@Marcimeel69_@Nairolasai acredito que o proprio arquivo distrital informou o codigo do livro errado, aparentemente o livro de 1865 é este aqui https://digitarq.arquivos.pt/documentDetails/a5cf02eda3174c3691aed7c81d611cf5 que infelizmente não está on line. A referencia online é de um livro que deveria ser de 1863-1868 mas começa em 1865 algumas folhas após a referencia dada pelo arquivo. Acredito que enviarão a certidão certa independemente disto pois eles tem todos os livros, ao menos em suporte físico (papel).
@Marcimeel69_ Este caso do Ignácio está mesmo árduo !!! Vamos ter que esperar a chegada do documento. Eles devem ter registros que não estão online, como comentou o @AlanNogueira. Assim que chegar nos avise!
Uma curiosidade, vc chegou a pedir a certidão de casamento dele em Rio Novo do Sul?
@AlanNogueira@Nairolasai , realmente, o livro se refere ao ano 1865, e realmente na lista dos livros este ano não está on-line , é meus amigos, tá árduo kkkk, a hora que chegar eu aviso vcs aqui , tomara q seja o Ignácio que está chegando 🙏🙏🙏
Referente ao registro de casamento, eu fiz o pedido inclusive ontem a noite , hj recebi o e-mail de confirmação da mesma , e pedi a atendente que, gentilmente me informou que os meus avós , Alarico ( filho de Inacio) e Darci minha avó , não apresentaram a certidão de nascimento, somente uma declaração, é isso me coloca na busca das certidões deles , já que vou precisar para o processo de papai … Alarico a referência nos documentos que tenho e nascido em Rio Novo Espírito Santo é Darci , em Alegre ES , mas, os cartórios dizem que não existe lá os documentos…começa minha saga para buscar este dois nascimentos também . E vamos que vamos , notícias eu informo a vcs meus amigos !!
@Marcimeel69_ pela data que disse ter pedido já deve estar chegando pelos correios, se fosse mais recente eu até diria para pedir no CRAV a reprodução digital (não certificada) desse assento que está com dúvidas, é bem barato (1 ou 2 euros geralmente) e chega em poucos dias…
Essa região do ES é difícil pois são vários pequenos municípios com muitos distritos e que tem histórico de emancipações. “Alegre” por exemplo se refere muitas vezes a antiga comarca de Alegre que tem vários municípios…
@AlanNogueira@Nairolasai Pessoal, o crav me enviou a imagem da certidão e não me cobrou por isto 😀… genteeeeee genteeeee é meu Ignácio kkkkkk , nossa meu coração disparou qdo abri kkkkk que loko isso🙃 abaixo o link da imagem pra vcs 🥰
@Marcimeel69_ Parabéns por essa conquista !!! Demorou mas conseguiu🙏
O mais importante é encontrar o registro do Alarico filho do Ignácio. Vc pode pedir a busca no cartório de Rio Novo no período de 1912 a 1915, inclusive.
Amigos, tô enfrentando aqui uma batalha pra achar o nascimento do meu avô o Alarico , o cartório de Rio Nivo fez as buscas e não achou nada, pedi a habilitação de casamento, mas s moça me adiantou que eles não apresentaram documento, só uma declaração, vou esperar chegar pra ler os detalhes. Se vcs se sentirem a vontade e quiserem logicamente, eu gostaria de ajuda se possível 🙏
Como dito anteriormente: Essa região do ES é difícil pois são vários pequenos municípios com muitos distritos e que tem histórico de emancipações. “Alegre” por exemplo se refere muitas vezes a antiga comarca de Alegre que tem vários municípios…
Para ter uma ideia no documento de uma antepassada que dizia que era “Alegre”, fomos depois descobrir por outra fonte que era de “Rio Preto, do município do Veado, Comarca de Alegre” (atual Dores do Rio Preto-ES, onde estava sua certidão)…
Rio Novo tbm tem vários distritos, possivelmente deve ter cartório de registro civil em cada um deles, vc já olhou neles ou só na sede?
@Nairolasai entao, eu entrei em contato com cartório de Rio Novo , fizeram busca de 1910 até 1916 , não acharam , e me instruíram a pedir em Pancas e Colatina , e pedi em e Rio novo do sul, conforme eles dizera-me , as buscas são feitas no registro da Sede e no Cartório do distrito de Princesa !
