Atribuição para filhos menores de 18 anos

Olá. Obtive minha atribuição hoje. Estou muito feliz e agradeço muito às pessoas que colobaram com este fórum.

Agora, quero dar entrada no pedidod e atribuição para minha filha, menor de 18 ano.

Fiquei com dúvidas a respeito de qual formulário usar. É o formulario 1C mesmo?

Nesse caso, devo só imprimir o formulário sem o pagamento da taxa?

No site do consulado do Rio de Janeiro diz que o pedido referente a filhos menores de 18 exige q8e o cartão cidadão do progenitor esteja atualizado. Como eu ainda não fiz, isso seria um empecilho. Mas, no site do IRN não exige esse documento. Qual informação devo considerar?

Comentários

• Primeira regra dos processos de nacionalidade portuguesa: ignore solenemente o que os consulados dizem.

É só seguir o guia do fórum que não tem erro:

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C

• Obrigado Sérgio.

E quanto ao formulário 1C, basta imprimir aquele modelo PDF e preencher, sem pagamento de nenhuma taxa mesmo?

• Sim, isso mesmo.

• Olá @SergioM e @Admin e membros do fórum!

Sergio me respondeu no fórum sobre a NÃO necessidade de transcrição de casamento da minha irmã ( viúva) para atribuição de nacionalidade através do formulário 1c para menores de 18 anos.

foi o marido (falecido em 2012) declarante nos registros dos filhos em cartório em 2009 e em 2012.

No formulário só terá a assinatura da mãe , certo!

Me corrijam se estiver faltando algum documento!

1- certidão nascimento inteiro teor por cópia reprográfica dos filhos apostiladas.

2- Copia assento português da mãe

3- RG minha sobrinha 16 anos apostilada

4- meu sobrinho 13 anos ( faz 14 anos em junho) não precisa do RG, certo?

5 Rg da minha irmã apostilado ( na época que fiz dos meus filhos solicitaram apenas a cópia autenticada do RG, o processo chegou até a fase 5 ou 6 na época, ( caiu em exigência , tive que enviar a cópia autenticada e apostila do RG meu e da minha esposa )

6- formulário 1c menores preenchido, assinado na presença do oficial do cartório e autenticado ( não precisa apostilar por ser um documento português, certo?)

7- Precisa enviar a certidão de óbito apostilada do pai das crianças?

8- Certidão de casamento não precisa? Não foi feito nem a transcrição de casamento e nem de óbito!

Os portugueses avaliam cada processo de um jeito, Se for mais garantido fazer a transcrição antes, nós fazemos. Fazer sem a transcrição agora, seria mais pela economia.

Agradeco desde Já

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.