Cópia de Passaporte - Netos menores

Bom dia pessoal, todos bem?

Podem me tirar uma dúvida? Estou reunindo a documentação dos meus filhos de 8 e 4 anos para já enviar o processo de atribuição 1D (Netos), já que a análise dos processos está se não me engano em 10 ou 11/2025.

A minha dúvida é: No formulário eu preenchi o passaporte deles, por ser o único documento que já emiti, mas é necessário enviar a cópia autenticada e apostilada dos passaportes deles?? Já que tenho que enviar a cópia do meu RG apostilado e da minha esposa também apostilado, assim como reconhecimento de nossas assinaturas nos formulários. Perguntei ao chat GPT e lá disse que não precisa, mas não confio muito em IA. E olha que trabalho com TI...

Obrigado pessoal!

Comentários

• Eles só pedem documento de identificação de requerentes acima de 14 anos. Nessas idades, só os documentos dos pais mesmo.

• editado January 19

@Marcosag

Também trabalho com TI e também não confio em Gen.IA (não para me aconselhar no que quer que seja. Se consultar com IA é como bater papo com um papagaio achando que, só pq ele reproduz o som das palavras, o que ele diz é para ser levado a sério).

Sobre sua pergunta: Precisa apenas se o menor tiver mais que 14 anos. Como os seus têm 8 e 4 anos basta os documentos de identificação do pai e da mãe. Siga o guia abaixo, lá tem todo caminho das pedras (inclusive sua pergunta está respondida lá).

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Menores Formulário 1D

Por último: tem certeza que quer mandar o processo deles como netos? Eu esperaria sair a cidadania do pai/mãe para mandar os pedidos como filhos. É muito mais simples e seguro.

• editado January 20

@ecoutinho e @SergioM, obrigado pelo esclarecimento!

Vou seguir o conselho e a ideia do @SergioM, que viu na tabela que os processos de netos estão já sendo analisados no Porto com datas bem próximas.

Mandei o meu processo de filho em Dezembro último e parece que também já está próximo de iniciar a avaliação.

Na planilha, vimos dois processos de netos menores que foram concluídos em poucos dias, por isso o @SergioM arriscou mandar os processos de seus filhos como netos e também tô fazendo desta forma. Até terminar o meu e mandar os deles, já ganho uns meses de espera...

• @Marcosag

Mandei o meu processo de filho em Dezembro último e parece que também já está próximo de iniciar a avaliação.

Obviamente o processo é seu, mas não acha que é correr um risco desnecessário mandar o dos filhos como neto? Supondo que você enviou a documentação correta, seu processo de filho deve concluir em poucas semanas. Eu aguardaria, mas a decisão obviamente é sua.

• @ecoutinho, qual risco você vê em mandar os processos como netos menores?

• @SergioM

São mais documentos envolvidos, há requisitos adicionais que não existem para filhos, o que significa que são mais coisas para serem analisadas e que podem dar errado.

Um processo de filho é muito mais simples, seguro e direto: a filiação está estabelecida com o português na menoridade?! Se sim o processo é aprovado, não tem o que analisar ou discutir, e na prática, só de assinar o formulário como pai do menor o português ou a portuguesa já estão perfilhando o filho. Justamente por isso é um processo que geralmente é rápido.

• Entendo, mas no caso de menores de 16 anos nascidos no Brasil essas exigências acabam não se aplicando. Além disso, os processos de filho estão aumentando o tempo, inclusive os de filhos menores e acho que a tendência é aumentar cada vez mais, então se os prazos para netos menores realmente forem curtos, ainda acho que vale o custo extra.

• @SergioM, Já teve alguma novidade nos processos de seus filhos?

@ecoutinho, eu mandei o meu de filho em Dezembro de 2025, acha que pode ser rápido após iniciarem a análise?

Mesmo a tabela dizendo que estão analisando processos recebidos na segunda quinzena de Novembro de 2025, estou me preparando psicologicamente pra aguardar um ano...

Enviando os processos dos meus pequenos como neto, tenho ainda uma certa esperança de sair rápido por serem menores, mas não sei se tem fundamento, é mais esperança mesmo, até por termos visto que houveram dois processos de netos menores na planilha que saíram rápido:

• editado January 21

@Marcosag

Mesmo a tabela dizendo que estão analisando processos recebidos na segunda quinzena de Novembro de 2025, estou me preparando psicologicamente pra aguardar um ano...

Eu entendi errado, me desculpe. Quando no seu post anterior você disse que enviou em "Dezembro último" eu entendi que era Dez/2024, erro meu. Se vc enviou seu processo em Dez/2025, a expectativa é que ele seja analisado e aprovado entre novembro/26 a Jan/27.

Não acredito que o prazo desses processos "exploda" pois são de análise muito simples e não depende de nenhuma checagem externa ao IRN. Se a documentação estiver em ordem, no momento que vai para a análise do conservador é aprovado e o assento lavrado via sistema.

De qualquer forma, eu continuo achando que o "atalho" de enviar o processo dos seus filhos como 1d (netos) em paralelo ao seu envolve algum risco com a documentação e prazos, mas isso é apenas meu ponto de vista. Tem bastante gente que pensa diferente, como o @SergioM por exemplo. Não tenho dados para confirmar nem descartar que esse seja um bom caminho e nessa situação eu tendo a ser mais conservador e ir pelo caminho conhecido. Como dizia minha avó: cada cabeça uma sentença. 😁

Tenho visto casos recentemente de pessoas tentando esse caminho e tenho uma prima com processo 1c em andamento que disse que ia fazer o mesmo para os filhos (não sei se já fez e nem se está dando certo, quando tiver notícias compartilho por aqui).

• @Marcosag, ainda não. Vão completar 2 meses no final da semana que vem ainda.

Quanto ao tempo dos processos aumentarem, não acho que o problema seja a complexidade ou mesmo as consultas externas, o problema é o aumento do número de processos mesmo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.