@Marcimeel69_ Temos a certeza que os pais do Alarico, Ignácio e Gracinda, se casaram em Rio Novo do Sul (Registro de casamento localizado no cartório de Rio Novo do Sul (ES) no livrolivro B 02, fls 60, termo de nº 201 -casamento de Ignácio Grillo Amaro e Gracinda Teixeira Griffo). No FS consta (sem anexos) que o Ignácio e a Gracinda faleceram no mesmo local
Temos tb a informação na certidões de casamento e de óbito do Alarico de que ele nasceu em Rio Novo do Sul. São muitas informações que convergem para que ele tenha realmente nascido lá.
Entendi que vc está esperando uma informação do cartório de Bauru onde ele casou, é isso? Vamos ver se trás algum dado novo.
Mas eu não me afastaria dele ter nascido em Rio Novo do Sul. Insistiria na pesquisa no mesmo local onde foi registrado o casamento dos pais, ampliando as possíveis datas.
@Nairolasai@AlanNogueira bom dia amigos , tive uma informação de meu pai que meu avô Alarico nasceu em Mundo Novo , Rio novo , a moça não achou nada em rio novo e distritos , aí falei com ela ontem e passei está possível localidade , os batismos de Mubdi novo da época , é a paróquia de Itapemirim que retém os batismos da época , e sabe, eu tô achando que meu avô não foi registrado , penso nisso pq minha avó do lado materno procurei por tudo e descobri que não tinha registro , achei o batismo e pedi através de um advogado o registro de nascimento tardio de pessoa falecida , demorou 7 meses , e hj tenho a certidão dela🥰. Vamos ver se do meu avô Alarico também é o mesmo caso , pedi a busca do batismo 🙏
E amigos , pra qual endereço eu envio a atribuição de nacionalidade para filhos e netos? Seria a conservatória de registros centrais em Lisboa?
@Marcimeel69_ Vamos torcer para achar o registro original dele pois registros tardios normalmente não são aceitos para processos de nacionalidade portuguesa.
Enviar para :
Arquivo Central do Porto
Rua do Cunha, 404
4200-250 Porto - Portugal
Pode enviar pela DHL ou pelo Correio normal , registrado e, se quiser, com aviso de recebimento.
@Marcimeel69_ O registro de batismo só se fosse anterior a 1889, quando a obrigatoriedade do registro civil foi implantada no Brasil.
Quanto ao registro tardio nesse seu caso não vejo possibilidade de aceitação.
Mas podemos ouvir outros colaboradores experientes do Forum para vc ficar bem baseado: @ecoutinho@eduardo_augusto. Trata-se da busca de certidão de nascimento de um filho de portugueses, nascido por volta de 1914 no Brasil, onde não se acha o registro de nascimento no cartório. O caminho que está sendo pensado pelo @Marcimeel69_ seria fazer um registro tardio ou usar a certidão de batismo paroquial, se for encontrada.
Eu achei o registro de nascimento de Thieres Grilo( o meu pai tem o nome dele , ou tentaram que fosse o mesmo , o do meu pai é Tierri ☺️). Thieres o irmão do meu avô Alarico, nasceu em 1909, em Rio novo , alguns documentos estão nascido em Capim Angola , Rio novo , eu vi a data do documento embaixo no rodapé, estava datado no ano de 1932. Isto significa que o registro foi feito neste ano amigos? Se sim o do meu vô Alarico também pode estar neste livro 😃@AlanNogueira
@Marcimeel69_ pela sua descrição esse registro do irmão é um registro tardio, provavelmente declarado pelo próprio registrado, o que era bastante comum mas pode trazer complicações no processo de nacionalidade, especialmente se feito na maioridade. Essa pista do local de nascimento é importante pois pode te ajudar a limitar melhor a área de busca.
Comentários
@Nairolasai eu salvei no digitarq o livro mas não abre , aliás ele abre e da erro e fecha, curiosidade , não é este livro que vc mencionou acima …
pra mim aparece 1863/01/01 a 1868/12/31
o link e este
PT/ADVRL/PRQ/PALJ03/001/023
Cota atual: D02/C003/E01/P3/UD.Cx PALJ03-03
@Marcimeel69_ @Nairolasai acredito que o proprio arquivo distrital informou o codigo do livro errado, aparentemente o livro de 1865 é este aqui https://digitarq.arquivos.pt/documentDetails/a5cf02eda3174c3691aed7c81d611cf5 que infelizmente não está on line. A referencia online é de um livro que deveria ser de 1863-1868 mas começa em 1865 algumas folhas após a referencia dada pelo arquivo. Acredito que enviarão a certidão certa independemente disto pois eles tem todos os livros, ao menos em suporte físico (papel).
