Exigência
Encaminhei, neste mês de outubro, meu processo de didadania de neta para Porto, com todos os documentos exigidos, inclusive cópia do registro de batismo de minha avó (obtido no Arquivo Nacional), Maria Arminda das Neves, datado de 25/03/1884, constando sua data de nascimento e local (04/03/1884; Paradela Penacova Copimbra), logo o processo foi para análise e caiu em exigência, em 23/10/2025, impossivel de ser cumprida: apresentar, no prazo de 30 dias , certidão de nascimento de minha avó, sob pena de indeferimento. O que fazer, se ela nasceu em 1884, quando Portugal ainda não possuia registro civil?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
inclusive cópia do registro de batismo de minha avó (obtido no Arquivo Nacional)
O que isso significa? Você mandou uma cópia simples do livro? @Vania621
Se for uma certidão de batismo, deve enviar a certidão certificada e emitida pelo Arquivo Distrital, não uma cópia.
Siga os passos em: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911
Para Coimbra, o passo a passo é diferente, mas similar (leia o primeiro comentário de resposta no link acima).
Sim, mandei cópia símples
@carlasimone sim, anexei uma cópia simples. Já tentei o Crav, mas retornou, pq não indiquei o Arquivo correto da busca, pois não aparecem disponíveis os dados que tenho (Coimbra, Concelho de Arganil, Paradella, Penacova. Outra dúvida é se não seria melhor requerer arquivo digital, e não para entrega no meu endereço, já que o tewmpo da exigência feita está correndo.
@carlasimone sim, anexei uma cópia simples. Já tentei o Crav, mas retornou, pq não indiquei o Arquivo correto da busca, pois não aparecem disponíveis os dados que tenho (Coimbra, Concelho de Arganil, Paradella, Penacova. Outra dúvida é se não seria melhor requerer arquivo digital, e não envio pelos Correios, pois fixaram um prazo curto para cumprir a exigência.
Olá Vania621,
Aproveito para dividir com vc o meu caso que é semelhante ao seu. No final de Outubro de 2024 enviei a documentação para pedir a cidadania de minha esposa, em 09/10/2024 foi registado no novo sistema do governo. Ela é filha de pai e mãe portugueses, porém usei os dados do pai dela, mandamos toda a documentação para o ACP do Porto, más a Certidão de Nascimento dele nós conseguimos de forma online com assinatura digital. Meu processo tbm caio em exigência, motivo: 1- A certidão de nascimento com assinatura digital não basta, foi solicitado o envio de uma nova certidão do registo de nascimento do Arquivo do Governo Regional com assinatura física do funcionário. 2- Esclarecer divisão do nome dela "!!!!!!!! (nome próprio) !!!!!!!!! (apelidos).
Só que meu prazo tbm é de 30 dias, tbm impossível de conseguir ma nova certidão de nascimento.
Más creio que existe uma opção, não sei se vai servir para vc estou providenciando o envio de um novo formulário 1-C revisando os quadros 1-item1; quadro 2-item 1 e quadro 3 tem 2, já que o formulário 1-C permite esta condição.
Não tenho certeza se vão aceitar, ainda vou mandar via DHL para o ACP do Porto
@Vania621
Sua certidão NÃO está no CRAV. Está na Universidade de Coimbra. Aqui o link para solicitar uma certidão: https://www.uc.pt/auc/servicos/reproducoes-de-documentos/
O passo a passo de solicitação de certidão do CRAV é só uma base. É outro sistema no seu caso.
Pode solicitar por telecópia e por transcrição. Provavelmente eles vão pedir a física com selo da Universidade mesmo assim, mas já dá para "dar uma segurada" (penso eu) mandando a certidão telecopiada impressa.
Responda ao e-mail informando que está no processo de solicitação de uma certidão válida da Universidade de Coimbra. Selecione a opção de "solicitar confirmação de leitura" no e-mail. Peça mais dias. O importante é manifestar-se.
Imprima a exigência, passe marca-texto no número do processo, no que foi pedido na exigência, no nome do requerente do processo, no nome da conservatória e no nome do conservador e mande a certidão telecopiada e, mais para a frente, a certificada física da Universidade.
Esse prazo de 30 dias pode ser prorrogado, basta solicitar por e-mail.
