duvidas :envio de documentação , neta de filha de portugues

boa noite. Eu e minha esposa estamos tirando a cidadania dela como neta e tenho algumas duvidas .

ainda é valido enviar a documentação para porto sendo processo de neto ? ou atualmente somente lisboa ? vamos mandar pela dhl.

a avó dela era brasileira e tirou como filha de portugues , temos a certidao dela que foi enviada ao brasil quando a cidadania saiu em 2011, com o assento de nascimento ,nome dos pais dela e avós. enviaremos uma copia simples da mesma como descrito no formulario 1d. precisamos enviar algo a mais do que o formulario solicita nesse caso ?

caso precisem de mais informações para conseguirem nos ajudar , me avisem por favor . muito obrigado !

Comentários

• editado January 28

@migueloliveira

Eu e minha esposa estamos tirando a cidadania dela como neta e tenho algumas duvidas .

Sua sogra é viva? Caso seja, recomendo fortemente que reconsiderem e façam dois pedidos de filhas de português (primeiro sua sogra e depois de sua esposa). É muito mais rápido e simples que um processo de neto (neto leva uns cinco anos, 2 processos de filho em sequencia deve levar uns dois anos e meio).

ainda é valido enviar a documentação para porto sendo processo de neto ? ou atualmente somente lisboa ? vamos mandar pela dhl.

Sim, pode mandar para o ACP (Porto). Tanto faz se DHL ou correio, use o que vc achar mais adequado. Se for usar os correios faça com rastreamento e confirmação de entrega.

a avó dela era brasileira e tirou como filha de portugues , temos a certidao dela que foi enviada ao brasil quando a cidadania saiu em 2011, com o assento de nascimento ,nome dos pais dela e avós. enviaremos uma copia simples da mesma como descrito no formulario 1d. precisamos enviar algo a mais do que o formulario solicita nesse caso ?

As instruções do formulário são incompletas e desatualizadas. Use as apenas para tirar dúvida sobre como preencher algum campo que tenha dúvida. O guia de documentos abaixo está atualizado e tem as orientações sobre como montar o processo e endereço atualizado de onde mandar. Estou incluindo o guia para filhos também caso resolva seguir o que te recomendei e fazer o processo de sua sogra como filha e depois de sua esposa. Caso sua sogra seja viva, recomendo fortemente que conversem com ela e considerem solicitar a cidadania dela antes. Vai tornar a vida de vocês muito mais fácil.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

• @ecoutinho muito obrigado pelas respostas . Vamos tirar como neta pois ja pagamos a taxa e autenticamos o 1d no cartorio . Surgiu uma dúvida nos documentos da mãe dela , poderia me ajudar por favor .

Durante a solicitação da certidão de nascimento da mãe da minha esposa, foi identificado um erro no sobrenome da bisavó da minha esposa no livro de registro escrito como COPELO em vez de COPELLI , mas na certidão da avó da minha esposa enviada de portugal , consta corretamente. Como temos que proceguir ?

Mais uma vez , muito obrigado pela ajuda !

• @ecoutinho mais uma dúvida

Olhando os documentos aqui. Na copia do registro de nascimento da minha sogra , o nome da mãe dela esta o de casada , mas na certidão de nascimento enviada de Portugal, consta o nome de solteira ja que foi usado a certidão de nascimento e nao a de casamento . Como podemos proceguir nesse caso tambem ?

Muito obrigado!

• editado January 29

@migueloliveira

Vamos tirar como neta pois ja pagamos a taxa e autenticamos o 1d no cartorio . Surgiu uma dúvida nos documentos da mãe dela , poderia me ajudar por favor .

Isso não é um problema... basta mandar um email para o IRN que eles trocam o formulário, o valor é o mesmo (175 euros) então não tem diferença para pagar ao fazer a troca. A autenticação vc realmente perde, mas essa custa uns R$10.... Pense bem pq a diferença no prazo é muito grande e a tendência é piorar. Se tiverem outros processos que serão feitos na sequencia da sua esposa (seu como cônjuge e dos seus filhos, caso tenham), a coisa vira uma bola de neve e pode passar facilmente dos 10 anos até o último processo estar concluído.

Durante a solicitação da certidão de nascimento da mãe da minha esposa, foi identificado um erro no sobrenome da bisavó da minha esposa no livro de registro escrito como COPELO em vez de COPELLI , mas na certidão da avó da minha esposa enviada de portugal , consta corretamente. Como temos que proceguir ?

