Preciso retificar o nome? (Cremilde/Clemilde e Esmenia/Ismenia)

Olá pessoal. Estou com uma dúvida com relação a necessidade de retificação das certidões brasileiras do meu pai e meu avô.

Na certidão portuguesa da minha bisavó, o nome dela é Cremilde e da sua mãe é Esmenia. Nas certidões brasileiras do meu avô e do meu pai as grafias ficaram diferentes, Clemilde e Ismenia. Pretendo tirar a cidadania para o meu pai e posteriormente para mim e para as minhas irmãs. Preciso retificar os nomes nas certidões dele e do meu avô?

Comentários

• @CarolineReisRibeiro

Com relação a Esmenia e Ismenia pode ignorar.

Sobre Cremilde e Clemilde há uma chance de pedirem retificação, mas eu mandaria como está. Há boa chance de passar sem problemas.

Eu no seu lugar deixaria tudo mapeado e planejado para o caso de precisar fazer a retificação, mas não faria nada antes de receber uma exigência (que possivelmente nunca virá).

Boa sorte.

• Se em PT está como José da Cruz, os pais são Joaquim Pereira e Maria Thereza Pereira. O "da Cruz", segundo a certidão veio dos avós paternos.

Mas todos os docs no Brasil, ele adicionou o sobrenome do pai: estão como José Pereira da Cruz, rg, nascimento dos filhos. Seria necessário retificar em todos os documentos o Pereira que não consta na certidão original de PT de 1900?

• @larabarata Gostaria de ajuda, mas creio que pode depender da interpretação do conservador. O fato de saber onde veio o sobrenome (apelido), costuma ajudar se expresso nos documentos. Não parece tão grave, mas pode ser um problema.

Eu tenho umas dúvidas para você @larabarata, ficaria muito grato se fosse possível responder. Eu li que teve um processo concluído para alguém maior de 80 anos, isso se não estou enganado. Minhas perguntas são: Exigeram prova de vida?? Houve algum comentário ou problema em relação à divergências entre grafia do nome??

Meu caso é similar, por isso vim pedir ajuda, obrigado se responder

• @thomasant sim, minha avó (89) por 1C, não pediram prova de vida (o que agradeci bastante). Fiz a transcrição de casamento da mãe dela antes e enviei junto. O caso dos nomes são de primos, enviamos e estamos esperando para saber, não vamos mudar nenhuma certidão brasileira a não ser que nos peçam retificação.

• @larabarata Muito obrigado pela resposta!

Eu ainda estou aguardando o processo 1C para um parente meu - Espero que não venham à pedir prova de vida ou retificação de nome nas certidões brasileiras. Eu enviei prova de vida junto com o processo + nova via de identidade.

Pelo que li aqui no fórum, depende muito de onde você manda a documentação e qual conservador julga. Não sei se vai te ajudar, mas se pedirem retificação no meu caso (por causa dos nomes no Brasil), venho informar aqui no fórum. Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.