Dúvida sobre processo de cidadania portuguesa
Gostaria de solicitar orientação em relação ao meu processo de cidadania portuguesa. Sou neta de uma cidadã portuguesa — filha de português — cuja atribuição já foi concluída e aprovada a cinco anos. No entanto, ainda não emitimos a certidão de nascimento portuguesa dela. Diante disso, gostaria de saber se é necessário realizar a transcrição do casamento dela antes de dar andamento ao meu processo, ou se posso prosseguir sem essa informação. Além disso, gostaria de saber qual seria o próximo passo a seguir.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@LuanaSiqueira
Sou neta de uma cidadã portuguesa — filha de português — cuja atribuição já foi concluída e aprovada a cinco anos.
Para simplificar a vida e não gerar confusão: sua avó é portuguesa. Esqueça que ela se tornou portuguesa por atribuição por ser filha de um português, agora que ela obteve cidadania por atribuição, essa informação não é mais relevante.
ainda não emitimos a certidão de nascimento portuguesa dela
Solicite a certidão de nascimento dela pelo civil online usando o guia abaixo. É importante ter esse documento para usar na transcrição de casamento (caso necessária) e para os pedidos das gerações seguintes.
Como solicitar certidões pelo civilonline
gostaria de saber se é necessário realizar a transcrição do casamento dela antes de dar andamento ao meu processo, ou se posso prosseguir sem essa informação
Depende. Para saber é preciso saber as respostas para as seguintes perguntas:
gostaria de saber qual seria o próximo passo a seguir.
O filho da portuguesa (seu pai ou sua mãe) é vivo? Se for, o melhor caminho é ele obter nacionalidade portuguesa como filho e depois que ele for português, você faz seu pedido como filha. Apesar de envolver dois processos de nacionalidade na sequência, isso tende a levar metade do tempo de um pedido de neta.
Os próximos passos são:
obrigada pela resposta.
seria mais fácil se alguém lá em Portugal levasse os documentos em um cartório? Seria mais rápido o processo?
@LuanaSiqueira
seria mais fácil se alguém lá em Portugal levasse os documentos em um cartório?Não, na verdade seria mais complicado. Algumas conservatórias, como o ACP inclusive encerraram o atendimento no balcão para o recebimento de processos e recomendam o envio por correio.
Seria mais rápido o processo?Não. O processo vai ser analisado pela ordem de chegada, não interessa como foi entregue. Junte os documentos e quando estiver com tudo à mão coloque num envelope e mande por correio ou DHL.