Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1161216131615161716181624

Comentários

• @Pedro_Figueiredo, não precisa da transcrição, mas tem que ver se o nome da sua mãe no registo português (que deve ser o de solteira) está igual ao que consta na sua certidão de nascimento brasileira (nome de casada), se ela não tiver mudado de nome e estiver tudo igual, não precisa mandar mais nada.

Se ela tiver mudado de nome, pode enviar a certidão de casamento para justificar a mudança de nome. Não sei se precisa ser de inteiro teor, mas eu mandaria. E todo documento brasileiro que for no processo tem que ser apostilado.

• Há dias que não sai nenhum processo na ACP... Algum problema?

Alguém tem a tabela que datas eles estão trabalhando?

• @renatocrespo ,

verdade

estou acompanhando alguns processos que deram entrada em setembro/2024 ; até agora nada.

na planilha aqui do forum praticamente tudo parado, se alguem tiver alguma atualização ....

• estou acompanhando e notei que algumas pessoas enviaram para Porto o processo de nacionalidade e foram distribuídos para outras conservatórias, alguém sabe se isso acontece aleatoriamente ?

Enviei o dos meus tios e estou com medo que o processo pode ir parar em outra que demore muito :(

• @jhonyseler

Em teoria, não é "aleatório", mas algo planejado para distribuir a carga de trabalho nas diferentes conservatórias.

Não adianta ficar com medo, nervoso ou preocupado. Mande o processo e fim. É a única coisa que está sob seu controle.

• Gente, queria tirar uma dúvida. No caso de atribuição de nacionalidade para netos (1-D), no que tange ao passaporte, entendi que precisa ser a cópia autenticada e apostilada, mas li em algum lugar que precisava do reconhecimento de firma. É fato ou fake?

"6. Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG do requerente. O documento de identidade deve ter sido emitido a menos de 10 anos e deve conter a filiação do requerente."

Cordialmenete,

Mariana Nossa

• @mariananossa

O guia reflete a experiência acumulada no fórum ao longo dos anos, com sucesso na aprovação dos processos, .

Fiz vários processos de familiares; nunca reconheci a firma de ninguém para o documento de identificação (seja RG ou passaporte), Como diz o guia, cópia autenticada e apostilada.

No formulário de pedido de nacionalidade é que precisa de firma reconhecida por autenticidade (ou seja, se assina e data o formulário na frente do funcionário do cartório)

• Obrigada pelas dicas, @CarlosASP !!

Fiquei na dúvida também se a cópia do passaporte precisaria ser colorida, porque fiz em preto e branco e fiquei com medo de dar problema.

Cordialmente,

Mariana Nossa

• editado September 26

Boa tarde a todos

Estou mandando meu formulário filho maior com a informação do pagamento e minha assinatura reconhecida por autenticação, juntei a ele uma cópia simples do assento da minha mãe, minha certidão de nascimento de inteiro teor com cópia reprográfica e uma cópia colorida autenticada com apostilamento de Haia do meu RG.

Precisa de mais alguma coisa?

• @mariananossa

Tanto faz se a cópia é colorida ou PB. O importante é que o passaporte esteja válido e contenha filiação.

• @RodrigoRibeiro

Sua certidao de nascimento precisa ser apostilada tambem.

• @eduardo_augusto

Obrigado pela informação…vou providenciar.

• @RodrigoRibeiro

Mais um complemento... vc escreveu "certidão de inteiro teor".

Ela deve ser por via reprográfica e apostilada.

Se tiver alguma dúvida, consulte o nosso guia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

• admaiaadmaia Member
    editado September 29

Boa tarde pessoal,

Estou juntando meus docs para enviar para ACP Porto.

Procurei, mas não achei orientação específica.

O Formulário 1C ao ser assinado por autenticidade também exige apostilamento de haia, para validar a assinatura do cartorário?

Desde já agradeço

• @admaia

Não precisa apostilar, pois o formulário para ser preenchido é enviado por eles depois que você faz o pagamento no site.

• Boa tarde a todos

A minha certidão de inteiro teor reprográfica e apostilada chegou e com isso, estarei dando andamento no processo. Estou com dúvida em relação ao formulário. Eu preencho o que que está disponível no site do gov.pt (Modelo 1C - maior de 18 anos.pdf) ou espero ser enviado o formulário depois de pagar a taxa de 175 euros? Em relação as folhas, eu imprimo todas as folhas no verso e anverso ou tem algum processo de junção no cartório?

