Como montar o envelope?
Pessoal, peço desculpas se já existe tópico falando sobre isso, mas na minha pesquisa só achava palavras soltas da frase...
Já paguei a taxa, preenchi o formulário 1C que recebi por e-mail e reuni toda a documentação.
E agora???
Pelo que li, vou comprar um envelope plástico tamanho A4, mas li por aí também que preciso mandar um segundo envelope endereçado a mim para devolução dos documentos. Procede??
E preciso, além do destinatário e remetente, escrever algo no envelope que vai levar minha documentação? Tipo um "PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DE NACIONALIDADE"?
Podem me ajudar?
Obrigado pessoal!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Marcosag
Qualquer envelope que seja aceito pelos correios/DHL serve, coloque todos os documentos dentro, não precisa grampear.
preciso mandar um segundo envelope endereçado a mim para devolução dos documentos.
Não procede, a conservatória não vai devolver os documentos para você ao final do processo, quando muito, recebe uma cópia do assento por email.
preciso, além do destinatário e remetente, escrever algo no envelope que vai levar minha documentação? Tipo um "PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DE NACIONALIDADE"?
O necessário é destinatário e remetente mesmo, como em uma correspondência normal. Pode até escrever que é processo de nacionalidade na frente, mas não é necessário, quem vai receber na conservatória já está acostumado a diferenciar.
@Marcosag
O seu processo é de nacionalidade? Se sim, não há devolução de documentos. Pode enviar naquele envelope de papel pardo em que caibam todos os documentos (ou qualquer envelope que atenda a esse fim).
Eu mandei pela transportadora DHL, que é a costumeira cá no Fórum. Apenas escrevi, a lápis, no envelope que continha os documentos: 1) o nome do requerente; 2) o nome da conservatória; e 3) a tipologia do processo (no meu caso, neto, art.º 1D). Esse envelope é posto noutro envelope fornecido pela DHL, que contém o endereço em si da conservatória. Não vi nenhuma informação de remetente neste último.
A rigor, o que escrevi a lápis não é necessário; só precisa constar a etiqueta ou outro meio identificador do envelope (i.e., destinatário), mas isso vai variar de transportadora a transportadora.
Se for transcrição de casamento, e não um processo de nacionalidade, cabe seguir a orientação que informou na sua pergunta.
Obrigado! Vou tentar mandar hoje mesmo!