"O único documento que mandamos foi uma declaração de reconhecimento de paternidade na menoridade que ele assinou e reconheceu por autenticidade."
O que isso significa? Já tinham o documento de quando ela era menor de idade? Ou o pai assinou um documento já na maioridade dizendo que reconhecia a filha como sua desde a menoridade?
No campo: "Pretende manter a composição originária do seu nome?" Qual a lógica que deve guiar tal preenchimento para o caso de filha maior que alterou o nome com o casamento no Brasil?
Qual a lógica que deve guiar tal preenchimento para o caso de filha maior que alterou o nome com o casamento no Brasil?
Preencha “SIM” nesse campo.
Para sua mãe ela vai receber um assento de nascimento que é um retrato da situação dela ao nascer: solteira e com nome “de batismo”. Depois transcreve-se o casamento, que é a forma correta de atualizar o nome de solteira para de casada.
Esse campo serve para ser usado por uma pessoa cuja composição originária do nome seja algo como: 李 美莹. Para essa pessoa faz sentido marcar “NÃO” no campo e pedir para em Portugal ser registrada como “Maria Li”, por exemplo…
@ecoutinho ainda sobre esse campo de composição originária: eu retifiquei minha documentação no Brasil por ocasião de uma transição de gênero. Tudo certinho, anotado na reprográfica e etc, mas eu tava pensando em usar esse campo para pedir que mantenha meu nome atual, tal qual a anotação no livro de registro e no documento que vou apresentar. Você acha que não seria um uso válido desse campo?
Eu acredito que no seu caso faria todo sentido, mas eu não sei dizer se esse é o procedimento correto. Eu tentaria no seu lugar fazer uma consulta ao IRN por email ou até mesmo fazer uma conversa com algum advogado português para entender se no seu caso a mudança de nome entre o "de batismo" e o seu nome atual pode ser feita simplesmente dessa forma ou se é necessária alguma homologação na justiça portuguesa na mudança de nome.
Após pagar a taxa, percebi que o campo de assinatura, no PDF do formulário, ficou aposto na página 3. Nesse caso, qual a orientação sobre a impressão?
Imprima todas as páginas no modo "frente e verso", dessa forma você terá duas folhas de papel. Em uma delas estarão os dados que preencheu e na outra apenas o campo de data e assinatura, em branco, mais as instruções. Leve tudo junto ao cartório (inclusive as folhas em que só tenham instruções) e reconheça assinatura por autenticidade (só assina e põe data na frente do funcionário do cartório). Lá eles sabem como juntar as folhas em um único documento.
Outra dúvida, as certidões brasileiras apostiladas precisam de reconhecimento da firma?
Precisar, em teoria não precisa pois a apostila já reconhece a firma do notário que emitiu a certidão, mas a maioria das pessoas faz (eu inclusive). É aquela coisa: custa apenas uns R$ 10 a mais para fazer, vc já está gastando um dinheiro razoável no cartório, vai que vc dá o azar de pegar alguém na conservatória acostumado a ver doctos brasileiros com esse reconhecimento etc...
Costumo dizer que é quase fazer simpatia: aquele troço que vc sabe que é desnecessário, mas para que arriscar não fazer?! 😂
Estou ccom duvida do como proceder. Vcs podem me ajudar?
Bom dia,
Meu processo (Filho maior 1C), após exatamente um ano 07/10/2024 - 07/10/2025, caiu em exigência porque eu não enviei a cópia reprografica da certidão de nascimento, somente a digitada (erro meu).
Assunto: Pedido de atribuição de nacionalidade portuguesa respeitante a Carlos Alberto Pereira da Costa - NOTIFICAÇÃO
Nos termos e para os efeitos do artigo 41º, nº 1, alínea a) / b) / 42º nº 1 do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa (RNP), notifico V. Exa. para, no prazo de 30 dias úteis, (sem dilação se o ato for praticado por meios eletrónicos / acrescido da dilação de 5 dias úteis (regiões autónomas) / acrescido da dilação de 15 dias úteis (país estrangeiro europeu) / acrescido da dilação de 30 dias úteis (país estrangeiro fora da Europa) apresentar:
- Deverá apresentar nova certidão de nascimento reprográfica, emitida por fotocópia do assento original, legalizada por apostilha, uma vez que a certidão de narrativa que não é suficiente para este efeito.
