Como montar o envelope?

Pessoal, peço desculpas se já existe tópico falando sobre isso, mas na minha pesquisa só achava palavras soltas da frase...

Já paguei a taxa, preenchi o formulário 1C que recebi por e-mail e reuni toda a documentação.

E agora???

Pelo que li, vou comprar um envelope plástico tamanho A4, mas li por aí também que preciso mandar um segundo envelope endereçado a mim para devolução dos documentos. Procede??

E preciso, além do destinatário e remetente, escrever algo no envelope que vai levar minha documentação? Tipo um "PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DE NACIONALIDADE"?

Podem me ajudar?

Obrigado pessoal!

Comentários

  • @Marcosag


    Qualquer envelope que seja aceito pelos correios/DHL serve, coloque todos os documentos dentro, não precisa grampear.


    preciso mandar um segundo envelope endereçado a mim para devolução dos documentos.

    Não procede, a conservatória não vai devolver os documentos para você ao final do processo, quando muito, recebe uma cópia do assento por email.

    preciso, além do destinatário e remetente, escrever algo no envelope que vai levar minha documentação? Tipo um "PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DE NACIONALIDADE"?

    O necessário é destinatário e remetente mesmo, como em uma correspondência normal. Pode até escrever que é processo de nacionalidade na frente, mas não é necessário, quem vai receber na conservatória já está acostumado a diferenciar.

  • @Marcosag

    O seu processo é de nacionalidade? Se sim, não há devolução de documentos. Pode enviar naquele envelope de papel pardo em que caibam todos os documentos (ou qualquer envelope que atenda a esse fim).

    Eu mandei pela transportadora DHL, que é a costumeira cá no Fórum. Apenas escrevi, a lápis, no envelope que continha os documentos: 1) o nome do requerente; 2) o nome da conservatória; e 3) a tipologia do processo (no meu caso, neto, art.º 1D). Esse envelope é posto noutro envelope fornecido pela DHL, que contém o endereço em si da conservatória. Não vi nenhuma informação de remetente neste último.

    A rigor, o que escrevi a lápis não é necessário; só precisa constar a etiqueta ou outro meio identificador do envelope (i.e., destinatário), mas isso vai variar de transportadora a transportadora.


    Se for transcrição de casamento, e não um processo de nacionalidade, cabe seguir a orientação que informou na sua pergunta.

  • Obrigado! Vou tentar mandar hoje mesmo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.