Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

13031333536

Comentários

• Boa tarde a todos. Sou novo por aqui e gostaria de pedir a ajuda de alguém. No meu caso, tenho um processo por atribuição (neto com ascendente falecido) desde abril de 2022 tramitando na conservatória de Lisboa, e pelo que consegui entender aqui no Fórum, observando algumas postagens e através da tabela postada pela @SoaresRaquel referente a setembro/25 os processos por atribuição para maiores de idade que são representados pelo Art.1,Nº 1, alínea D, (se não me engano) estão sendo analisandos os processos da 1º quinzena de janeiro/22. Está correta a minha análise. Desde já, obrigado.

• @SoaresRachel

Obrigado. O CRC ainda está a enviar a tabela de setembro. Gostaria de saber em que mês estão a analisar os pedidos de visto 1C através dos consulados. Espero que ainda não estejam a analisar os pedidos de março de 2024!

• @GabrielCordeiro @lvc_10

Acho importante citar que esse aplicativo para funcionar requer que vc informe sua senha de acompanhamento e ela é não fica armazenada no seu aparelho, é enviada e armazenada na infra-estrutura que suporta o aplicativo.

Não posso fazer juízo de valor sobre quem desenvolveu o app ou dizer se tomou ou não os cuidados necessários com a segurança dos dados, mas mesmo que ele tenha sido diligente, eu não me sentiria confortável em fornecer a senha de acompanhamento do meu processo lá pois ao fazer vc está dando acesso não apenas ao estado do processo, mas também às informações que constam em eventuais exigências (onde aparecem dados pessoais mais sensíveis como nomes etc).

Enfim, é importante deixar claro os riscos à segurança de dados envolvidos.

• Tabela de Outubro do ACP

• @danazulayfarias poxa, ainda estão em agosto os pedidos de residência... É impressionante amanhã meu processo faz 2 anos na ACP

• Olá amig@s!

alguém me pode ajudar? Vi que há enormes diferenças dos estados dos processos de filhos maiores Art 1.1c (via transcrição) agora em fevereiro de 2022, Art 1.1c (via inscrição) agora em agosto de 2023, e por último Art 1.1c (via consular) agora em março de 2024.

qual a diferença entre inscrição, transcrição e consular e porque as grandes diferenças? Não estou a perceber .

também pensando no meu processo. Dei entrada de forma “normal”.

muito obrigado!

• editado November 5

Prezados, há algum significado relevante quando ao lado da bolinhas que apresentam o andamento do processo existe também outro símbolo, como uma letra "i" dentro de um círculo azul, por exemplo, tanto na 2a. quanto na 3a. bolinha, ou isso é absolutamente normal?

• De Agosto para outubro eles só andaram da 1 para a 2 quinzena para maiores 1C. Uma lentidão pós férias….

• Alguém pode me passar uma informação?

Gostaria de saber se o processo de nacionalidade ele entra na fila na data que os documentos são entregues na conservatória ou so depois que ele é submetido e gerado a senha?

• Meu pai enviou a aplicação dele para filho de portugues em Janeiro de 2024.

O processo foi enviado para Porto, mas depois distribuido para Lisboa. Entao, estamos contando com a finalização em torno de 2 anos, ou seja, Janeiro de 2027.

Gostaria da opinião de voces sobre a aplicação da minha cidadania. Eu tenho 17 anos e completarei 18 em Setembro de 2026. 

Entao, se eu esperar a conclusao do processo do meu pai para iniciar o meu, ja serei maior de idade e dai meu processo ira levar mais tempo.

Portanto, estou pensando em fazer a aplicação enquanto ainda sou de menor, podendo ela ser de neta ou filha de português.

O que vocês recomendam? e caso seja para filha, qual seria a melhor data para coincidir com a conclusão do processo do meu pai?

Minha suposição para essa pergunta também é de que processo de neto para menor tem prioridade(poderiam confirmar?)