• @Eduardo_Eiras

Melhor esperar o formulário que enviam imediatamente após o pagamento da taxa, ele vem apontado com o registro do seu pagamento.

Em relação à impressão do formulário, fiz em 2 folhas por página, frente e verso, assim ficou tudo em 1 folha apenas. Deu tudo certinho, só preencher com letra maiorzinha par anão ficar muito pequeno.

• joao97joao97 Member

Os documentos em inglês têm de ser traduzidos para português antes de serem enviados para a ACP? Sei que em Lisboa não é necessário.

• Olá Pessoal, gostaria de uma ajuda de vocês, fiz todos meus processos na ACP a uns 3 anos, e agora estou com mais dois para enviar, porem gostaria de confirmar se o endereço de envio continua o mesmo ou mudou?

Este endereço está correto?

• editado October 3

Boa noite!

Alguém saberia informar o que está acontecendo com Portugal e os processos de nacionalidades? Tirando o periodo de férias que terminou desde o dia 01/09, no ACP Porto, os processos estão paralisados e, na CRC-Lisboa, processos de netos já ultrapassaram os 50 meses de espera! Inacreditável, quando pensamos que a coisa está melhorando, só piora!

• E processos de filhos maiores, em Lisboa? @ronaldorj

Estão há uns 7 meses na primeira quinzena de Fevereiro de 2022. Netos já chegaram em Janeiro e filhos parados.

Tá bizarra a situação.

• A situação está de completo descaso, não acredito que os governantes tenham vontade de solucionar esse atraso, eles violam várias leis, praticamente, negando o nosso direito de viver legalmente no país. E agora, quem antes pensava em obter o visto pra esperar a cidadania aqui, nem isso vai conseguir mais. Atraso nos vistos, nos processos de cidadania, indeferimentos injustificáveis...

• @caiofaria

Verdade! O problema é que eles anunciam sistema novo, concursos, contratacoes já realizadas e à realizar, conservatórias novas, etc... e nao vemos os processos fluirem, a coisa andar! Diga-se de passagem o ACP-Porto nao está atendendo as pessoas no balcao, só cuidam dos processos e a coisa nao anda! Impreesionante! Em que pese a grande quantidade de pedidos de nacionalidades, parece que existe um grande desinteresse e má vontade das Conservatórias em sanar estes passivos.

Ourtro detalhe, sao os processos que estao no "limbo", provenientes da migracao do sistema antigo para o sistema novo, que estao há muito tempo parado e já eram para terem sido concluídos, por que processos dados entrada pelo novo sistema, posteriormente a estes, já terminaram e os antigos, nao saem do lugar! Algo está muito errado! Aí eu pergunto, onde está o respeito à conclusao pela ordem de entrada dos pedidos, conforme determina a lei, que eles tanto mencionam e nao cumprem?

E nao adianta reclamar com os orgaos superiores de fiscalizacao, por que quando nao temos resposta, temos a resposta de sempre... "...respeitamos a ordem de entrada dos pedidos, qtde de pessoal insuficiente para atender as demandas, etc.... Aí como explicar que processos de mesmo tipo, dados entrada bem depois, terminarem antes do seu? E ninguém faz nada para solucionar este passivo no "limbo". Sao milhares de pessoas prejudicadas!!!

Falta de respeito!!!

• @beatriz16

Infelizmente esta é a verdade!

• além de tudo isso mencionado pelos colegas do fórum acima, ainda há a questão de mesmo o processo ser enviado para o ACP de PORTO eles estão direcionando para outras conservatórias que estão com processos desde 2022 parados, ou seja algo que era pra ter teoricamente rápido pode demorar muito mais que o previsto :(

• @CarlosASP na atribuição para filhos maiores, tem um link aqui no fórum que relaciona como documentos necessários a "Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG, dos progenitores e do requerente". No entanto, há um outro link que diz apenas cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG do requerente. Dúvida: o documento dos progenitores é necessário ou não?

• Boa tarde. Posso enviar para o ACP, na mesma remessa DHL, 3 processos simultaneamente? Um envelope maior contendo 3 envelopes, devidamente sinalizados, para cada requerente com seus respectivos documentos?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.