Tenho o prazo de 60 dias para enviar fisicamente a certião reprográfica apostilada.
Já solicitei a certidão e agora é esperar chegar e enviar para o ACP do Porto.
Alguma dica de como enviar a certidão para a ACP do Porto?
Devo citar o numeto do meu processo no envelope, certo?
@CarlosMartignon a melhor maneira de responder exigências é imprimir a carta de exigência e enviar uma cópia física junto aos documentos. No caso do meu pai, nós passamos caneta marca texto para destacar o nome do requerente, o número do processo e o nome do conservador que fez a exigência.
Além disso hoje em dia tem a possibilidade de adiantar e enviar a uma fotocópia digital pela plataforma de acompanhamento de processos antes de postar os documentos nos correios.
@eduardo_augusto boa tarde , vc sabe qual mês estão analisando os processos 1c no Porto? O da minha irma chegou lá dia 8 de setembro 2024 e não andou até hoje
@joaocg pode enviar a transcrição de casamento pro Rio de Janeiro eles aceitam pelos correios, veja no site do consulado quais documentos eles exigem , pois eles exigem que o formulário seja apostilado.
Essa petição já foi discutida aqui no passado. Pode consultar o tópico e vai encontrar argumentos contra e a favor a ela.
Não vou me estender pois vai encontrar minha opinião de forma mais detalhada nesse outro tópico mas, pessoalmente, não acredito na solução que ela propõe e nem acho que haja clima político, apesar de concordar que o problema que ela aponta existe e precisa ser resolvido de alguma forma.
Agora a DHL está dizendo que o documento foi rejeitado porque a DHL está cobrando taxas e IVA. Algo está muito errado com a DHL e estou acompanhando o caso com eles.
o documento foi rejeitado porque a DHL está cobrando taxas e IVA.
Documentos sem valor financeiro (como certidões) são isentos de impostos. Provavelmente quando a encomenda foi cadastrada na DHL foi registrada como mercadoria ou documento com valor financeiro (como traveller checks, bonds etc) e por isso foi tributado ao chegar no país de destino.
Precisa "puxar a capivara" com os comprovantes que recebeu ao despachar na DHL para confirmar se é isso mesmo e checar com eles se é possível corrigir e reverter a cobrança do imposto para concluir a entrega.
Sou procurador da minha avó, filha de portuguesa, e já dei entrada na transcrição de casamento e óbito da minha bisavó. Assim que o processo sair, quero juntar os documentos da minha avó para dar entrada no pedido de nacionalidade (Modelo 1C).
Minha dúvida é sobre o melhor jeito de fazer isso agora:
Vale a pena enviar pelo Porto, já que não estão atendendo presencialmente?
Alguém já enviou pelo correio tradicional do Brasil ou DHL e sabe se funciona bem?
Alguma sugestão para garantir que o pedido seja aceito e processado sem problemas?
No consulado do Rio os processos estão levando cerca de 30 dias, então no próximo mês já devo estar pronto para enviar a documentação pra cidadania mesmo.
Sou procurador da minha avó, filha de portuguesa, e já dei entrada na transcrição de casamento e óbito da minha bisavó. Assim que o processo sair, quero juntar os documentos da minha avó para dar entrada no pedido de nacionalidade (Modelo 1C).
Atenção: a procuração deve mencionar especificamente que voce pode representar sua avó no tema de nacionalidade. Como a procuração deve ser assinada com firma reconhecida pela propria pessoa (sua avó), termina que geralmente vale mais a pena ela mesma assinar o formulario do IRN diretamente.
Vale a pena enviar pelo Porto, já que não estão atendendo presencialmente?
Sim, envie para o Porto.
Alguém já enviou pelo correio tradicional do Brasil ou DHL e sabe se funciona bem?
