Não consigo encontrar a certidão brasileira da filha do português.

Olá, gostaria da ajuda e conselho de vocês. Minha situação é a seguinte...

Meu bisavô é português e já encontrei o registro de batismo dele em portugal(nascido em 1905).

Minha vó, a filha do português ainda é viva, embora esteja com a saúde debilitada ja.

Achei a certidão de casamento e de óbito do português, mas conta com uma diferença de idade de 1 ano, o registro em Portugal consta nascido em 20 de dezembro de 1905 e no Brasil(certidão de casamento) consta 8 de dezembro de 1906, mas os nomes dele e dos pais continuam o mesmo, o local de nascimento consta como Portugal somente. Essa seria minha primeira dúvida e possível problema!

O outro problema e que eu diria ser o principal é que não acho de jeito nenhum a certidão de nascimento de minha avó(filha do português), ela nasceu no dia 28 de janeiro de 1943, no rio de janeiro, pelas regiões de cascadura e redondeza. Com base nisso pesquisei em diversos lugares, mas não achei nada. Pesquisei tbm na habilitação de casamento, mas não deu resultado. Achei a certidão de nascimento dos irmãos dela todo praticamente e o dela não. Estou nessa procura a quase 2 anos e nada ainda.

Quem puder me ajudar nessa busca ou me oferecer conselhos, agradeço muito!

Os dados que tenho são os seguintes:

• Nome do Português: Manoel João Motta
  • Esposa do Português: Lice miguel motta(Brasileira)
  • Nome dos pais do português: Jose vicente e Alzira motta
  • Nome da filha do português: Iêda miguel motta(Iêda motta dos santos após o casamento com Sergio da silva santos)

A filha do português se casou na Paroquia São José e N. S da Conceição no dia 09/12/1961 e a inscrição foi realizada no dia 18/12/1961, tudo isso no municipio do rio de janeiro.

Todas as localidades da familia(residencia, morte, casamento, nascimento), ocorreram no municipio do rio de janeiro, lugares como piedade, inhaúma, cascadura, engenho novo. Minha avó alega que ela foi registrada nessa região de cascadura.

Gostaria de aproveitar pra tirar 2 dúvidas... é possivel obter a cidadania com certidão de nascimento negativa? A outra dúvida é referente ao conflito de datas do português, é preciso retificar ou esse nivel de conflito de informações é aceitavel?

Obrigado a todos!

Comentários

• MEEUUU DEUS!!!!

Muito obrigado, quase 2 anos pra esse momento, então a danada estava num local bem diferente, nunca nem imaginei estar ai.

• @danielcastilho fico feliz em poder ajudar, um pena que tenha levado tantos anos para achar. Agora é reunir a documentação e dar entrada no pedido de nacionalidade o quanto antes! Não perca mais tempo 😀

• Boa tarde!

Gostaria da sabedoria de vocês em relação a minha situação.

Achei a certidão de baptismo do português(Manoel João Motta) e a certidão de nascimento da minha avó(filha do português), a questão é...

Na certidão de nascimento da minha vó não fala a nacionalidade dos pais dela, na certidão de casamento dela tbm não consta.

Unicos documentos que constam a nacionalidade do português é a certidão de casamento do português(aqui no brasil) e a certidão de obito do mesmo. O problema é que a data de nascimento que consta na certidão de baptismo dele em portugal é 20/12/1905 e os documentos dele aqui no Brasil consta data de nascimento 08/12/1906, preciso retificar algo ou essa diferença é de boa? O obito por exemplo não consta a data de nascimento dele, mas diz que ele morreu com 80 anos e se fizer os calculos, bateria que um ano de nascimento de 1906, enquanto de acordo com o nascimento em portugal, deveria ter 81 anos.

Outro dúvida é referente ao nome de casada da filha do português, era Ieda miguel motta e virou ieda motta dos santos(o motta é o sobrenome do português no caso), é preciso fazer algo devido a isso?

Uma ultima dúvida é referente ao assento de baptismo do português, eu paguei e obtive ele de portugal no ano de 2023, ainda posso usar tal documento ou devo pedir novamente?

Por fim, diante de tal situação, quais seriam os documentos que vou precisar pra dar entrada na cidadania pra 1c filho maior?

DADOS:

Português = manoel joão motta

Esposa do Português = lice miguel motta

Filha do português = Ieda motta dos santos(nome de solteira é ieda miguel motta)

• @danielcastilho divergências são comuns e em regra devem ser retificadas se não for algo muito simples como alguma troca de letra que não altere a fonética (ex Motta x Mota)… MAS você precisa se ater exclusivamente à lista de documentos para filhos, que não envolve óbito, casamento etc . Não envie documentos a mais, geralmente vão mais atrapalhar do que ajudar : Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

Respondendo:

Na certidão de nascimento da minha vó não fala a nacionalidade dos pais dela, na certidão de casamento dela tbm não consta.

Como achei para você a certidão da filha do português há 2 dias, provavelmente você não está com a certidão em inteiro teor por cópia reprográfica apostilada (siga o formato da lista acima!). A imagem que lhe enviei é de um livro talão (que se assemelha a certidão breve relato, com menos dados). No inteiro teor muito provavelmente deve dizer que era português, e ainda que não diga isso não é essencial.

Unicos documentos que constam a nacionalidade do português é a certidão de casamento do português(aqui no brasil) e a certidão de obito do mesmo. O problema é que a data de nascimento que consta na certidão de baptismo dele em portugal é 20/12/1905 e os documentos dele aqui no Brasil consta data de nascimento 08/12/1906, preciso retificar algo ou essa diferença é de boa? O obito por exemplo não consta a data de nascimento dele, mas diz que ele morreu com 80 anos e se fizer os calculos, bateria que um ano de nascimento de 1906, enquanto de acordo com o nascimento em portugal, deveria ter 81 anos.

Casamento e óbito não devem ser enviados.

Outro dúvida é referente ao nome de casada da filha do português, era Ieda miguel motta e virou ieda motta dos santos(o motta é o sobrenome do português no caso), é preciso fazer algo devido a isso?

Antes de emitir a certidão verifique com o cartório se consta a anotação do casamento dela no nascimento (antigas no RJ geralmente não consta). Peça orientações no cartório sobre como fazer para anotar, geralmente precisará pedir ao cartório onde casou para enviar uma comunicação (interna) ao cartório onde nasceu e após alguns dias você verifica se já chegou e foi anotado para emitir. Alternativamente, se já tiver emitido a certidão, você pode enviar tbm a certidão de casamento dela (sugiro inteiro teor e apostilada) para justificar a alteração do sobrenome) mas a primeira opção é mais direta e tem custo menor.

Uma ultima dúvida é referente ao assento de baptismo do português, eu paguei e obtive ele de portugal no ano de 2023, ainda posso usar tal documento ou devo pedir novamente?

Isso não é unânime mas eu pediria um atualizado por segurança, especialmente se for uma certidão emitida pelo arquivo distrital e não pela conservatória. Na minha opinião 15-20 euros agora sai mais barato que o risco de uma exigência no futuro… Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)

Por fim, diante de tal situação, quais seriam os documentos que vou precisar pra dar entrada na cidadania pra 1c filho maior?

Veja link enviado acima. Siga estritamente a lista, tem tudo explicado lá

• Entendido! Muito obrigado por todo o suporte

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.