Finalização de procedimento para envio - conferencia.

Bom dia a todos! Poderiam verificar se está correto?

  • RG do neto: cópia colorida, autenticada e apostilada, em ótima resolução. Cédula de identidade recente e com indicação dos genitores.
  • Antecedentes criminais: impresso colorido, com a data de hoje, apostilado e em boa resolução.
  • Certidões brasileiras: todos os erros de grafia dos genitores foram corrigidos, inclusive de português. Certidão de inteiro teor digitada e apostilada; certidão reprográfica também apostilada.
  • Certidão portuguesa: emitida pela freguesia, já informatizada e com as anotações de casamento e óbito.

Hoje efetuaremos o pagamento do link do formulário do neto maior. É necessário enviar o comprovante de pagamento?

O formulário precisa ser colorido, certo? Li que ele deve ser impresso em folha frente e verso e com reconhecimento por autenticidade. É isso mesmo?

É necessário enviar outra cópia? O formulário possui apenas duas páginas? ou 3?

Vocês acham melhor enviar o processo de neto maior para Lisboa ou Porto? Alguém poderia compartilhar o endereço?

Acreditam que está tudo certo? Falta alguma coisa? Enviaremos por DHL.

Comentários

  • editado December 2025

    Já tem coisa até sobrando aí! 🤣

    Antecedentes criminais não precisava apostilar.

    Certidões brasileiras tem que ser reprográfica e apostilada. Só envie as digitadas se a reprográfica estiver ilegível (manchadas, rasgada... letra difícil não é problema) e se for enviar, leia e releia até ter certeza que não tem nenhum erro de digitação, porque se enviar eles vão ler e se tiver algum erro pode cair em exigência de bobeira. Você disse que corrigiu "erros de grafia", então pode ser que chame a atenção deles e passem um pente fino mais rígido.

    O comprovante do pagamento estará no cabeçalho do formulário, imprima em 2 folhas frente e verso, colorido e reconheça assinatura por autenticidade (presencial no cartório).

    Mande para o Porto, tem o endereço no guia do fórum.

    Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

  • Obrigado pelo envio. O documento está um pouco ilegível; realmente é difícil, pois se trata de um cartório de cidade pequena e antigo. Por isso estamos encaminhando dessa forma. Fizemos um pente-fino e está tudo de acordo com o que foi digitado a partir da reprográfica. Havia inconsistências entre os nomes em português e no Brasil, além da falta de averbação do casamento. Fizemos o alinhamento necessário para corrigir esses erros e evitar problemas.

    Quanto ao formulário: eu imprimo duas vias, reconheço firma nas duas folhas e envio as duas juntas, correto?

  • editado December 2025

    @juliansilva

    O documento está um pouco ilegível; realmente é difícil, pois se trata de um cartório de cidade pequena e antigo.

    A menos que a certidão esteja danificada, faltando pedaços etc eu não mandaria a digitada. Abaixo mostro um trecho da certidão de nascimento da filha do português (minha avó). Legibilidade ruim, certidão de 1923, portanto mais de 100 anos atrás, de uma cidade no interior de MG com 10.000 habitantes (naquela época deveria ter 1000), mesmo assim foi só isso que enviamos e tem meia dúzia de portugueses na minha família descendentes dela. Não tente mandar coisas a mais para facilitar a vida do conservador, eles são treinados para ler esse tipo de documento e fazem isso o dia inteiro. Não há necessidade, não ajuda e pode introduzir risco no processo. Não tente tirar nota 11 numa prova de nota máxima 10.



    Quanto ao formulário: eu imprimo duas vias, reconheço firma nas duas folhas e envio as duas juntas, correto?

    A resposta está no guia de documentos que o @SergioM compartilhou acima. Siga exatamente como está lá.

  • Uma via só mesmo. O formulário tem 4 páginas, a primeira com o comprovante de pagamento no cabeçalho, a 2a no verso, a 3a que é onde ficará a assinatura no alto (tem 2 espaços, basta assinar o primeiro) e a 4a no verso com o restante das instruções. Uma via, 4 páginas, 2 folhas frente e verso.

  • juliansilvajuliansilva Member
    editado December 2025

    Perfeito estamos assinando o de cima e mandando reconhecer presencial no cartorio =D

  • @juliansilva

    Vc tem que levar no cartório sem assinar e assinar na frente do funcionário do cartório

  • @ecoutinho, essa é um instrução aqui que sempre achei muito curiosa. Não sei se em outros estados existe essa necessidade de assinar na frente do funcionário, mas no RJ pelo menos não precisa, basta a pessoa estar presente e pedir para reconhecer por autenticidade.

  • editado December 2025

    @SergioM

    Diria a vc que isso é uma "falta de rigor ou formalismo" dos cartórios do RJ, para não dizer que é esculhambação, que apesar de parecer inofensiva, pode causar problemas no futuro. No reconhecimento de assinatura por autenticidade eles (IRN) esperam que a assinatura seja feita na frente da pessoa que tem fé pública. Os cartórios em que já usei esse serviço (SP e MG) só aceitam se o documento for assinado presencialmente, semelhante a uma venda de carro ou apartamento (quando feito com assinatura física, claro).

    Veja o que está escrito nas instruções do Quadro 6 do formulário:

    2. O reconhecimento presencial da assinatura pode ser feito:

    - perante funcionário do serviço com competência para receber o impresso;

    - em Cartório Notarial ou Conservatórias do registo português

    No site da OA (Ordem dos Advogados Portugueses), por exemplo, tem a minuta to termo de reconhecimento de assinatura feita por advogado português. Veja abaixo o que eles esperam de um reconhecimento de assinatura (destacado). A pessoa que reconhece a assinatura precisa se responsabilizar que o documento foi assinado na frente dela e que ela conferiu a identidade e quem assinou realmente é o "dono da assinatura".



    https://portal.oa.pt/media/119949/reconhecimento-de-assinatura-com-poderes-para-o-acto-modelo.pdf

    É o tipo de coisa que se um dia aparecer uma fraude ou problema mais sério e na investigação o cartório alegar que o erro foi por que a pessoa levou o documento já assinado e não assinou na frente do funcionário, corre-se o risco de o IRN "perder a confiança" e passarem a exigir que seja assinado apenas na frente de um oficial português, ou seja, num consulado. Foi exatamente assim que passaram a recusar certidões digitadas e exigir as reprográficas: perderam a confiança no cartório emitindo uma certidão dizendo: "Aqui tem um livro sob minha guarda com o registro de nascimento do Joãozinho, filho do português Manoel e lá está escrito ABC" e passaram a pedir uma foto da página do livro para garantir que o texto da certidão de inteiro teor digitada não era apenas uma "fanfic" inventada num esquema com o cartório.

  • A preocupação faz sentido, até porque brasileiro gosta mesmo de um fraude. Mas não acho que dê problema, afinal de contas a pessoa compareceu pessoalmente ao cartório e assinou o livro de autenticação de firmas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.