Nenhuma é isenta de erros, mas DHL costuma ser mais confiável e quando dá problema, o atendimento deles resolve. Nos Correios, fica um jogo de empurra, pq quando o envelope chega em Portugal, passa a ser responsabilidade do Correio Portugues. Para uma coisa que vai se fazer uma vez na vida, eu acho melhor usar DHL. Mas muita gente usa Correios sem problema - no geral tb funciona muito bem.
Alguma sugestão para garantir que o pedido seja aceito e processado sem problemas?
Sobre a procuração eu peguei no próprio IRN o modelo, e o cartório fez como instrumento público, dizem ser mais “forte” do que reconhecimento de firma. A questão do Modelo 1C que precisa ser assinado na frente de uma pessoa do consulado ou reconhecido firma com apostilamento Haia né? Mas, minha vó mora em uma cidade de interior que já tem apostilamento, só viajando pra outra cidade e a lomomocao dela é ruim. Tanto que o cartório foi até a casa dela fazer a procuração com instrumento público.
Entao, minha ideia é como tenho a procuração, assinar e enviar por correios pra AC Porto. Faz sentido isso? Pq se não a assinatura da minha vó será por semelhança e não autenticidade por cartório local não apostilar Haia.
Olá a todos. Estou precisando fazer alguns ajustes das minhas expectativas para a nacionalidade, devido aos meus planos para o fim do ano.
Eu tenho acompanhado a planilha do fórum, mas infelizmente fica difícil saber se realmente os processos estão a demorar mais, ou se as pessoas simplesmente não atualizaram após suas conclusões.
Então, gostaria de perguntar se ainda tem frequentadores ativos do fórum aguardardando processos 1C maior no ACP com submissão anterior à 30-09-2024. Essa informação ajudará nas minhas estatísticas e controle de ansiedade. :)
Outra pergunta importante, pois vi pessoas falando isso aqui, mas não há nada oficial no site da IRN.
Minha avó tem 92 anos, precisa enviar prova de vida? A procuração em instrumento público é de Outubro/2025 e ela também fez o novo RG/CIN agora em Outubro/2025. Tudo bem recente. Eu preciso fazer além disso prova de vida dela via cartório e apostilar? Ou não precisa?
Sobre a procuração eu peguei no próprio IRN o modelo, e o cartório fez como instrumento público, dizem ser mais “forte” do que reconhecimento de firma.
Estão inventando moda. Eu acho bobagem usar procuração, melhor ela assinar o formulário direto, mas se for para usar basta reconhecer firma por autenticidade. Não precisa de anabolizante, vitamina nem esteróides.
A questão do Modelo 1C que precisa ser assinado na frente de uma pessoa do consulado ou reconhecido firma com apostilamento Haia né?
Não precisa não... É só reconhecer firma por autenticidade mesmo... Está tudo explicado no guia que o @eduardo_augusto te passou no post anterior.
Entao, minha ideia é como tenho a procuração, assinar e enviar por correios pra AC Porto. Faz sentido isso? Pq se não a assinatura da minha vó será por semelhança e não autenticidade por cartório local não apostilar Haia.
Não faz sentido. O formulário não precisa de apostila e sua avó precisaria reconhecer firma por autenticidade (presencialmente) na procuração. Como vai precisar ir ao cartório (ou mandar o funcionário do cartório até a casa dela) melhor assinar o formulário direto. Menos complicação e menos documento para dar problema. A regra de ouro é: "Menos é mais".
Comentários
Parabéns @AdrianaMacedo e @TeresaFarias17 !!! Espero estar de volta em breve dando notícias do processo da minha filha (menor)!
@TeresaFarias17
"O único documento que mandamos foi uma declaração de reconhecimento de paternidade na menoridade que ele assinou e reconheceu por autenticidade."
O que isso significa? Já tinham o documento de quando ela era menor de idade? Ou o pai assinou um documento já na maioridade dizendo que reconhecia a filha como sua desde a menoridade?