Em relação à certidão digital, alguém postou uma exigência há alguns dias em que o conservador dizia que o arquivo digital assinado digitalmente pela autoridade portuguesa também seria aceito. Veja no texto da exigência que recebeu se falam alguma coisa nesse sentido.
@carlasimone Muito obrigada, segui suas instruções e requeri o documento junto à Universidade de Coimbra. Também enviei o e-mail sugerido, mas sem muita esperança de que o mesmo seja lido, já que a correspondência que recebi do IRN contem aquele noreply.
@Vania621
Reenvie o e-mail para arquivocentral.porto@irn.mj.pt
@carlasimone
Reenviei o e-mail para arquivocentral.porto@irn.mj.pt, e recebi resposta automática e genérica gigante
@carlasimone
Boa tarde @carlasimone, vc já me ajudou muito uma vez e estou aqui para pedir sua ajuda de novo. Desculpe, pq são muitas as dúvidas: 1) O que é esse sistema que falam aqui no fórum de bolinhas coloridas, para acompanhamento de processo, não consigo entender, onde acho a explicação?; 2) Como colocar/acompanhar/atualizar o processo aqui, na planilha "cidadania portuguesa"? 3) Como vc me orientou, a certidão de minha avó, nascida em 1884, encontrava-se em Coimbra, requeri, paguei e, para não perder o prazo para cumprir a exigência, pedi para a Universidade de Coimbra enviar diretamente para Porto, onde está meu processo, por ofício, fazendo meção ao número do mesmo e ao meu nome. Deu certo e o documento, recepcionado por Porto dia 12, foi anexado ontem, dia 18/11 (consta assim: "Os documentos foram submetidos com sucesso. Certidão de Nascimento do avô/avó PT), encontrando-se para análise/decisão. Pergunto: como todos falam que esses processos de netos demoram anos, e considerando que ingressei com o meu no mês passado, estou com sorte ou ainda devo aguardar anos? Qual costuma o tempo mínimo e máximo de espera? Agradeço antecipadamente.
Boa noite, @Vania621. Não se preocupe. Estamos aqui para nos ajudar uns aos outros.
1) As bolinhas são uma forma de acompanhar o seu processo. Por meio da plataforma do IRN, você, ao fornecer a senha de acompanhamento (chega junto com o COMPROVATIVO DE ENTREGA, enviado para o endereço de e-mail que colocou no formulário, link da plataforma no mesmo arquivo PDF enviado pelo e-mail noreply[arroba]irn[ponto]justica[ponto]gov[ponto]pt — verifique se não caiu no lixo eletrônico/spam), consegue acompanhar em que estado o seu processo está: 1 - submetido (entraram o processo no sistema); 2 - em análise (analisam se há base legal para o pedido); 3 - para decisão (quando vai para os “superiores” decidirem); e 4 - concluído. Essas são as novas fases. É também através da plataforma que consegue ver se o seu processo caiu em exigência.
2) A planilha do fórum é colaborativa e serve para todos que participam terem uma ideia de como os processos estão andando. Mas só isso. Dos milhares de processos protocolados no sistema do IRN, se houver cem correspondentes na planilha do fórum, creio que já será muito. Há outras planilhas colaborativas por aí, mas o diferencial da planilha do fórum é que ela não requer a senha de acompanhamento do seu processo (o que exporia todos os seus dados disponíveis no site do IRN). Mais informações: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22146/planilha-de-acompanhamento#latest
3) Queria eu que você estivesse com sorte. De verdade. A real é que esse texto é só um “copia e cola” porque, na maioria das vezes, as exigências costumam aparecer durante as fases 2 e 3; logo, ao receberem o documento, o processo, naturalmente, estaria “em análise” ou “para decisão”. Infelizmente, estamos juntas em esperar por uns 4 anos (tempo médio atualmente). Mas pelo menos receberam o documento que faltava e já o anexaram ao processo no sistema.
@carlasimone
Muito obrigada, mas é que, no meu caso, desapareceram bolinhas anteriores, inicialmente foi recepcionado, submetido, analisado e feita exigência, tudo na mesma data (23/10/25). Agora, já recepcionado o documento exigido, consta novamente como submetido, em 18/11/25, então devo concluir que as bolinhas/andamentos percorrem mais de um ciclo, certo?
@Vania621
Isso, correto. Mas sempre faça referência à data de recebimento do seu processo (consta no comprovativo de entrega).