Pagamento
Boa tarde,
@CarlosASP Estou na parte do pagamento e estou um pouco confusa, se puderem me ajidar mais uma vez.
Como fazer o pagamento? O processo do meu pai é de bisneto, 1D, isso ne? Fiquei um pouco confusa pq no site pt ele fornecem o formulario 1D, porem fiquei perdida em relacao ao pagamento.
Procurando aqui no forum vi o topico dos passos a seguir para netos e, notei que existe um link para pagamento. Apos o pagamento por este link, nos orienta esperar um email, o qual eles mandam o formulario. Eles enviam o formulario 1D (no meu caso para bisnetos)?
È possível tambem fazer o pagamento por cartao de credito deste caso, isso?
Poderiam me ajudar nesta etapa, por favor?
Porto continua o melhor lugar para enviar?
Estou indo pra Porto em Novembro, sera que conseguiria entregar os documentos em mãos? Sendo o processo de meu pai? Ou melhor mandar tudo por correio mm?
Muito obrigada mais uma vez
Comentários
Formulário 1D é para netos de portugueses. Não existe solicitação para bisneto.
Se seu pai é bisneto de português, ele precisa que pelo menos um dos ascendentes (filho ou neto do português, no caso pai/mãe ou avô/avó do seu pai) tenha pedido a cidadania para que seu pai se torne filho ou neto de cidadão português e aí sim possa solicitar.
@fvcontin
Nesse post aqui você havia informado que você é bisneta e seu pai neto de português. Poderia confirmar qual a situação? Como o colega explicou, bisnetos diretamente não têm direito à nacionalidade por atribuição, apenas netos e filhos.
Estou indo pra Porto em Novembro, sera que conseguiria entregar os documentos em mãos? Sendo o processo de meu pai? Ou melhor mandar tudo por correio mm?
Supondo que seu pai seja neto de um português, e vc monte o processo conforme o guia disponível no fórum, precisa ser enviado por correio. Não há mais atendimento presencial no ACP para entrada de pedido de nacionalidade. Não há vantagem alguma chegar pessoalmente no balcão para entregar documentos, apenas atrasa o início do processo.
@ecoutinho @SergioM
Desculpe, escrevi errado.
Sim. Estou ajudando meu pai no processo dele e estamos no ultimo estagio que é o pagamento. Ele e neto de portugues.
Que caminho deve seguir para fazer o pafamento de €175 e preencher o formulario 1D, poderiam me ajudar, por favor?
Muito obrigada
@fvcontin neste guia explica direitinho os passos para pedir a nacionalidade e tem o link para o site onde deve ser feito o pagamento. A tela de pagamento pede apenas dados básicos, além do cartão de crédito. Após pagar alguns dias depois eles enviam o formulário no seu e-mail para você preencher, imprimir assinar e reconhecer firma por autenticidade em cartório. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c
Obrigada @AlanNogueira pela ajuda.
Vi que voce me enviou o link do 1C, o fo mej oais era 1D. Tem diferenca do link de pagamento?
@fvcontin desculpe o de netos é esse outro Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D
Muito Obrigada mais uma vez
Pessoal, estou na mesma fase da colega de preenchimento do formulário 1D para minha mãe (neta de português).
Gostaria de colocar no campo "O seu Email :" o meu e-mail e não o de minha mãe, porque uso com mas frequência que ela. Será que dá algum problema nisso?
Cordialmente,
Mariana Nossa
@mariananossa
Não, não dá problema. É até mais aconselhável que alguém que preste mais atenção aos e-mails que preencha esse campo.
Pessoal, estou com algumas dúvidas quanto ao preenchimento do formulário 1-D...alguém poderia me ajudar?
1) Essa parte toda que tem que preencher com freguesia, concelho, data de nascimento, assento, etc...Se eu estiver enviando o documento do assento de batismo/nascimento do avô português não preciso preencher nada disso, correto?;
2) Nesse item "5" (Considera relevantes as seguintes circunstâncias:", precisa colocar alguma coisa? Na orientação diz que:
O que preencher nessa parte:
3) No quadro 3, no item 5, onde pede um documento comprovativo de que conhece suficientemente a língua portuguesa, que documento seria esse?
4) Depois que preencher esse formulário todinho (estou preenchendo no próprio pdf.....teria algum problema?) , devo imprimir colorido frente e verso, levar num cartório e pedir para reconhecer a firma por autenticidade do requerente. Muito importante que seja por autenticidade e não por semelhança....é isso mesmo?
Teria mais alguma coisa pra se atentar no preenchimento desse formulário?
Obrigada pela atenção,
Mariana Nossa
@mariananossa
1) pode deixar em branco, está explicado no próprio formulário
2) você tem alguma coisa relevante a mencionar? Se não, vai deixar em branco
3) se você é brasileira e cresceu no Brasil, não precisa apresentar nada
4) leia aqui https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/27640/guia-impressao-e-assinatura-de-formulario-de-solicitacao-de-nacionalidade