Prezados,
No campo: "Pretende manter a composição originária do seu nome?" Qual a lógica que deve guiar tal preenchimento para o caso de filha maior que alterou o nome com o casamento no Brasil?
@leonunes
Qual a lógica que deve guiar tal preenchimento para o caso de filha maior que alterou o nome com o casamento no Brasil?Preencha “SIM” nesse campo.
Para sua mãe ela vai receber um assento de nascimento que é um retrato da situação dela ao nascer: solteira e com nome “de batismo”. Depois transcreve-se o casamento, que é a forma correta de atualizar o nome de solteira para de casada.
Esse campo serve para ser usado por uma pessoa cuja composição originária do nome seja algo como: 李 美莹. Para essa pessoa faz sentido marcar “NÃO” no campo e pedir para em Portugal ser registrada como “Maria Li”, por exemplo…
@ecoutinho Obrigado.
Após pagar a taxa, percebi que o campo de assinatura, no PDF do formulário, ficou aposto na página 3. Nesse caso, qual a orientação sobre a impressão?
Outra dúvida, as certidões brasileiras apostiladas precisam de reconhecimento da firma?
@ecoutinho ainda sobre esse campo de composição originária: eu retifiquei minha documentação no Brasil por ocasião de uma transição de gênero. Tudo certinho, anotado na reprográfica e etc, mas eu tava pensando em usar esse campo para pedir que mantenha meu nome atual, tal qual a anotação no livro de registro e no documento que vou apresentar. Você acha que não seria um uso válido desse campo?
@lucena
Eu acredito que no seu caso faria todo sentido, mas eu não sei dizer se esse é o procedimento correto. Eu tentaria no seu lugar fazer uma consulta ao IRN por email ou até mesmo fazer uma conversa com algum advogado português para entender se no seu caso a mudança de nome entre o "de batismo" e o seu nome atual pode ser feita simplesmente dessa forma ou se é necessária alguma homologação na justiça portuguesa na mudança de nome.
@leonunes
Após pagar a taxa, percebi que o campo de assinatura, no PDF do formulário, ficou aposto na página 3. Nesse caso, qual a orientação sobre a impressão?
Imprima todas as páginas no modo "frente e verso", dessa forma você terá duas folhas de papel. Em uma delas estarão os dados que preencheu e na outra apenas o campo de data e assinatura, em branco, mais as instruções. Leve tudo junto ao cartório (inclusive as folhas em que só tenham instruções) e reconheça assinatura por autenticidade (só assina e põe data na frente do funcionário do cartório). Lá eles sabem como juntar as folhas em um único documento.
Outra dúvida, as certidões brasileiras apostiladas precisam de reconhecimento da firma?
Precisar, em teoria não precisa pois a apostila já reconhece a firma do notário que emitiu a certidão, mas a maioria das pessoas faz (eu inclusive). É aquela coisa: custa apenas uns R$ 10 a mais para fazer, vc já está gastando um dinheiro razoável no cartório, vai que vc dá o azar de pegar alguém na conservatória acostumado a ver doctos brasileiros com esse reconhecimento etc...
Costumo dizer que é quase fazer simpatia: aquele troço que vc sabe que é desnecessário, mas para que arriscar não fazer?! 😂
@CarlosASP e @ecoutinho tudo bem com vcs?
Estou ccom duvida do como proceder. Vcs podem me ajudar?
@CarlosMartignon a melhor maneira de responder exigências é imprimir a carta de exigência e enviar uma cópia física junto aos documentos. No caso do meu pai, nós passamos caneta marca texto para destacar o nome do requerente, o número do processo e o nome do conservador que fez a exigência.
Além disso hoje em dia tem a possibilidade de adiantar e enviar a uma fotocópia digital pela plataforma de acompanhamento de processos antes de postar os documentos nos correios.
@danazulayfarias Obrigado pelas dicas.
Agora estou tentando imprimir a carta para mandar junto com a certidão, mas não estou conseguindo.
De qualquer forma agradeço mesmo.