• @juliaandrade se o processo do seu pai foi de fato para Lisboa,conte 4 anos,que é o prazo atual.De conhecimento desse prazo,qe só faz aumentar,tome sua decisao,sabendo que o do seu pai deve sair em 2028.

• @juliaandrade, se seu pai ainda não é português, não tem como enviar processo de filha, mas você pode sim enviar processo como neta e pelos prazos atuais, mesmo que caia em Lisboa, será portuguesa antes do seu pai. Mas se for fazer, mande logo antes da nova lei entrar em vigor.

• @danazulayfarias

@luizabreu

O ACP decidiu o processo do meu tio, primeira quinzena de outubro de 2021, em DEZEMBRO passado. O processo do meu pai é de janeiro de 2022, e nada. Durante o ANO INTEIRO de 2025 o ACP tratou de 3 quinzenas e ainda nem sequer acabou. Estava uns cinco ou seis meses a frente da CRC e agora já foi até passado. Queria entender essa lógica. E também saber se não há uma corregedoria para averiguar isso, porque não tem sentido algum essa falta de compromisso e desrespeito. Já estou perdendo a fé que vai sair esse processo.

A paciência então já perdi desde março.

• @Guilherme40, não é que o ACP tenha sido ultrapassado pela CRC. Nessa época (2021), todos os processos de neto tinham que tramitar em Lisboa, mas em 2023 (se não me falha a memória), um lote contendo quase todos os processos de netos do segundo semestre de 2021 foi transferido de Lisboa pro Porto, com isso os dois semestres foram analisados em paralelo, dando a impressão do ACP estar "na frente". Agora o que aconteceu é que Lisboa passou de junho de 2021 para 2022, mas não é que estejam mais rápidos, simplesmente não tinham quase processos do segundo semestre lá.

• @Guilherme40 é como o @SergioM explicou. A CRC transferiu processos e agora fica parecendo que deu um salto de agilidade.

Eu não tenho mais acompanhado os processos de netos para perceber e comentar sobre os padrões. Mas os de filho (1C maiores) na CRC estão há meses parados em Fevereiro de 2022, e no ACP o tempo médio de conclusão aumentou abruptamente depois de setembro de 2025. A situação está se tornando imprevisível para todos os modelos...

• Mandei um e-mail para Conservatória dos Registos Centrais e recebi uma tabela .

Meu Processo é Artº 1.D de 16-05-2022 (recebi a chave em 16/outubro/22).

Art. 1.º, n.º 1, alínea d):

Menores – análise + decisão - 1ªfevereiro 2025

Maiores – análise + decisão - 1ªjaneiro 2022

É isso mesmo? Estão analisando o primeiro semestre de 2022?

• @Marcos_Moreira_RJ , interessante a sua dúvida.

@ecoutinho , saberia responder?

• boa tarde a todos. deixo aqui registrado apenas para fins de estatistica e comparacao para quem esta aguardando o mesmo tipo.

Processo de atribuicao pelo tempo de casamento ( minha mae ) na CRC Lisboa. Nao esta de tudo ruim..Agora e aguardar o termino.

• @lvc_10 @Marcos_Moreira_RJ

há algum significado relevante quando ao lado da bolinhas que apresentam o andamento do processo existe também outro símbolo, como uma letra "i" dentro de um círculo azul, por exemplo, tanto na 2a. quanto na 3a. bolinha

Essa letra "i" dentro das bolinhas, é uma abreviação para "informações". Quando você passa o mouse ali em cima, ela dá detalhes do que aquela fase significa. É apenas isso.

Lembrando que uma fase só chegou e. Está completa quando há uma "checkmark".