Em teoria deveria retificar para ficar igual ao que consta nos documentos portugueses, que são os mais antigos, mas se a única diferença for essa eu mandaria como está pois tem uma chance grande de passar sem problema algum. Se pedirem para corrigir, vc retifica e o processo segue.

o nome da mãe dela esta o de casada , mas na certidão de nascimento enviada de Portugal, consta o nome de solteira ja que foi usado a certidão de nascimento e nao a de casamento . Como podemos proceguir nesse caso tambem ?

O nome de solteira vs o nome de casada não é o maior problema. O que vc precisa realmente verificar é quem consta como declarante do nascimento da sua sogra, o ano em que ela nasceu e quanto tempo após o nascimento ela foi registrada.... A depender dessas informações pode ser necessário transcrever o casamento dos avós de sua esposa para que sua sogra seja perfilhada (reconhecida legalmente em Portugal como filha da portuguesa).

• @ecoutinho muito obrigado mesmo . Desculpa escrever tanto , mas tento fornecer o máximo de detalhes .

Vamos tirar somente a cidadania dela e manter a 1d pois estamos apertados com diversas obrigações , mas obrigado pelo alerta. Quem registrou a minha sogra foi o pai, uma semana após nascer em 1964.

Vamos realizar a transcrição de casamento dos avós da minha esposa por conta desse detalhe do nome de casada na certidão da minha sogra e o nome de solteira na certidão enviada de portugal, alem do que voce mencionou sobre perfilhada . Aqui existe um guia sobre transcrição de casamento ne ?

Na certidão que veio de portugal da avó da minha esposa, o nome de casada da bisavó da minha esposa consta somente com o sobrenome português de casada 'da Ascenção ' . Já na cópia reprográfica da certidão da minha sogra, consta tanto o sobrenome português quanto o de nascimento ' copelo da Ascenção ' (com erro ortográfico , seria copelli como mencionei antes ).

A avó da minha esposa tirou a cidadania pelo pai que era o português (o qual os dados estão corretos em ambas as certidões), e não pela mãe, que era brasileira.

Precisa fazer alguma alteração ? ou o que importa é somente a parte do pai da avó da minha esposa que era o português ?

• editado January 30

@migueloliveira

Vamos tirar somente a cidadania dela e manter a 1d pois estamos apertados com diversas obrigações , mas obrigado pelo alerta.

Desculpe a insistência, e posso fazer sem preocupação pois não sou um assessor tentando vender um processo a mais, mas realmente acho que vai se arrepender. Você não precisará fazer nenhum gasto extra agora, você manda o processo 1c da sua sogra como filha agora e só precisará ter gastos com o processo de filha de sua esposa daqui 1 ano, depois que sair a nacionalidade de sua sogra. Será um gasto adicional de 175 euros (+ ou - R$1.200) que só será feito daqui a um ano, mas que vai reduzir pela metade (2 anos contra quase 5 anos) o prazo para sua esposa se tornar portuguesa. Dê uma conferida no tópico abaixo onde pessoas que estão com processos de neto em andamento relatam os tempos para ter uma idéia de pq acho uma má idéia fazer um processo de neto, quando se tem a possibilidade de fazer dois de filho.

Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

Obviamente a decisão é de vcs, mas se estivesse fazendo para mim eu não pensaria duas vezes, mesmo considerando que sim, ao longo dos dois anos o gasto será maior.

Quem registrou a minha sogra foi o pai, uma semana após nascer em 1964.

Como ela nasceu antes de 1978 é preciso fazer a transcrição do casamento dos pais da sua sogra para que ela seja perfilhada (reconhecida como filha da portuguesa). O melhor lugar para fazer é o consulado do RJ, geralmente fica pronto em 1 mês e tem uma taxa de 120 euros mais as certidões necessárias. Pode fazer em paralelo: manda o pedido de nacionalidade da sua esposa ou da sua sogra, dependendo do caminho que for seguir e ao mesmo tempo dá entrada na transcrição. Quando o conservador for avaliar o pedido o casamento estará transcrito no sistema.

Aqui existe um guia sobre transcrição de casamento ne ?

Não. Cada lugar tem um procedimento e um conjunto de documentos ligeiramente diferente, por isso não é prático ter um guia. Vá no site do consulado do RJ e pegue as informações diretamente lá. Essa é uma das poucas coisas que valem a pena fazer via consulado.

Precisa fazer alguma alteração ? ou o que importa é somente a parte do pai da avó da minha esposa que era o português ?

Vai depender um pouco do conservador que for analisar o caso, mas sinceramente acho que a chance de isso causar problema é mínima, tanto que sua sogra obteve nacionalidade mesmo com isso. Eu deixaria como está e só mexeria se o conservador pedisse via exigência.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.