@Marcimeel69_ Este caso do Ignácio está mesmo árduo !!! Vamos ter que esperar a chegada do documento. Eles devem ter registros que não estão online, como comentou o @AlanNogueira. Assim que chegar nos avise!
Uma curiosidade, vc chegou a pedir a certidão de casamento dele em Rio Novo do Sul?
@AlanNogueira @Nairolasai , realmente, o livro se refere ao ano 1865, e realmente na lista dos livros este ano não está on-line , é meus amigos, tá árduo kkkk, a hora que chegar eu aviso vcs aqui , tomara q seja o Ignácio que está chegando 🙏🙏🙏
Referente ao registro de casamento, eu fiz o pedido inclusive ontem a noite , hj recebi o e-mail de confirmação da mesma , e pedi a atendente que, gentilmente me informou que os meus avós , Alarico ( filho de Inacio) e Darci minha avó , não apresentaram a certidão de nascimento, somente uma declaração, é isso me coloca na busca das certidões deles , já que vou precisar para o processo de papai … Alarico a referência nos documentos que tenho e nascido em Rio Novo Espírito Santo é Darci , em Alegre ES , mas, os cartórios dizem que não existe lá os documentos…começa minha saga para buscar este dois nascimentos também . E vamos que vamos , notícias eu informo a vcs meus amigos !!
@Marcimeel69_ pela data que disse ter pedido já deve estar chegando pelos correios, se fosse mais recente eu até diria para pedir no CRAV a reprodução digital (não certificada) desse assento que está com dúvidas, é bem barato (1 ou 2 euros geralmente) e chega em poucos dias…
Essa região do ES é difícil pois são vários pequenos municípios com muitos distritos e que tem histórico de emancipações. “Alegre” por exemplo se refere muitas vezes a antiga comarca de Alegre que tem vários municípios…
@AlanNogueira @Nairolasai Pessoal, o crav me enviou a imagem da certidão e não me cobrou por isto 😀… genteeeeee genteeeee é meu Ignácio kkkkkk , nossa meu coração disparou qdo abri kkkkk que loko isso🙃 abaixo o link da imagem pra vcs 🥰
E pessoal, se não for abusar da ajuda, poderiam ajudar a caçar o nascimento dos meus avós Alarico filho de Ignácio é Darci minha avó?
Pedi o casamento ainda não chegou ,
Muito obrigado galera , eu estou muito feliz , sem explicação essa sensação 😛😛😛
@Marcimeel69_ Parabéns por essa conquista !!! Demorou mas conseguiu🙏
O mais importante é encontrar o registro do Alarico filho do Ignácio. Vc pode pedir a busca no cartório de Rio Novo no período de 1912 a 1915, inclusive.
Outra possibilidade é solicitar os documentos da habilitação do casamento dele em Bauru - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSDZ-W9BV-Q?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X84-3FDZ&action=view&cc=2765317&lang=pt&groupId=
@Nairolasai @AlanNogueira como estão?
Amigos, tô enfrentando aqui uma batalha pra achar o nascimento do meu avô o Alarico , o cartório de Rio Nivo fez as buscas e não achou nada, pedi a habilitação de casamento, mas s moça me adiantou que eles não apresentaram documento, só uma declaração, vou esperar chegar pra ler os detalhes. Se vcs se sentirem a vontade e quiserem logicamente, eu gostaria de ajuda se possível 🙏
@Marcimeel69_
Como dito anteriormente: Essa região do ES é difícil pois são vários pequenos municípios com muitos distritos e que tem histórico de emancipações. “Alegre” por exemplo se refere muitas vezes a antiga comarca de Alegre que tem vários municípios…
Para ter uma ideia no documento de uma antepassada que dizia que era “Alegre”, fomos depois descobrir por outra fonte que era de “Rio Preto, do município do Veado, Comarca de Alegre” (atual Dores do Rio Preto-ES, onde estava sua certidão)…
Rio Novo tbm tem vários distritos, possivelmente deve ter cartório de registro civil em cada um deles, vc já olhou neles ou só na sede?
