelia que é esposa do portugues e certidao de casamento deles ou nao há necessidade ?
4 - preciso botar alguma coisa escrita no sentido de explicar a descendencia ?
5 - qual local devo enviar sendo esse um processo de atribuição para neto ? lisboa ou Porto ?
6 - qual melhor empresa para enviar ? tenho proximo a mim Correios e Fedex
7 - Alem das certidoes de cartorio brasileiro do filho e da neta do portugues, rg da neta e antecedentes criminais, mais algum documento precisa ser apostilado ? os documentos emitidos por portugual precisam ser apostilados ?
8 - casa tenham mais alguma dica, sera bem vinda
Obrigado!!!!
Comentários
@Rodrigomg10
1 - Certidões apenas as originais, emitidas por cópia reprográfica e apostiladas. Não mande cópias autenticadas pq serão recusadas e seu processo terá uma exigência e no limite será indeferido.
2 - Nao
3 - Siga o guia abaixo. Não mande nenhum documento a mais, nenhum a menos.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D
4 - Não. As certidões falam por si mesmas.
5 - Recomendo o Arquivo Central do Porto, conforme o guia acima.
6 - As duas funcionam, vc precisa ver em qual vc confia mais e qual cabe no seu orçamento.
7 - o guia de documentação tem tudo explicado, siga como está lá. Só se apostila documentos estrangeiros. Não se apostila documentos portugueses para serem apresentados a uma autoridade portuguesa.
8 - Tenho basicamente três dicas:
Boa sorte
@ecoutinho
Bom dia
O senhor teria o endereço atual da conservatória do Porto? Parece que mudou. Isso procede?
Fico no aguardo
Renata Caetano
@RenataCmbc
@RenataCmbc no guia que o @ecoutinho postou, tem o endereço. Está atualizado, pode mandar pra lá.
@RenataCmbc
O Senhor está no céu 😉
O endereço no Arquivo Central do Porto (ACP) mudou em 2022, mas o guia que te passei acima está atualizado. Use o endereço que consta lá.
Enviar para:
Arquivo Central do Porto
Rua do Cunha, 404
4200-250 Porto - Portugal
esse então é o endereço correto ?