Finalização de procedimento para envio - conferencia.
Bom dia a todos! Poderiam verificar se está correto?
- RG do neto: cópia colorida, autenticada e apostilada, em ótima resolução. Cédula de identidade recente e com indicação dos genitores.
- Antecedentes criminais: impresso colorido, com a data de hoje, apostilado e em boa resolução.
- Certidões brasileiras: todos os erros de grafia dos genitores foram corrigidos, inclusive de português. Certidão de inteiro teor digitada e apostilada; certidão reprográfica também apostilada.
- Certidão portuguesa: emitida pela freguesia, já informatizada e com as anotações de casamento e óbito.
Hoje efetuaremos o pagamento do link do formulário do neto maior. É necessário enviar o comprovante de pagamento?
O formulário precisa ser colorido, certo? Li que ele deve ser impresso em folha frente e verso e com reconhecimento por autenticidade. É isso mesmo?
É necessário enviar outra cópia? O formulário possui apenas duas páginas? ou 3?
Vocês acham melhor enviar o processo de neto maior para Lisboa ou Porto? Alguém poderia compartilhar o endereço?
Acreditam que está tudo certo? Falta alguma coisa? Enviaremos por DHL.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Já tem coisa até sobrando aí! 🤣
Antecedentes criminais não precisava apostilar.
Certidões brasileiras tem que ser reprográfica e apostilada. Só envie as digitadas se a reprográfica estiver ilegível (manchadas, rasgada... letra difícil não é problema) e se for enviar, leia e releia até ter certeza que não tem nenhum erro de digitação, porque se enviar eles vão ler e se tiver algum erro pode cair em exigência de bobeira. Você disse que corrigiu "erros de grafia", então pode ser que chame a atenção deles e passem um pente fino mais rígido.
O comprovante do pagamento estará no cabeçalho do formulário, imprima em 2 folhas frente e verso, colorido e reconheça assinatura por autenticidade (presencial no cartório).
Mande para o Porto, tem o endereço no guia do fórum.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D
Obrigado pelo envio. O documento está um pouco ilegível; realmente é difícil, pois se trata de um cartório de cidade pequena e antigo. Por isso estamos encaminhando dessa forma. Fizemos um pente-fino e está tudo de acordo com o que foi digitado a partir da reprográfica. Havia inconsistências entre os nomes em português e no Brasil, além da falta de averbação do casamento. Fizemos o alinhamento necessário para corrigir esses erros e evitar problemas.
Quanto ao formulário: eu imprimo duas vias, reconheço firma nas duas folhas e envio as duas juntas, correto?
@juliansilva
O documento está um pouco ilegível; realmente é difícil, pois se trata de um cartório de cidade pequena e antigo.
A menos que a certidão esteja danificada, faltando pedaços etc eu não mandaria a digitada. Abaixo mostro um trecho da certidão de nascimento da filha do português (minha avó). Legibilidade ruim, certidão de 1923, portanto mais de 100 anos atrás, de uma cidade no interior de MG com 10.000 habitantes (naquela época deveria ter 1000), mesmo assim foi só isso que enviamos e tem meia dúzia de portugueses na minha família descendentes dela. Não tente mandar coisas a mais para facilitar a vida do conservador, eles são treinados para ler esse tipo de documento e fazem isso o dia inteiro. Não há necessidade, não ajuda e pode introduzir risco no processo. Não tente tirar nota 11 numa prova de nota máxima 10.
Quanto ao formulário: eu imprimo duas vias, reconheço firma nas duas folhas e envio as duas juntas, correto?
A resposta está no guia de documentos que o @SergioM compartilhou acima. Siga exatamente como está lá.
Uma via só mesmo. O formulário tem 4 páginas, a primeira com o comprovante de pagamento no cabeçalho, a 2a no verso, a 3a que é onde ficará a assinatura no alto (tem 2 espaços, basta assinar o primeiro) e a 4a no verso com o restante das instruções. Uma via, 4 páginas, 2 folhas frente e verso.