Documentação para cidadania Portuguesa

Estou dando entrada na cidadania portuguesa da minha mãe, ela sendo filha de Portuguesa ( obs.: a mãe dela não era casada, e a mesma que a registrou). Minha mãe casou no Brasil com meu pai, gostaria de saber se pra tirar a cidadania dela preciso enviar a certidão de casamento dela em inteiro teor e apostilada, pois a sua identidade dela está com nome de casada, ou envio a certidão de casamento normal? Outra dúvida seria se já peço a transcrição de casamento dela com meu pai ou só depois da cidadania dela sair?

Obrigada

Renata Monteiro

Comentários

  • @RenataGM


    Minha mãe casou no Brasil com meu pai, gostaria de saber se pra tirar a cidadania dela preciso enviar a certidão de casamento dela em inteiro teor e apostilada, pois a sua identidade dela está com nome de casada, ou envio a certidão de casamento normal?

    Não há uma regra oficial do IRN. A recomendação que sempre vejo é: inteiro teor, apostilada. Pode ser a digitada ou a reprográfica.


    Outra dúvida seria se já peço a transcrição de casamento dela com meu pai ou só depois da cidadania dela sair?

    Ela não é portuguesa, portanto não há o que transcrever. Só se transcreve quando pelo menos um dos conjuges é portugues. Obviamente, se o marido dela for portugues, aí pode trancrever, mas nao vejo nenhuma vantagem em fazer isso agora.

  • @eduardo_augusto

    Obrigada pelas explicações. Só mais uma pergunta para ficar claro em relação a documentação que envio pra tirar a cidadania dela. Eu preciso então enviar a certidão de casamento dela agora para dar entrada na cidadania dela?

  • @RenataGM ,


    Sim, pois é o que vai evidenciar a mudança do "nome de solteira" para o "nome de casada".

  • Uma dúvida, quando o documento é português, como o cartão cidadão, e estou enviando a xerox aqui do Brasil, precisa reconhecer a autenticidade da cópia, ou só mandar a xerox simples?

  • @texaslady @MalloneBarros Alguém sabe tirar minha dúvida?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.