• @bernardop_rj , compartilho da mesma agonia. Meu processo é de outubro de 2023 e a cada mês que passa, sem mudanças na tabela (I-C transcrição), meus cálculos sobre uma finalização do processo são mais desoladores. Eu me pergunto: se os processos seguem uma fila própria (Ex. fila do 1-C, fila do 1-D, etc), por qual razão a fila do 1-C, cujos processos são bem mais simples, está há tanto tempo parada?

• @dan10ff obrigado por postar. Realmente está bom comparando com o que se sabe. Parabéns, que decidam logo.

• Boa a todos,

alguém teria a tabela atualizada de 2025 da CRC? Estou a procurar, mas não a encontro!

Grato!

• @dan10ff Obrigada pela sua informação. Embora dê alguma esperança não percebo porque é nas listagens do Registo Civil dos últimos meses aparece sempre o artigo 3 como estando ainda a ser analisados os processos de Outubro de 2021. Entreguei em mão própria no CRC e ficou logo registado no sistema como entregue. A senhora do registo confirmou ate que estava tudo em ordem, mas estou sem noticias.

Entregou em mão própria no registo de Lisboa? Teve ajuda de algum advogado? Algumas dicas que possa dar são bem vindas. Obrigada

• editado November 9

• @dsl_tar , qual é o artigo do seu processo?

• Olá pessoal, já tinha mandado mensagem aqui mas ninguém respondeu. Alguém me poder explicar por favor no Art.1C as diferenças entre via transcrição, via inscrição e via consular? Muito obrigado!

• @diogoDE

-Transcrição: É o ato de registrar em Portugal um ato de estado civil (como nascimento, casamento ou óbito) de um cidadão português ocorrido no estrangeiro. É a forma que a maioria faz, envia a certidão de nascimento brasileira com o formulário modelo 1C declarando que quer ser português. pode ser feito por correio.

-​Inscrição (de Nascimento): Refere-se ao registro inicial do nascimento de um indivíduo, diretamente no livro de registos civis português, quando esse indivíduo é nacional português de origem (por exemplo, filho de português nascido no estrangeiro) e ainda não possui um assento português. É feito presencialmente em uma Conservatória ou online para filhos menores de 1 anos. Semelhante ao pai ir no cartório no Brasil.

​Via Consular: Não é um tipo de processo legal em si, mas sim a forma (local) de entrada de um pedido. Significa que o processo de nacionalidade (ou de registro civil) foi iniciado e é tramitado através de um Consulado no estrangeiro. Segue as regras do posto Consular e gera um pré registro que será incorporado aos registos Portugueses.

• @dan10ff

Pelo tempo decorrido, o processo de sua mãe é pela Base X, Art. 18.6 (Casamento anterior a nov/1981). Poderia confirmar?

• editado November 10

@diogoDE

Se vc for na página anterior desse mesmo tópico, vai encontrar um post meu do dia 17/10 explicando ao @caiofaria , por conta disso achei que não faria sentido explicar a mesma coisa novamente tão pouco tempo depois.

• @ecoutinho muito obrigado. Realmente não tinha visto.

e obrigado @danazulayfarias

tendo em conta então o andamento dos processos no Porto faz muito mais sentido fazer o registo presencialmente no ACP do que mandar carta como formulário 1C, certo.

estou à espera da cidadania do meu pai sair (deve acontecer nos dos próximos dois meses) e depois quero fazer como filho, tenho 36 anos.

Vi que no Porto agora os processos de filhos maiores via transcrição estão na 2a quinzena de outubro de 2024, enquanto os de „via inscrição“, então feito presencialmente(?), estão na 2a quinzena de setembro de 2025. então, um ano inteiro mais à frente.

faria muiiiito mais sentido fazer presencialmente então? Ou será que não estou a perceber bem? Há algum senão?

Não é preciso levar o formulário se fizer presencialmente porque o processo é outro, percebi bem?

é que já há tantos anos que estamos à espera da cidadania do meu pai sair e estou agora aqui a ver uma hipótese de basicamente poupar um ano de espera depois com o meu processo.

muito obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.