Transcrição Casamento Consulado Geral de São Paulo

Olá, boa noite.

Meu marido e filhos têm cidadania portuguesa. Em março/25 enviamos para o consulado de São Paulo, a documentação para a transcrição do nosso casamento e o comprovante de pagamento da taxa. Mas até agora não tem averbação no assento do meu marido.

Não sei o que fazer. Será que não receberam meus documentos, ou teve algum problema na documentação? ou ainda não deu tempo para fazerem a transcrição?

Como posso ficar sabendo? Existe algum email para onde posso mandar um questionamento para eles?


Alguém consegue me dar uma dica? Desde já agradeço

Comentários

  • @tatiana

    Infelizmente você mandou para SP capital, um dos lugares lentos para fazer transcrição. Não sei o prazo atual, mas era uns 8 meses.

    Santos é mais rápido que SP capital e Rio de Janeiro muito melhor ainda.

    Não conheço maneira de acompanhamento de transcrição.

    Dica: evite o consulado de SP capital para tudo que puder pela lerdeza; só o utilize para fazer Cartão de Cidadão ou passaporte.

  • @tatiana , teve algum retorno? Estou na mesma, enviei próxima a você e nada por enquanto... não respondem e-mail. Obrigada

  • Olá, @tatiana . Eu sou novo aqui e queria participar. Enviei os documentos dos meus avós no mês passado ao consulado de São Paulo e não tive nenhum retorno. Enviei e-mails e não tive resposta. Tentei ligar porém atendeu um robô. Hoje preenchi um formulário reclamação, sugestão e etc no site do consulado e consegui uma resposta confirmando o recebimento dos meus documentos, informando o prazo de 5 meses para a conclusão da transcrição e um e-mail de contato.

  • Enviei os documentos dos meus pais no dia 29/09 para o consulado de São Paulo. Não recebi nenhuma confirmação de recebimento, não consigo acompanhar o processo e não tenho respostas aos e-mails que envio. Alguém sabe me informar para qual e-mail posso enviar mensagem? Ou algum número de telefone?

  • Pessoal, boa tarde!

    O processo de transcrição precisa ser feito antes de dar entrada no processo da cidadania?

  • @Larissa_Jordão

    Depende de quem foi o declarante do nascimento do requerente.

    Se o nascimento tiver sido declarado pelo progenitor português, não é necessária a transcrição do casamento para dar entrada no processo de nacionalidade.

    Caso o declarante tenha sido o progenitor estrangeiro, a transcrição do casamento é obrigatória antes de iniciar o processo.

  • @Sukita1914 obrigada por responder.

    Minha mãe vai dar entrada no processo como neta de português. Na certidão de nascimento da minha vó (filha do português) o declarante foi me bisavô ( o português), porém na certidão de nascimento da minha mãe (neta do português) que declarou foi meu vô (marido da minha vó).

    Nesse caso vai precisar transcrever apenas o da minha mãe?

  • @Larissa_Jordão, se o português tiver casado com uma portuguesa no Brasil, vai precisar transcrever o casamento deles, se não for o caso, sendo ele o declarante do nascimento no primeiro ano de vida da filha, não precisa transcrever o casamento.

    Transcrição de casamento só pode ser feita quando um dos nubentes é português. Não precisa e nem tem como fazer transcrição de casamento da sua avó ou mãe.

  • editado December 16

    @Larissa_Jordão

    Sua pergunta foi respondida aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto#latest

    Colocar perguntas repetidas em vários tópicos só atrapalha o funcionamento do fórum

  • @Sylvio123, você pode compartilhar o e-mail que eles forneceram? Grato.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.