É com grande alegria que venho informar que o processo da minha amiga foi concluido ontem dia 17/10/25!!!!
Entrada em 27/05/24
Exigência (certidão era restaurada) em 27/05/25
Cumprimos em 06/08/25
Depois do documento pronto, indentificamos uns erros.... e até resolver demorou..... só enviamos o cumprimento da exigência em 06/08/25.
MUITO OBRIGADO A TODOS!!!!
@AnaFontoura
Ótima notícia, sempre bom ver processos concluidos!
Se puder, inclua os dados na nossa planilha colaborativa, como referencia para os demais usuarios.
https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/filhos
@eduardo_augusto boa tarde , vc sabe qual mês estão analisando os processos 1c no Porto? O da minha irma chegou lá dia 8 de setembro 2024 e não andou até hoje
@paulohml
Processos 1c no porto tem levado entre 10 e 14 meses.
Normalmente: fica "parado" e um belo dia, aparece como "concluído".
Acredito que o seu finalize até dezembro.
@joaocg pode enviar a transcrição de casamento pro Rio de Janeiro eles aceitam pelos correios, veja no site do consulado quais documentos eles exigem , pois eles exigem que o formulário seja apostilado.
@eduardo_augusto ah ok.
[removido]
@caiofaria
Essa petição já foi discutida aqui no passado. Pode consultar o tópico e vai encontrar argumentos contra e a favor a ela.
Não vou me estender pois vai encontrar minha opinião de forma mais detalhada nesse outro tópico mas, pessoalmente, não acredito na solução que ela propõe e nem acho que haja clima político, apesar de concordar que o problema que ela aponta existe e precisa ser resolvido de alguma forma.
Meu documento enviado para a ACP via DHL foi rejeitado pelo destinatário hoje.
O endereço para o qual enviei foi:
Arquivo Central do Porto
Rua do Cunha, 404
4200-250 Porto
Portugal
Alguém teve uma experiência semelhante recentemente?
@Haribo
O endereço está correto. Entre em contato com o atendimento da DHL.
@eduardo_augusto
Agora a DHL está dizendo que o documento foi rejeitado porque a DHL está cobrando taxas e IVA. Algo está muito errado com a DHL e estou acompanhando o caso com eles.
@Haribo
o documento foi rejeitado porque a DHL está cobrando taxas e IVA.
Documentos sem valor financeiro (como certidões) são isentos de impostos. Provavelmente quando a encomenda foi cadastrada na DHL foi registrada como mercadoria ou documento com valor financeiro (como traveller checks, bonds etc) e por isso foi tributado ao chegar no país de destino.
Precisa "puxar a capivara" com os comprovantes que recebeu ao despachar na DHL para confirmar se é isso mesmo e checar com eles se é possível corrigir e reverter a cobrança do imposto para concluir a entrega.
Oi pessoal,
Sou procurador da minha avó, filha de portuguesa, e já dei entrada na transcrição de casamento e óbito da minha bisavó. Assim que o processo sair, quero juntar os documentos da minha avó para dar entrada no pedido de nacionalidade (Modelo 1C).
Minha dúvida é sobre o melhor jeito de fazer isso agora:
No consulado do Rio os processos estão levando cerca de 30 dias, então no próximo mês já devo estar pronto para enviar a documentação pra cidadania mesmo.
Qualquer dica ou experiência será super útil!
Obrigado 🙏
@Pradella
Oi pessoal,
Sou procurador da minha avó, filha de portuguesa, e já dei entrada na transcrição de casamento e óbito da minha bisavó. Assim que o processo sair, quero juntar os documentos da minha avó para dar entrada no pedido de nacionalidade (Modelo 1C).Atenção: a procuração deve mencionar especificamente que voce pode representar sua avó no tema de nacionalidade. Como a procuração deve ser assinada com firma reconhecida pela propria pessoa (sua avó), termina que geralmente vale mais a pena ela mesma assinar o formulario do IRN diretamente.
Vale a pena enviar pelo Porto, já que não estão atendendo presencialmente?
Sim, envie para o Porto.
