Prova de vida
Bom dia, pessoal.
De acordo com a planilha de acompanhamento, o processo 1C de minha avó, de 83 anos esta prestes a ser analisado. Vale a pena nos anteciparmos e encaminharmos uma prova de vida como documentação complementar antes mesmo dessa exigência (que é provável)?
Acompanhando a planilha, notei que o @Roberto238 possuía um caso semelhante, procedeu com esse método, e tudo correu bem, sem exigência alguma.
Há algum procedimento específico para envio de documentação complementar?
Obrigado!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@LeoMuniz
Se tem a possibilidade de mandar elementos de prova, mande... eu mandei até o registro do navio que meu bisavô veio
@LeoMuniz
Prova de vida se faz apenas se o conservador pedir.
@marcelloamr
Documentos a mais em geral têm mais chances de atrapalhar do que ajudar pois podem introduzir pequenas inconsistências e dúvidas no conservador que sem eles passaria batido. Por dúvida na cabeça do conservador, leia exigência.
No exemplo que vc deu, não tenho o contexto do caso, mas não consigo ver que elemento de prova um registro de navio poderia trazer ao processo. Não é um documento exigido e nem prova um dos requisitos que a lei pede (ser filho ou neto de um português originário e o filho do português ter sido perfilhado na menoridade).
@LeoMuniz não adianta mandar agora,pois se pedirem terá que mandar de novo.
Outra coisa não mande nada a mais,aqui eles são extremamente complicados,TUDO pode ser um fator de problemas.
@LeoMuniz Só agora vi que você marcou meu nome. No meu caso, estava torcendo para não exigirem nada.
Tiramos nova via da identidade e os documentos também eram recentes. Inclusive, o requerimento que enviei pedindo pra adicionar a prova de vida ao processo em andamento, foi com assinatura presencial e reconhecimento em firma. Mas mesmo assim eu corri um risco, achei que iam pedir algo, por sorte deu certo.
Li de pessoas aqui no fórum, que mesmo enviando prova de vida no início do processo, toda documentação atualizada e tirada há menos de 1 ano, uma nova via de identidade antes do processo, etc. O conservador exigiu outra prova de vida para comprovação. Creio que depende de quem analisa, mas alguns recomendam enviar prova de vida no início, mas não é garantido.