Dúvidas Básicas - Formulário 1C e 3

Bom Dia.

Estou dando entrada no meu processo de nacionalidade (casado com Portuguesa há mais de 6 anos) e da nossa filha (menor de idade)

Já averbamos o casamento em Portugal.

Algumas dúvidas:

1) No formulário 1C (para filha) e no formulário 3 o CEP não cabe nos caracteres. Posso preencher no computador e colocar o digito faltante por fora EM CANETA mesmo?

2) Imprimi o assento de nascimento da minha esposa no Civil Online. Preciso preencher o número do assento no quadro 2?

3) No formulário para aquisição da minha nacionalidade (casamento) tem a questão de ligação efetiva com a comunidade portuguesa. Posso simplesmente colocar não e seguir o processo já que sou casado há mais de seis anos com minha esposa ou vocês me aconselhariam a colocar SIM e anexar uma cópia do processo de entrada da nacionalidade da minha filha? Seria melhor ter a nacionalidade dela concluída antes de dar entrada na minha?

4) Os formulários mesmo preenchidos pelo computador, posso datar a caneta no cartório mesmo, certo?

5) Me aconselham enviar os dois processos juntos para ACP PORTO (mesmo sabendo que enviarão o meu para Lisboa) ou melhor enviar o meu para LISBOA e da minha filha para o PORTO separadamente?

6) Vi em um Fórum que seria interessante apostilar o documento português (CC Passaporte) da minha esposa. Gostaria apenas de confirmar que não seria necessário.

Me desculpem as perguntas.

Gostaria apenas que tudo desse certo.

Abs.

Comentários

• 1- Eu sempre coloquei um número a mais no computador mesmo. Não colocaria à caneta, acho que o conservador pode encrencar, mas nunca vi nenhum relato.

2- Se mandar uma via do assento não precisa preencher nada nesse campo.

3- Marque SIM. O casamento já e a prova da ligação.

4- Sim.

5- Pode fazer das duas formas.

6- Isso é questionável. Teoricamente não precisa por ser um documento português, mas já li relatos que pediram...

• Muito obrigado @SergioM .

Apenas mais uma pergunta. Na relação de documentos para envio da minha nacionalidade (conjugue) pede para anexar a "Certidão de registro de Casamento".

Pelo que vi no fórum seria cópia simples da averbação do casamento em Portugal, certo?

Ou precisaria enviar uma cópia da Certidão de casamento Brasileira tambem?

Muito obrigado.

• @PVPINGUEIRO

No formulário 1C (para filha) e no formulário 3 o CEP não cabe nos caracteres. Posso preencher no computador e colocar o digito faltante por fora EM CANETA mesmo?

Se o formulário foi preenchido no computador, o preenchimento do digito adicional do CEP à caneta pode ser entendido como adulteração do documento. Ou faz todo à caneta, ou todo no computador.

Imprimi o assento de nascimento da minha esposa no Civil Online. Preciso preencher o número do assento no quadro 2?

Não.

No formulário para aquisição da minha nacionalidade (casamento) tem a questão de ligação efetiva com a comunidade portuguesa. Posso simplesmente colocar não e seguir o processo já que sou casado há mais de seis anos com minha esposa ou vocês me aconselhariam a colocar SIM e anexar uma cópia do processo de entrada da nacionalidade da minha filha? Seria melhor ter a nacionalidade dela concluída antes de dar entrada na minha?

6 anos de casamento já preenche o requisito, não envie coisas que não são pedidas.

Os formulários mesmo preenchidos pelo computador, posso datar a caneta no cartório mesmo, certo?

Sim, data e assinatura, à mão, no cartório, para reconhecimento por autenticidade.

Me aconselham enviar os dois processos juntos para ACP PORTO (mesmo sabendo que enviarão o meu para Lisboa) ou melhor enviar o meu para LISBOA e da minha filha para o PORTO separadamente?

Como você quiser. Sabendo como as coisas andam enroladas por lá, eu enviaria cada processo pro seu lugar devido...

Vi em um Fórum que seria interessante apostilar o documento português (CC Passaporte) da minha esposa. Gostaria apenas de confirmar que não seria necessário.

Documento português não precisa apostilar.

• Olá @eduardo_augusto .

muito obrigado pelas informações!

Apenas mais uma pergunta. Na relação de documentos para envio da minha nacionalidade (conjugue) pede para anexar a "Certidão de registro de Casamento".

Pelo que vi no fórum seria cópia simples da averbação do casamento em Portugal, certo?

Muito obrigado.

• @PVPINGUEIRO

Correto.

"Para Portugal", no contexto de um processo de cidadania como cônjuge, a certidão de casamento brasileira é apenas um papel. O que interessa é a certidão portuguesa.

• @ecoutinho Aproveitando a dúvida do colega, você saberia me informar se posso enviar um único envelope via DHL com dois pedidos de nacionalidade -meu e do meu irmão- dentro? Vou colocar dentro desse maior os dois envelopes com minha solicitação e a dele separadas, mas queria enviar em um único pacote para economizar com o custo do DHL.

p.s.: dei entrada na nacionalidade do meu pai com ajuda de vocês aqui do Fórum e saiu o assento dele agora em dezembro! Inclusive você foi um dos que responderam as dúvidas iniciais que eu tive com o processo dele, muitíssimo obrigada!!!

• @_giovannagabriela

você saberia me informar se posso enviar um único envelope via DHL com dois pedidos de nacionalidade -meu e do meu irmão- dentro?

Pode sem problemas. Eu mesmo já fiz isso.

dei entrada na nacionalidade do meu pai com ajuda de vocês aqui do Fórum e saiu o assento dele agora em dezembro! Inclusive você foi um dos que responderam as dúvidas iniciais que eu tive com o processo dele, muitíssimo obrigada!!!

Fico feliz em saber!!! Parabéns pela conquista!

• Boa tarde. Estou com dúvidas quanto ao preenchimento 1D - menor de idade

1- Li aqui que se preencher o formulário no computador, não se deve colocar o digito faltante à caneta. Porém no computador não consigo digitar fora dos campos e falta um para o CEP.

2- Em localidade devo colocar bairro também (bairro, cidade, sigla estado)?

3- O documento de identificação é apenas o do menor? Dos pais não é necessário?

4- Menor não precisa de antecedentes criminais né? (desculpe a ignorância rs)

Obrigada!

• @Regiani Scharlack

1- normalmente dá pra incluir um texto livre com o número faltante e colocar ao lado do campo do CEP.

2- eu coloquei rua, número e bairro no campo "residência atual" e cidade / estado no campo "localidade"

3- no formulário, o documento é do menor se ele tiver 14 anos ou mais, se tiver menos que isso deixe em branco. Lembrando que tem que enviar cópia autenticada e apostilada do documento de ambos os pais.

4- abaixo de 16 anos não, se tiver 16 ou 17 precisa.

• editado January 27

Obrigada pelas respostas @SergioM , porém eu de fato não consigo digitar nada fora dos quadradinhos do CEP :/ . Existe alguma configuração para eu conseguir? Caso contrário acho que terei que desistir do preenchimento digitado.

• Não sei qual o app que você está usando para preencher, mas geralmente tem um ícone que permite criar uma caixa de texto flutuante, que pode ser movida para qualquer lugar do documento. No editor do Ofice 365 o ícone é uma letra "T".

• Valeu a dica @SergioM

• Boa tarde!

Quanto a impressão do formulário, das 4 páginas, qual o critério tem sido adotado e aceito?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.