Certidões de nascimento - Dúvidas

Olá pessoal, muito prazer.

Desde pequeno eu sabia que meu avô paterno tinha ligação com portugal, só não sei se ele nasceu lá, ou o meu bisavô fez a requisição pra ele aqui no Brasil.

Não tenho contato com o meu avô e nem com o meu pai. Pretendo buscar essas informações mesmo que eu pague por uma assessoria. Atualmente tenho os dados completos do meu pai, mas só tenho o nome e sobrenome dos meus avós paternos. Hoje ja dei o primeiro passo fazendo a solicitação da certidão de nascimento do meu pai, assim consigo até os nomes dos meus bisavós.

Alguém tem alguma informação valiosa para facilitar essa procura? Tenho algo a mais para considerar? Obrigado.

Comentários

• @LeandroSales Sugiro que vc coloque aqui os dados que vc possui (já com a certidão do seu pai se possível) pois os colaboradores do Fórum poderão te ajudar a buscar as informações. provavelmente vc não precisará gastar dinheiro com assessoria.

• andrelasandrelas Beta
    editado September 22

@LeandroSales , entendi que você fará o processo diretamente como neto de português. Para isso, precisará INCLUSIVE (precisará de outro documentos, não só desses) do batismo/nascimento do seu avô em Portugal, do nascimento do seu pai aqui (que você já pediu), e do seu nascimento.

Para tentar encontrar o nascimento do seu avô e confirmar que ele é português, o ideal seria que nos fornecesse as informações abaixo (o que não souber, coloque o mais aproximado possível ou diga que não sabe):

• Nome completo do seu avô
    • Data de nascimento (ou ano aproximado) dele
    • Nome do pai do seu avô
    • Nome da mãe do seu avô (de solteira e de casada, se tiver)
    • Nome da esposa do seu avô (sua avó)
    • Data ou ano aproximado de casamento do seu avô com ela
    • Nomes dos filhos do seu avô (isso pode ajudar a encontrar o nascimento deles e, como nos nascimentos costuma constar os avós e também a nacionalidade do pai, teremos mais informações).

Entendo que não possui ainda todas as informações (nomeadamente o nome dos pais dele), mas poste o que tiver e podemos começar a busca. Se não encontrarmos, posteriormente você atualiza quando receber o nascimento do seu pai.

• @LeandroSales , complementando: você disse que não tem contato com seu pai nem seu avô, portanto não sei se a sugestão é viável... Mas, caso seu avô (pai do seu pai) não seja português, ainda haveria a possibilidade de fazer a cidadania do seu pai (como neto de português, via seus bisavós) e depois a sua. Na verdade, mesmo que seu avô SEJA portugues, o caminho mais rápido seria fazer a cidadania do seu pai (como filho de português) e depois a sua (como filho dele, agpra também português).

Reforço que estou apenas informando as possibilidades. Só você pode julgar se sua dinâmica familiar permitiria este caminho.

• @Nairolasai / @andrelas

Muito obrigado pelo retorno e pela ajuda de vocês.

O site em que solicitei a certidão do meu pai me deu algumas informações previamente, mas deve chegar daqui a alguns dias no máximo. O que eu tenho atualmente é isso:

Meu pai: Leandro Dutra Sales - Matrícula: 12301801551974100467258021498042 - Cidade: Santos - SP

Data de nascimento: 22/06/1974 - Data que ele foi registrado: 24/06/1974

Acervo 01 -- Número livro: 00467 -- Número folha: 258 -- Número do CNJ: 123018

Minha tia (Não é 100% de certeza pois eu era bem pequeno e não lembro muito bem): Juliana

Meu avô paterno: Benedito Vieira Sales (Ainda vivo)

Minha avô paterna: Dilcéa Dutra Sales (Adquiriu o sobrenome dele após o casamento e já é falecida a alguns anos)

Sei que na certidão do meu pai não vai constar a data de nascimento e outras informações sobre meu avô, mas a partir desse documento vou tentar pedir a certidão de inteiro teor e se possível a de casamento posteriormente. Creio que o cartório deve liberar se eu provar ser descendente.

Infelizmente é só isso que tenho no momento, mas prometo atualizar assim que possível.

• Olá! Estou ajudando uma amiga a encontrar a certidão de nascimento do bisavô português e por enquanto não obtive sucesso.As informações que temos:

Nome: João Costa

Nasceu em abril de 1881

Local:Trás dos Montes, Vila Real, Porto ou Braga.

Pais: Caetano da Costa e Maria Lopes Peixoto

Esposa: Carolina Alves Costa 

Filho: Américo João Costa casado com Emília Romaris Costa 

Precisamos de ajuda para encontrar, muito obrigada.

• @andrelas muito obrigada! Esse fórum sempre nota 1000.

Para fins de cidadania é só imprimir ou preciso solicitar o registro diretamente no arquivo?

• @nanda07

Precisa solicitar a certidão no arquivo distrital e enviar junto ao processo o documento original que vai receber. Use o link abaixo com as instruções para pedir a certidão.

Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)

• @nanda07

Nesse caso específico, por ser do distrito de Braga, o procedimento é um pouco diferente.

Leia o guia do CRAV compartilhado acima para ter uma ideia geral de como funciona, mas não vai pedir via o link do CRAV.

Braga, Coimbra, Açores e Madeira não fazem parte do sistema CRAV e cada um tem sua própria maneira de processar os pedidos.

Braga se pede através desse link aqui. Parecido com o CRAV, você vai começar por Pesquisa e Reprodução. Aí vai ter que criar um login ("registar utilizador") e ir seguindo os passos, mais ou menos parecidos com os do guia do CRAV:

https://pesquisa.adb.uminho.pt/oservices

• @CarlosASP Boa noite amigo. Por coincidência também estou solicitando uma certidão do distrito de Braga, concelho de Guimarães. Freguesia de Santo Estêvão de Briteiros. Acontece que essa certidão já foi solicitada por um familiar em 2015. Tenho os dados da mesma. Saberia dizer se ao emitir a certidão uma vez, eles a informatizam no sistema? Pois estou pensando na possibilidade da mesma já estar informatizada, o que faria não mais necessário um segundo pedido de certidão por papel.

Já vi isso acontecer antes, mas queria saber se era comum ou depende da sorte. Ou se é procedimento padrão deles.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.