Preciso retificar o nome? (Cremilde/Clemilde e Esmenia/Ismenia)
Olá pessoal. Estou com uma dúvida com relação a necessidade de retificação das certidões brasileiras do meu pai e meu avô.
Na certidão portuguesa da minha bisavó, o nome dela é Cremilde e da sua mãe é Esmenia. Nas certidões brasileiras do meu avô e do meu pai as grafias ficaram diferentes, Clemilde e Ismenia. Pretendo tirar a cidadania para o meu pai e posteriormente para mim e para as minhas irmãs. Preciso retificar os nomes nas certidões dele e do meu avô?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@CarolineReisRibeiro
Com relação a Esmenia e Ismenia pode ignorar.
Sobre Cremilde e Clemilde há uma chance de pedirem retificação, mas eu mandaria como está. Há boa chance de passar sem problemas.
Eu no seu lugar deixaria tudo mapeado e planejado para o caso de precisar fazer a retificação, mas não faria nada antes de receber uma exigência (que possivelmente nunca virá).
Boa sorte.
Se em PT está como José da Cruz, os pais são Joaquim Pereira e Maria Thereza Pereira. O "da Cruz", segundo a certidão veio dos avós paternos.
Mas todos os docs no Brasil, ele adicionou o sobrenome do pai: estão como José Pereira da Cruz, rg, nascimento dos filhos. Seria necessário retificar em todos os documentos o Pereira que não consta na certidão original de PT de 1900?
@larabarata Gostaria de ajuda, mas creio que pode depender da interpretação do conservador. O fato de saber onde veio o sobrenome (apelido), costuma ajudar se expresso nos documentos. Não parece tão grave, mas pode ser um problema.
Eu tenho umas dúvidas para você @larabarata, ficaria muito grato se fosse possível responder. Eu li que teve um processo concluído para alguém maior de 80 anos, isso se não estou enganado. Minhas perguntas são: Exigeram prova de vida?? Houve algum comentário ou problema em relação à divergências entre grafia do nome??
Meu caso é similar, por isso vim pedir ajuda, obrigado se responder
@thomasant sim, minha avó (89) por 1C, não pediram prova de vida (o que agradeci bastante). Fiz a transcrição de casamento da mãe dela antes e enviei junto. O caso dos nomes são de primos, enviamos e estamos esperando para saber, não vamos mudar nenhuma certidão brasileira a não ser que nos peçam retificação.
@larabarata Muito obrigado pela resposta!
Eu ainda estou aguardando o processo 1C para um parente meu - Espero que não venham à pedir prova de vida ou retificação de nome nas certidões brasileiras. Eu enviei prova de vida junto com o processo + nova via de identidade.
Pelo que li aqui no fórum, depende muito de onde você manda a documentação e qual conservador julga. Não sei se vai te ajudar, mas se pedirem retificação no meu caso (por causa dos nomes no Brasil), venho informar aqui no fórum. Obrigado!