Alguém já enviou pelo correio tradicional do Brasil ou DHL e sabe se funciona bem?Nenhuma é isenta de erros, mas DHL costuma ser mais confiável e quando dá problema, o atendimento deles resolve. Nos Correios, fica um jogo de empurra, pq quando o envelope chega em Portugal, passa a ser responsabilidade do Correio Portugues. Para uma coisa que vai se fazer uma vez na vida, eu acho melhor usar DHL. Mas muita gente usa Correios sem problema - no geral tb funciona muito bem.
Alguma sugestão para garantir que o pedido seja aceito e processado sem problemas?
Sim, seguir nosso guia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
@eduardo_augusto
Obrigado pelas respostas.
Sobre a procuração eu peguei no próprio IRN o modelo, e o cartório fez como instrumento público, dizem ser mais “forte” do que reconhecimento de firma. A questão do Modelo 1C que precisa ser assinado na frente de uma pessoa do consulado ou reconhecido firma com apostilamento Haia né? Mas, minha vó mora em uma cidade de interior que já tem apostilamento, só viajando pra outra cidade e a lomomocao dela é ruim. Tanto que o cartório foi até a casa dela fazer a procuração com instrumento público.
Entao, minha ideia é como tenho a procuração, assinar e enviar por correios pra AC Porto. Faz sentido isso? Pq se não a assinatura da minha vó será por semelhança e não autenticidade por cartório local não apostilar Haia.
corrigindo o que falei:
*Onde minha avó mora o cartório não faz apostilamento de Haia.*
Eu até queria levar presencialmente no AC Porto, mas não estão recebendo presencial mais né?
Por isso enviaria pelos correios mesmo, mas se por acaso voltar atender eu iria lá.
Sobre a procuração, o IRN tem parte de “declarante” mas colocando a procuração junto.
Olá a todos. Estou precisando fazer alguns ajustes das minhas expectativas para a nacionalidade, devido aos meus planos para o fim do ano.
Eu tenho acompanhado a planilha do fórum, mas infelizmente fica difícil saber se realmente os processos estão a demorar mais, ou se as pessoas simplesmente não atualizaram após suas conclusões.
Então, gostaria de perguntar se ainda tem frequentadores ativos do fórum aguardardando processos 1C maior no ACP com submissão anterior à 30-09-2024. Essa informação ajudará nas minhas estatísticas e controle de ansiedade. :)
Outra pergunta importante, pois vi pessoas falando isso aqui, mas não há nada oficial no site da IRN.
Minha avó tem 92 anos, precisa enviar prova de vida? A procuração em instrumento público é de Outubro/2025 e ela também fez o novo RG/CIN agora em Outubro/2025. Tudo bem recente. Eu preciso fazer além disso prova de vida dela via cartório e apostilar? Ou não precisa?
@Pradella
Sobre a procuração eu peguei no próprio IRN o modelo, e o cartório fez como instrumento público, dizem ser mais “forte” do que reconhecimento de firma.
Estão inventando moda. Eu acho bobagem usar procuração, melhor ela assinar o formulário direto, mas se for para usar basta reconhecer firma por autenticidade. Não precisa de anabolizante, vitamina nem esteróides.
A questão do Modelo 1C que precisa ser assinado na frente de uma pessoa do consulado ou reconhecido firma com apostilamento Haia né?
Não precisa não... É só reconhecer firma por autenticidade mesmo... Está tudo explicado no guia que o @eduardo_augusto te passou no post anterior.
Entao, minha ideia é como tenho a procuração, assinar e enviar por correios pra AC Porto. Faz sentido isso? Pq se não a assinatura da minha vó será por semelhança e não autenticidade por cartório local não apostilar Haia.
Não faz sentido. O formulário não precisa de apostila e sua avó precisaria reconhecer firma por autenticidade (presencialmente) na procuração. Como vai precisar ir ao cartório (ou mandar o funcionário do cartório até a casa dela) melhor assinar o formulário direto. Menos complicação e menos documento para dar problema. A regra de ouro é: "Menos é mais".