Processo de Cidadania Filho Maior por Inscrição
Olá a todos!
Gostaria de compartilhar minha situação e pedir ajudar a quem já passou por algo parecido ou tem conhecimento nessa modalidade.
Dei entrada no meu processo de cidadania como filho de português (1C) através de uma assessoria. No momento estou na Irlanda com visto de estudante prestes a expirar e por isso pedi que meu advogado escolhesse a modalidade mais rápida para dar entrada no processo. O advogado me informou que meu processo foi protocolado na Conservatória do Porto via modalidade de inscrição em junho/2025. Ele disse que essa modalidade é mais rápida mas que eu não teria nenhuma chave ou código para acompanhamento online.
Minhas dúvidas são:
1- Essa informação procede? Quando o processo é dado entrado por inscrição não gera nenhuma chave para que eu possa acompanhar o andamento do processo?
2 - Estive pesquisando um pouco mais sobre essa modalidade de inscrição e tive a impressão que esse tipo de modalidade é reservada a menores de idade ou incapazes. Estou certo nessa interpretação ou essa modalidade também se aplica ao meu caso?
3 - Por fim, alguém que tenha tido o processo submetido por inscrição recentemente saberia me dizer o tempo médio que tem levado até a conclusão do processo?
Agradeço imensamente a quem puder compartilhar alguma informação a respeito!
Abraço!
Comentários
@Geovanecaleb
Ponto 1: procede;
Ponto 2: errado. O ponto 3 vai deixar isso claro
Ponto 3: o pessoal compartilha no tópico abaixo tabelas mostrando o andamento de processos na ACP e CRCentrais Lisboa (informação gerada pelas conservatórias). Essas tabelas saem em geral no meio do mês e se referem ao mês anterior.
Aqui a tabela da ACP com posição em Agosto (a de setembro só sai em meados de outubro):
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/800/A4IVUHAF30F4.png
Pode ver que para maiores de idade 1C, via inscrição, a ACP está examinando agora alguns (mas não todos) dos processos que chegaram lá em maio de 2025. Para menores, já estão em junho de 2025.
Só uma observação: as tabelas apenas indicam que começaram a examinar alguns processos destas datas. Os processos caem na mão de conservadores e oficiais diferentes, cada um com sua velocidade, época de tirar férias, ficar doente etc. Então é normal alguns processos andarem algo mais rápido que outros.
O tópico onde se compartilha essas tabelas (as da ACP são bem mais curtas que as da CRCentrais Lisboa):
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/26989/status-de-andamento-de-processos-crc-lisboa-e-acp#latest
@CarlosASP Muito obrigado pelas informações!!!