Décima pretoria - certidão de casamento

Pessoal, boa noite, tudo bem?

Será que alguém poderia me orientar? Estou buscando dados sobre o pai da minha bisavó, que era português, mas não tenho conseguido muitas informações com a minha família. O pouco que achei até o momento foi pelo familysearch ou indo aos cartórios solicitar a certidão.

Por conta dessa falta de informações dos meus familiares, não tenho nem ideia de onde em Portugal esse tataravô nasceu, quando veio para o Brasil, etc. Minha expectativa seria achar a certidão de casamento dele e que nela mencione o local de nascimento. O que tenho até o momento é:

Minha bisavó, Maria Rosa (Maria Roza) Gonçalves nasceu em 1915 na região da Tijuca. É filha de Manoel Gonçalves, português, e Gertrudes Maria da Conceição, brasileira. Ela tem uma irmã mais velha, que se chama Antonieta e nasceu em setembro de 1912.

Consegui a certidão de nascimento dela no 10º RCPN no Méier e, aparentemente, a da irmã dela está no 8º RCPN na Tijuca (segundo o familysearch). Na certidão da Maria Rosa menciona que o seu pai (Manoel Gonçalves), se casou na "antiga décima pretória". Pelo que pesquisei em alguns posts por aqui, essa pretória virou o que hoje é o 9º RCPN, mas usando a busca do familysearch ou abrindo os livros do catálogo, não encontrei nada com o nome deles. Há um gap entre a data dos livros também, o que tem me levantado ainda mais dúvidas. Até tenho olhado os livros do 8º RCPN, por ser onde registraram Antonieta, mas sem sucesso até o momento.

A menção à décima Pretória e o nascimento da primeira filha, me indicam que o casamento é anterior à setembro de 1912. Entre 1911 e 1912 foram implementadas essas mudanças na Pretoria, então meu receio é esse livro não estar no 9º RCPN e, sem a data do casório, a busca diretamente no cartório ser em vão.

Alguém mais já procurou documentos dessa pretoria nesse período? Se sim, em que cartório os encontrou?

MAIS DADOS:

Maria Rosa (Maria Roza) Gonçalves (11/03/1915 - Tijuca)

Pai: Manoel Gonçalves (1883/1884 ? - Portugal)

Mãe: Gertrudes Maria da Conceição (1887/1888 ? - Brasil)

Irmã: Antonieta (17/09/1912 - Tijuca)

Avós paternos: Jose Gonçalves e Maria Roza Pedreira (?? - Portugal)

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.