Dúvida sobre processo de cidadania portuguesa

Gostaria de solicitar orientação em relação ao meu processo de cidadania portuguesa. Sou neta de uma cidadã portuguesa — filha de português — cuja atribuição já foi concluída e aprovada a cinco anos. No entanto, ainda não emitimos a certidão de nascimento portuguesa dela. Diante disso, gostaria de saber se é necessário realizar a transcrição do casamento dela antes de dar andamento ao meu processo, ou se posso prosseguir sem essa informação. Além disso, gostaria de saber qual seria o próximo passo a seguir.

Comentários

• editado October 13

@LuanaSiqueira

Sou neta de uma cidadã portuguesa — filha de português — cuja atribuição já foi concluída e aprovada a cinco anos. 

Para simplificar a vida e não gerar confusão: sua avó é portuguesa. Esqueça que ela se tornou portuguesa por atribuição por ser filha de um português, agora que ela obteve cidadania por atribuição, essa informação não é mais relevante.

ainda não emitimos a certidão de nascimento portuguesa dela

Solicite a certidão de nascimento dela pelo civil online usando o guia abaixo. É importante ter esse documento para usar na transcrição de casamento (caso necessária) e para os pedidos das gerações seguintes.

Como solicitar certidões pelo civilonline

gostaria de saber se é necessário realizar a transcrição do casamento dela antes de dar andamento ao meu processo, ou se posso prosseguir sem essa informação

Depende. Para saber é preciso saber as respostas para as seguintes perguntas:

• Quem declarou o nascimento do(a) filho(a) da portuguesa (sua mãe ou seu pai)? Declarante é quem vai ao cartório registrar a criança e assina o livro de registro de nascimento. Geralmente é o pai, mas é importante ter certeza.
    • Quanto tempo após o nascimento o filho foi registrado?
    • Em que ano o filho da portuguesa nasceu?

gostaria de saber qual seria o próximo passo a seguir.

O filho da portuguesa (seu pai ou sua mãe) é vivo? Se for, o melhor caminho é ele obter nacionalidade portuguesa como filho e depois que ele for português, você faz seu pedido como filha. Apesar de envolver dois processos de nacionalidade na sequência, isso tende a levar metade do tempo de um pedido de neta.

Os próximos passos são:

• obrigada pela resposta.

seria mais fácil se alguém lá em Portugal levasse os documentos em um cartório? Seria mais rápido o processo?

• @LuanaSiqueira

seria mais fácil se alguém lá em Portugal levasse os documentos em um cartório?

Não, na verdade seria mais complicado. Algumas conservatórias, como o ACP inclusive encerraram o atendimento no balcão para o recebimento de processos e recomendam o envio por correio.

Seria mais rápido o processo?

Não. O processo vai ser analisado pela ordem de chegada, não interessa como foi entregue. Junte os documentos e quando estiver com tudo à mão coloque num envelope e mande por correio ou DHL.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.