Transcrição Casamento Consulado Geral de São Paulo

Olá, boa noite.

Meu marido e filhos têm cidadania portuguesa. Em março/25 enviamos para o consulado de São Paulo, a documentação para a transcrição do nosso casamento e o comprovante de pagamento da taxa. Mas até agora não tem averbação no assento do meu marido.

Não sei o que fazer. Será que não receberam meus documentos, ou teve algum problema na documentação? ou ainda não deu tempo para fazerem a transcrição?

Como posso ficar sabendo? Existe algum email para onde posso mandar um questionamento para eles?

Alguém consegue me dar uma dica? Desde já agradeço

Comentários

• @tatiana

Infelizmente você mandou para SP capital, um dos lugares lentos para fazer transcrição. Não sei o prazo atual, mas era uns 8 meses.

Santos é mais rápido que SP capital e Rio de Janeiro muito melhor ainda.

Não conheço maneira de acompanhamento de transcrição.

Dica: evite o consulado de SP capital para tudo que puder pela lerdeza; só o utilize para fazer Cartão de Cidadão ou passaporte.

• @tatiana , teve algum retorno? Estou na mesma, enviei próxima a você e nada por enquanto... não respondem e-mail. Obrigada

• Olá, @tatiana . Eu sou novo aqui e queria participar. Enviei os documentos dos meus avós no mês passado ao consulado de São Paulo e não tive nenhum retorno. Enviei e-mails e não tive resposta. Tentei ligar porém atendeu um robô. Hoje preenchi um formulário reclamação, sugestão e etc no site do consulado e consegui uma resposta confirmando o recebimento dos meus documentos, informando o prazo de 5 meses para a conclusão da transcrição e um e-mail de contato.

• Enviei os documentos dos meus pais no dia 29/09 para o consulado de São Paulo. Não recebi nenhuma confirmação de recebimento, não consigo acompanhar o processo e não tenho respostas aos e-mails que envio. Alguém sabe me informar para qual e-mail posso enviar mensagem? Ou algum número de telefone?

• Pessoal, boa tarde!

O processo de transcrição precisa ser feito antes de dar entrada no processo da cidadania?

• @Larissa_Jordão

Depende de quem foi o declarante do nascimento do requerente.

Se o nascimento tiver sido declarado pelo progenitor português, não é necessária a transcrição do casamento para dar entrada no processo de nacionalidade.

Caso o declarante tenha sido o progenitor estrangeiro, a transcrição do casamento é obrigatória antes de iniciar o processo.

• @Sukita1914 obrigada por responder.

Minha mãe vai dar entrada no processo como neta de português. Na certidão de nascimento da minha vó (filha do português) o declarante foi me bisavô ( o português), porém na certidão de nascimento da minha mãe (neta do português) que declarou foi meu vô (marido da minha vó).

Nesse caso vai precisar transcrever apenas o da minha mãe?

• @Larissa_Jordão, se o português tiver casado com uma portuguesa no Brasil, vai precisar transcrever o casamento deles, se não for o caso, sendo ele o declarante do nascimento no primeiro ano de vida da filha, não precisa transcrever o casamento.

Transcrição de casamento só pode ser feita quando um dos nubentes é português. Não precisa e nem tem como fazer transcrição de casamento da sua avó ou mãe.

• editado December 2025

@Larissa_Jordão

Sua pergunta foi respondida aqui:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto#latest

Colocar perguntas repetidas em vários tópicos só atrapalha o funcionamento do fórum

• @Sylvio123, você pode compartilhar o e-mail que eles forneceram? Grato.

• @Sylvio123, a transcrição dos seus avós foi concluída?

• Boa tarde, ao entrar hoje no site do consulado de São Paulo, notei que foram adicionadas as informações que constam na imagem para os processos de transcrição. Ou seja, agora existe um e-mail específico (transcricoes.saopaulo@mne.pt) para consultas desse assunto. Ciente disso, enviei um e-mail hoje cedo e obtive a resposta agora de tarde de que no momento estão sendo analisados os pedidos que entraram em setembro de 2025. Fica a dica aí para quem possa interessar.

• @woodycosta

Obrigado por compartilhar a informação.

Reforça a recomendação do fórum de evitar o consulado de SP capital para transcrição de casamento. Como se pode ver, continua nessa faixa de uns 7 meses.

O consulado do Rio ou de Santos são opções bem mais rápidas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.