Montagem do envelope e envio dos documentos para portugal

Ola, Boa Tarde

Ja tenho todos os documentos mas tenho algumas duvidas

1- Todos os documentos enviados serão os originais ?

2 - O certificado de antecedentes criminais precisa apostilar ?

3 - tenho assento de nascimento do bisavo emitido nos moldes que diz aqui no forum, certidao reprografica do avo apostilada e com sinal publico e certidao reprografica apostilada e com sinal publico da neta que no caso é minha mae e estou fazendo o processo pra ela, antecedentes criminais dela e copia do rg dela. pergunto. a linha portuguesa é bem clara - João Mendes ( avo dela portugues ) - Antero Moura Mendes ( Pai dela brasileiro) nome de joão consta na certidao dele - Maria de Fatima ferreira Mendes ( Neta do Portugues e o nome de joão esta correto no documento dela. preciso botar mais algum documento como assento de aurelia que é esposa do portugues e certidao de casamento deles ou nao há necessidade ?

4 - preciso botar alguma coisa escrita no sentido de explicar a descendencia ?

5 - qual local devo enviar sendo esse um processo de atribuição para neto ? lisboa ou Porto ?

6 - qual melhor empresa para enviar ? tenho proximo a mim Correios e Fedex

7 - Alem das certidoes de cartorio brasileiro do filho e da neta do portugues, rg da neta e antecedentes criminais, mais algum documento precisa ser apostilado ? os documentos emitidos por portugual precisam ser apostilados ?

8 - casa tenham mais alguma dica, sera bem vinda

Obrigado!!!!

Comentários

  • @Rodrigomg10


    1 - Certidões apenas as originais, emitidas por cópia reprográfica e apostiladas. Não mande cópias autenticadas pq serão recusadas e seu processo terá uma exigência e no limite será indeferido.

    2 - Nao

    3 - Siga o guia abaixo. Não mande nenhum documento a mais, nenhum a menos.

    Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

    4 - Não. As certidões falam por si mesmas.

    5 - Recomendo o Arquivo Central do Porto, conforme o guia acima.

    6 - As duas funcionam, vc precisa ver em qual vc confia mais e qual cabe no seu orçamento.

    7 - o guia de documentação tem tudo explicado, siga como está lá. Só se apostila documentos estrangeiros. Não se apostila documentos portugueses para serem apresentados a uma autoridade portuguesa.

    8 - Tenho basicamente três dicas:

    • Mande os documentos necessários, mas apenas os necessários, nada a mais. Documentos a mais atrapalham pois eles serão analisados e qualquer detalhe que gere dúvida pode se transformar numa exigência e um transtorno desbecessário.
    • O atestado de antecedentes criminais é emitido gratuitamente no site da PF e sai na hora. É um documento de validade curta (90 dias) e precisa chegar dentro da validade. Só emita esse documento no último dia antes de enviar o envelope, assim vc garante que ele vai ter toda a validade para chegar na conservatória com folga.
    • Antes de fechar o e velope para envio escaneie tudo que for mandar, frente e verso, e guarde para consultar caso precise. Caso receba uma exigência essa é a única forma de saber exatamente o que está “na mão” do conservador.

    Boa sorte

  • @ecoutinho

    Bom dia

    O senhor teria o endereço atual da conservatória do Porto? Parece que mudou. Isso procede?

    Fico no aguardo

    Renata Caetano

    @RenataCmbc

  • @RenataCmbc no guia que o @ecoutinho postou, tem o endereço. Está atualizado, pode mandar pra lá.

  • editado January 31

    @RenataCmbc

    O Senhor está no céu 😉

    O endereço no Arquivo Central do Porto (ACP) mudou em 2022, mas o guia que te passei acima está atualizado. Use o endereço que consta lá.

  • Enviar para:

    Arquivo Central do Porto 

    Rua do Cunha, 404

    4200-250 Porto - Portugal

    esse então é o endereço correto ?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.