Décima pretoria - certidão de casamento
Pessoal, boa noite, tudo bem?
Será que alguém poderia me orientar? Estou buscando dados sobre o pai da minha bisavó, que era português, mas não tenho conseguido muitas informações com a minha família. O pouco que achei até o momento foi pelo familysearch ou indo aos cartórios solicitar a certidão.
Por conta dessa falta de informações dos meus familiares, não tenho nem ideia de onde em Portugal esse tataravô nasceu, quando veio para o Brasil, etc. Minha expectativa seria achar a certidão de casamento dele e que nela mencione o local de nascimento. O que tenho até o momento é:
Minha bisavó, Maria Rosa (Maria Roza) Gonçalves nasceu em 1915 na região da Tijuca. É filha de Manoel Gonçalves, português, e Gertrudes Maria da Conceição, brasileira. Ela tem uma irmã mais velha, que se chama Antonieta e nasceu em setembro de 1912.
Consegui a certidão de nascimento dela no 10º RCPN no Méier e, aparentemente, a da irmã dela está no 8º RCPN na Tijuca (segundo o familysearch). Na certidão da Maria Rosa menciona que o seu pai (Manoel Gonçalves), se casou na "antiga décima pretória". Pelo que pesquisei em alguns posts por aqui, essa pretória virou o que hoje é o 9º RCPN, mas usando a busca do familysearch ou abrindo os livros do catálogo, não encontrei nada com o nome deles. Há um gap entre a data dos livros também, o que tem me levantado ainda mais dúvidas. Até tenho olhado os livros do 8º RCPN, por ser onde registraram Antonieta, mas sem sucesso até o momento.
A menção à décima Pretória e o nascimento da primeira filha, me indicam que o casamento é anterior à setembro de 1912. Entre 1911 e 1912 foram implementadas essas mudanças na Pretoria, então meu receio é esse livro não estar no 9º RCPN e, sem a data do casório, a busca diretamente no cartório ser em vão.
Alguém mais já procurou documentos dessa pretoria nesse período? Se sim, em que cartório os encontrou?
MAIS DADOS:
Maria Rosa (Maria Roza) Gonçalves (11/03/1915 - Tijuca)
Pai: Manoel Gonçalves (1883/1884 ? - Portugal)
Mãe: Gertrudes Maria da Conceição (1887/1888 ? - Brasil)
Irmã: Antonieta (17/09/1912 - Tijuca)
Avós paternos: Jose Gonçalves e Maria Roza Pedreira (?? - Portugal)
Comentários
@lanasteixeira 10a pretoria corresponde ao atual 9o RCPN, fica em São Cristóvão https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias
Os nomes são bastante comuns e isso dificulta a busca… são muitos homônimos..
Maria Rosa talvez possa ser a deste óbito… https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-9YPV-GSY?view=index&action=view&cc=1913410&lang=pt&groupId= neste caso teria que buscar na Freguesia de Palmeira do Faro.
Veja também se reconhece esse João Gonçalves Eixido que se casou com Leonarda no RJ como irmão de Manoel Gonçalves. Batismos de possiveis irmãos (com pai José Goncalves Eixido) https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/245956eb1fde4e88818dc04bdc132df4?isRepresentation=false&selectedFile=52044462&fileType=IMAGE imagens 12, 46 e 65 - local onde se poderia procurar caso não sejam apenas homônimos.
O ideal seria ter o nome dos avós dele para eliminar esses homônimos e fixar melhor a busca.