Atribuição para filhos menores de 18 anos
Olá. Obtive minha atribuição hoje. Estou muito feliz e agradeço muito às pessoas que colobaram com este fórum.
Agora, quero dar entrada no pedidod e atribuição para minha filha, menor de 18 ano.
Fiquei com dúvidas a respeito de qual formulário usar. É o formulario 1C mesmo?
Nesse caso, devo só imprimir o formulário sem o pagamento da taxa?
No site do consulado do Rio de Janeiro diz que o pedido referente a filhos menores de 18 exige q8e o cartão cidadão do progenitor esteja atualizado. Como eu ainda não fiz, isso seria um empecilho. Mas, no site do IRN não exige esse documento. Qual informação devo considerar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Primeira regra dos processos de nacionalidade portuguesa: ignore solenemente o que os consulados dizem.
É só seguir o guia do fórum que não tem erro:
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C
Obrigado Sérgio.
E quanto ao formulário 1C, basta imprimir aquele modelo PDF e preencher, sem pagamento de nenhuma taxa mesmo?
Sim, isso mesmo.
Olá @SergioM e @Admin e membros do fórum!
Sergio me respondeu no fórum sobre a NÃO necessidade de transcrição de casamento da minha irmã ( viúva) para atribuição de nacionalidade através do formulário 1c para menores de 18 anos.
foi o marido (falecido em 2012) declarante nos registros dos filhos em cartório em 2009 e em 2012.
No formulário só terá a assinatura da mãe , certo!
Me corrijam se estiver faltando algum documento!
1- certidão nascimento inteiro teor por cópia reprográfica dos filhos apostiladas.
2- Copia assento português da mãe
3- RG minha sobrinha 16 anos apostilada
4- meu sobrinho 13 anos ( faz 14 anos em junho) não precisa do RG, certo?
5 Rg da minha irmã apostilado ( na época que fiz dos meus filhos solicitaram apenas a cópia autenticada do RG, o processo chegou até a fase 5 ou 6 na época, ( caiu em exigência , tive que enviar a cópia autenticada e apostila do RG meu e da minha esposa )
6- formulário 1c menores preenchido, assinado na presença do oficial do cartório e autenticado ( não precisa apostilar por ser um documento português, certo?)
7- Precisa enviar a certidão de óbito apostilada do pai das crianças?
8- Certidão de casamento não precisa? Não foi feito nem a transcrição de casamento e nem de óbito!
Os portugueses avaliam cada processo de um jeito, Se for mais garantido fazer a transcrição antes, nós fazemos. Fazer sem a transcrição agora, seria mais pela economia.
Agradeco desde Já