@Nairolasai entao, eu entrei em contato com cartório de Rio Novo , fizeram busca de 1910 até 1916 , não acharam , e me instruíram a pedir em Pancas e Colatina , e pedi em e Rio novo do sul, conforme eles dizera-me , as buscas são feitas no registro da Sede e no Cartório do distrito de Princesa !
vc sugere algum lugar onde posso buscar?
@Marcimeel69_ Temos a certeza que os pais do Alarico, Ignácio e Gracinda, se casaram em Rio Novo do Sul (Registro de casamento localizado no cartório de Rio Novo do Sul (ES) no livro livro B 02, fls 60, termo de nº 201 -casamento de Ignácio Grillo Amaro e Gracinda Teixeira Griffo). No FS consta (sem anexos) que o Ignácio e a Gracinda faleceram no mesmo local
Temos tb a informação na certidões de casamento e de óbito do Alarico de que ele nasceu em Rio Novo do Sul. São muitas informações que convergem para que ele tenha realmente nascido lá.
Entendi que vc está esperando uma informação do cartório de Bauru onde ele casou, é isso? Vamos ver se trás algum dado novo.
Mas eu não me afastaria dele ter nascido em Rio Novo do Sul. Insistiria na pesquisa no mesmo local onde foi registrado o casamento dos pais, ampliando as possíveis datas.
@Nairolasai @AlanNogueira bom dia amigos , tive uma informação de meu pai que meu avô Alarico nasceu em Mundo Novo , Rio novo , a moça não achou nada em rio novo e distritos , aí falei com ela ontem e passei está possível localidade , os batismos de Mubdi novo da época , é a paróquia de Itapemirim que retém os batismos da época , e sabe, eu tô achando que meu avô não foi registrado , penso nisso pq minha avó do lado materno procurei por tudo e descobri que não tinha registro , achei o batismo e pedi através de um advogado o registro de nascimento tardio de pessoa falecida , demorou 7 meses , e hj tenho a certidão dela🥰. Vamos ver se do meu avô Alarico também é o mesmo caso , pedi a busca do batismo 🙏
E amigos , pra qual endereço eu envio a atribuição de nacionalidade para filhos e netos? Seria a conservatória de registros centrais em Lisboa?
@Marcimeel69_ Vamos torcer para achar o registro original dele pois registros tardios normalmente não são aceitos para processos de nacionalidade portuguesa.
Enviar para :
Arquivo Central do Porto
Rua do Cunha, 404
4200-250 Porto - Portugal
Pode enviar pela DHL ou pelo Correio normal , registrado e, se quiser, com aviso de recebimento.
@Nairolasai a sério que tardio não aceita? E o batismo ? @Nairolasai
@Marcimeel69_ O registro de batismo só se fosse anterior a 1889, quando a obrigatoriedade do registro civil foi implantada no Brasil.
Quanto ao registro tardio nesse seu caso não vejo possibilidade de aceitação.
Mas podemos ouvir outros colaboradores experientes do Forum para vc ficar bem baseado: @ecoutinho @eduardo_augusto. Trata-se da busca de certidão de nascimento de um filho de portugueses, nascido por volta de 1914 no Brasil, onde não se acha o registro de nascimento no cartório. O caminho que está sendo pensado pelo @Marcimeel69_ seria fazer um registro tardio ou usar a certidão de batismo paroquial, se for encontrada.
@Nairolasai @AlanNogueira Olá amigos!
Eu achei o registro de nascimento de Thieres Grilo( o meu pai tem o nome dele , ou tentaram que fosse o mesmo , o do meu pai é Tierri ☺️). Thieres o irmão do meu avô Alarico, nasceu em 1909, em Rio novo , alguns documentos estão nascido em Capim Angola , Rio novo , eu vi a data do documento embaixo no rodapé, estava datado no ano de 1932. Isto significa que o registro foi feito neste ano amigos? Se sim o do meu vô Alarico também pode estar neste livro 😃@AlanNogueira
@Marcimeel69_ pela sua descrição esse registro do irmão é um registro tardio, provavelmente declarado pelo próprio registrado, o que era bastante comum mas pode trazer complicações no processo de nacionalidade, especialmente se feito na maioridade. Essa pista do local de nascimento é importante pois pode te ajudar a limitar melhor a área de busca.